domingo, 14 de outubro de 2007

CURTAS DO SECOND LIFE

O cliente universal
Enquanto a IBM e a Linden Lab falam de um avatar universal, há quem fale num cliente universal para todos os mundos virtuais. Ou alguns. A Pelican Crossing anunciou que o seu software inDuality permite acessar e fazer praticamente tudo no Second Life... e também no Club Penguin, Blink3D ou X3D. Para Clive Jackson, fundador da empresa, é uma nova forma de acessar os mundos virtuais... como se fossem uma página da web.

Kaneva na IBM
A IBM parece disposta a capitalizar em todas as frentes nos mundos virtuais e, a par com a aliança à Linden Lab, já conseguiu que o mundo virtual Kaneva, misto de Internet 3D com uma rede social, e com cerca de 700 mil usuários registrados, escolhesse os servidores IBM System x, que usam a x-Architecture da empresa para suporte físico de acesso. Estes servidores permitem o acesso simultâneo de mil pessoas por unidade.

Banco espanhol torna-se virtual
O Bankinter, o quinto maior banco da Espanha, e um exemplo de aplicação de tecnologias, abriu uma agência virtual em Whyville, criando uma das maiores corridas à abertura de contas de depósito de que se tem notícia em mundos virtuais. Os habitantes de Whyville, um mundo virtual de contornos educativos, são jovens, que depositaram mais de 100 milhões de conchas de moluscos (a moeda local), ou mais de 25 por cento da unidade monetária daquele mundo, no banco. Certificados de depósito e contas poupança foram as opções mais escolhidas, sugerindo o interesse dos jovens pela aplicação de dinheiro, mesmo que virtual, em poupanças.

Europeus pagam mais
Os europeus passaram a pagar impostos no Second Life, algo que a Linden Lab fará cumprir, enviando às autoridades de cada país o valor do IVA (imposto europeu sobre valor adquirido) correspondente às transações efetuadas no mundo virtual. A compra de terrenos e de produtos distribuídos oficialmente são, claro, os grandes afetados. As compras em linden dólares entre particulares dificilmente chegarão ao conhecimento das fiscalizações européias. Por exemplo, imagine pagar imposto por aquele conjunto de pixels que formam uma suposta jaqueta virtual de grife...

Escrito por José Antunes, do Expresso Clix
Publicidade:

Nenhum comentário: