sexta-feira, 20 de abril de 2007

Colunista da ZDNet confirma abertura do código fonte dos servidores do Second Life

O conceituado colunista Steve O'Hear, o mais conhecido entre os residentes do metaverso, confirma as informações dadas ontem pelo Mundo Linden, e avisa: "tudo vai mudar".

Está cada vez mais difícil conter a informação, desencadeada no início da semana pelo colunista Mitch Wagner, e que o Mundo Linden relatou ontem. Segundo o artigo, Joe Miller, vice presidente -da Linden Lab, afirma que está em estudo a possibilidade de se liberar o código-fonte também dos servidores do Second Life. Em termos práticos, porque a Linden sabe que não conseguirá suportar, por muito tempo, sozinha, o crescimento do grid.

Agora quem confirma a informação é Steve O'Hear, um dos mais conhecidos colunistas da ZDNet, que possui o blog mais acessado pelos residentes do Second Life, o 'The Social Web'. Em seu artigo, O'Hear confirma as informações de Wagner e diz que dentro da Linden Lab o assunto é 'tabu'. Ou seja, os funcionários foram proibidos de tocar no assunto, mas sem negar. Para O'Hear é um atestado de veracidade da informação. A Linden deve mesmo abrir os servidores do Second Life, para que os usuários "colaborem na expansão da infra-estrutura", e para "evitar um eventual 'colapso' do grid".

Ao passo de Wagner, O'Hear expecula como então a Linden passaria a gerar receita, tendo em vista que não venderá mais ilhas (sims) no futuro. Ele cita algumas possibilidades:
  1. Consultoria para empresas que desejam realizar grandes investimentos no Second Life;
  2. Vendas e suporte em contratos para usuários 'open source' (permitindo o desenvolvimento terceirizado de novos recursos para o grid); e
  3. Personalizar e criar extensões (add-ons) para uso no navegador SL.
O'Hear considera que muitos negócios de residentes terão que ser revistos, principalmente no tocante aos empreendimentos imobiliários virtuais, que sofrerão um grande impacto. Inclusive sugere aos novos investidores, que pretentem entrar neste tipo mercado, aguardarem os acontecimentos. Segundo O'Hear, "muita coisa vai mudar, pois o acesso à 'terra' será um direito de todos e não mais uma exclusividade de poucos".

O colunista concorda, também, que no início apenas as empresas terão acesso aos servidores, segundo cogitou Joe Miller na entrevista que deu à Mitch Wagner. Mas afirma que esta será uma condição temporária e que muito em breve, 'pessoas físicas' (commom people) poderão gerenciar seus próprios servidores.

Com informações da ZDNet.

Um comentário:

Anônimo disse...

nossa sera' q agora poderei ter minha propria ilha ????