domingo, 14 de outubro de 2007

O tempo dos avatares portáteis
Por José Antunes*

A conferência dos mundos virtuais ocorrido na Califórnia, nos Estados Unidos, já tem uma grande novidade: IBM e Linden Lab criarão avatares que podem ser transferidos de um mundo virtual para o outro.

O anúncio da aliança entre a IBM e a Linden Lab foi feito durante o encontro internacional em San José, na Califórnia, confirmando as notícias anteriores de que as duas empresas procuravam definir padrões 3D para a Internet.

Avatares poderão passar de um mundo para o outro

Os "Universal Avatars" anunciados são, de algum modo, uma procura de uma simplificação do processo de criação de avatares, dando ao usuário a possibilidade de manter o mesmo nome e aparência de um avatar através de diferentes mundos virtuais. Para ambas as empresas faz sentido que as pessoas saltem de um para outro mundo como passam de uma para outra página na Internet. Afinal, quando se fala em Web 2.0 fala-se também numa viagem para uma relação tridimensional com a Internet, algo que os mundos virtuais como o Second Life (mais do que os espaços de chat habituais) oferecem.

IBM e Linden Lab acreditam que os mundos virtuais se posicionarão como locais para negócios, entretenimento, colaboração, educação, treino e muito mais no futuro, e querem encabeçar essa mudança, desafiando ao mesmo tempo outras empresas a participarem, naquilo que consideram ser uma necessidade da indústria: a criação de padrões abertos que agreguem mais do que separem os diferentes intervenientes no negócio dos mundos virtuais.

Tomados a sério

"À medida que a Internet 3D integra a web atual, observamos os usuários exigindo mais dos ambientes em que se movem e esperando por novos mundos virtuais concebidos para negócios" diz Colin Parris, vice-presidente da área de convergência digital da IBM, acrescentando que "a IBM e a Linden Lab, trabalhando em conjunto, podem acelerar o uso e desenvolvimento futuro de padrões universais e ferramentas que contribuirão para esses novos ambientes."

Para Ginsy Yoon, vice-presidente da área de negócios da Linden Lab, o momento é o mais correto. "Desenvolvemos o Second Life Grid como parte da evolução da Internet. Com a IBM dividimos uma visão em que a interoperabilidade é a chave para a expansão futura, acreditando que beneficiará toda a indústria. O nosso desenvolvimento "open source" de formatos de interoperabilidade e protocolos acelerará o crescimento e a adoção em todos os mundos virtuais."

Além dos avatares portáteis, modelos seguros para transações, estabilidade de plataformas, integração em sistemas de negócios, já implementados na Web, de modo a que a transição para os mundos virtuais se faça sem problemas, são ainda aspectos relevantes da colaboração, que se revelou com um dos pontos altos da conferência internacional de mundos virtuais, que reuniu nos Estados Unidos, além de pesos pesados como a Microsoft, Cisco, Intel e a Sony, muitas empresas novas em um setor que começa a ser tomado a sério.

*José Antunes é jornalista do Expresso Clix e correspondente no Second Life.
Origem: Expresso Clix.

Nenhum comentário: