quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Universidade do Brasil Virtual e UniCarioca realizam evento RL-SL no Rio de Janeiro

O “Outubro Design”, evento anual sobre o tema promovido pela UniCarioca, terá ciclo de palestras sobre Second Life que ocorrerá simultaneamente no auditório de seu campus-sede e também no Teatro Rachel Luzes da UBV.

Há quatro anos, o mês de outubro é dedicado ao evento que reúne profissionais das áreas de Programação Visual, Web e Projeto de Produto, além de alunos e ex-alunos que realizaram seus projetos com destaque. Mas neste ano, o Outubro Design vai apresentar algo inédito no Rio de Janeiro: palestras sobre o metaverso que ocorrerão no auditório do campus Rio Comprido, com transmissão para dentro do Second Life e vice-versa.


A idéia foi do Professor Marcos Archanjo Pereira, que leciona para os Cursos de Desenho Industrial e Comunicação Social da instituição e solicitou ao coordenador do Curso de Desenho Industrial, Professor Rafael Tocuyo, e ao reitor, Professor Celso Niskier, a reserva de uma noite especialmente sobre o tema.

Para apresentar as novidades do mundo virtual aos alunos e professores da instituição, além de convidados de outras instituições de ensino do Rio de Janeiro, Marcos Archanjo (Archanjo Arcadia no SL e Chanceler da UBV) convidou um time de primeira linha:
  • - Prof. MSc. Ricardo Newton (EBA/UFRJ), que realizou duas exposições de seus quadros na galeria Pérola Negra da Universidade do Brasil Virtual, a coletânea “Os Eternos Totens Urbanos” e “Arquétipos Urbanos”, que é a primeira exposição brasileira a ocorrer simultaneamente no mundo virtual e no mundo físico, no Centro Cultural dos Correios/RJ.
  • - Prof. DSc. Ísis Braga (EBA/UFRJ), que apresentará a sua tese recém-defendida na COPPE/UFRJ sobre Realidade Aumentada e suas aplicações em museus para incrementar a visitação pública.
  • - Alyne Dagger e Lucrecia Slade, designers formadas pela EBA/UFRJ e editoras da revista digital “Bad Girls Magazine”, sobre Second Life.
E a partir do metaverso, foram convidados alguns residentes para apresentar seus projetos empreendedores, como Monika Hykova, proprietária do Heaven’s Rock Club e Liz Writer, professora da Universidade Católica de Brasília e pesquisadora de EAD e Comunicação Social. O evento terá início às 19 horas, pelo horário de Brasília, e poderá ser acompanhado no Teatro Rachel Luzes da Escola de Belas Artes da Universidade do Brasil Virtual. As coordenadas são Brasil Nordeste 224, 56, 66.

Press Release: Marcos Archanjo – Chanceler da Universidade do Brasil Virtual. Centro de Comunicação Letras e Artes da Universidade do Brasil Virtual / UBV.

Nenhum comentário: