terça-feira, 17 de abril de 2007

Estudo mede percepção das marcas presentes no Second Life

Agência francesa entrevistou mais de 1000 avatares, perguntando a eles qual a primeira marca relacionada ao Second Life que se lembram. Veja aqui o resultado.

Adidas e IBM pode ser consideradas, hoje, as marcas mais famosas com presença no Second Life. É o que conclui um estudo realizado pela Reperes, agência francesa especializada em 'marketing viral'. Este é o mais recente levantamento de mercado feito com base no mundo virtual da Linden Labs.

O relatório foca medir, por parte de público, a percepção das marcas que já fazem presença no Second Life, criando também uma relação entre uma proporcional percepção das mesmas no mercado corporativo 'real'. Essa medição verifica também o desempenho destas companhias no mercado publicitário, para tornar conhecidas as suas iniciativas na comunidade virtual. Foram entrevistados 1.085 avatares, durante 5 dias, no último mês de março. O resultado pode ser visto no gráfico abaixo (clique nele para ampliar):


A Adidas, por uma pequena margem, ultrapassa a IBM como a marca mais famosa presente no Second Life. Especialistas não consideram uma surpresa pois a Adidas tem feito o projeto mais arrojado de marketing virtual que o Second Life já viu. A IBM permanece entre os primeiros pois é considerada uma marca 'tradicional' entre os avatares, tendo em vista que ' Big Blue' foi a primeira grande parceira da Linden Labs, quando tranformou o seu 'LindenWorld' em 'Second Life'.

A surpresa fica por conta da BMW, que ultrapassou a Merdedez Benz no relatório. A primeira tem realizado uma estratégia de marketing bem mais modesta que a segunda. Outras supresas consideradas 'ruins' por alguns especialistas são as posições da 'The Starwood Hotels Aloft' e da 'PA Consulting'. Ambas construiram grandes e fantásticas estruturas em suas ilhas, com primor estético e funcional. Partiparam também de muitos eventos realizados por outras iniciativas. No entanto, aparecem entre as últimas posições do ranking. Aparentemente movimentos 'inócuos'.

Em comunicado, por ocasião da divulgação deste relatório, a Reperes confirma que estará realizando novas pesquisas de marca, no mínimo, a cada 3 meses. O blog Mundo Linden está credenciado no Brasil para receber e publicar em primeira mão estes novos relatórios. Aguarde.

Com informações da Kzero.

Nenhum comentário: