quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Serviço permite transmissão fácil de vídeo em tempo real no Second Life

Funcionário da Linden Lab descobriu, no Veodia, um meio prático para realização de apresentações multimídia, em tempo real, no metaverso.

A Linden Lab divulgou, em seu blog oficial, uma solução prática e provisoriamente gratuita para aqueles que desejam aprimorar apresentações e palestras, dentro do Second Life. No post, Zee Linden apresentou sua demonstração de uso do serviço Veodia, no Training Solutions Technology Conference and Expo, em Salt Lake City, Estado de Utah, Estados Unidos.

O Veodia é um site web 2.0, em estágio beta, que oferece streaming livre a partir de fontes particulares de áudio e vídeo, como webcams e filmadoras plugadas via porta USB. O serviço processa o vídeo e a fonte de áudio em tempo real, oferecendo um link streaming provisório que funciona apenas durante a transmissão. Este link, que pode ser configurado para o formato .mov, é compatível e facilmente adaptável ao streaming de qualquer terreno ou ilha no Second Life. O Veodia também oferece um espaço em disco para armazenamento de vídeos 'on demand'. Por ser um 'beta', o serviço prossegue gratuito. Infelizmente, isso deverá mudar em breve.

Zee Linden mostrou num telão, na conferência de Salt Lake City, um vídeo com ele próprio utilizando o serviço do Veodia em uma ilha do Second Life. Segundo ele, é cada vez mais crescente a quantidade de iniciativas no sentido de tornar o mundo virtual uma mídia indispensável para conferências online e treinamento a distância. O Veodia não é um serviço oficialmente conveniado a Linden Lab. Mesmo assim, a empresa indica o serviço publicamente para aqueles residentes que desejam ampliar sua oferta e experiência áudio-visual no Second Life.

Clique aqui para se cadastrar e testar o serviço Veodia.

Veja a demonstração em vídeo da solução encontrada por Zee Linden:



Com informações do Official Linden Blog.

Nenhum comentário: