domingo, 15 de abril de 2007

Linden inutiliza arma hacker com poder absoluto de destruição

Grupo de hackers programadores desenvolveu um sistema de negação de serviço, extremamente mortífero, para desestabilizar o Second Life, com ataques que ocorreriam a partir deste domingo, em diversas ilhas do grid.


Informações de alguns residentes levaram a Linden Labs a localizar, em seu banco de dados, uma das armas mais potentes já vistas no grid. Esta arma, denominada 'Grid Destroyer', que foi construída por um grupo denominado 'PN - Patriotic Nigra' (Negros Patrióticos), teve seus scripts inutilizados pois uma análise indicou seu alto grau de destruição.

O Grid Destroyer é uma arma, do tipo 'ataque de negação', mas que supera as outras devido a sua velocidade e potência de ação. O grupo PN desenvolvia este bélico em sigilo e já havia realizado testes na semana passada, quando houveram relatos de que algumas ilhas simplesmente 'travaram'. O ataque desta arma consiste em um objeto 'auto-replicante' e extremamente rápido que, utilizado sequencialmente em várias ilhas, poderia 'fechar' o grid do Second Life. Residentes que presenciaram os 'testes' relataram imediatamente à Linden o episódio, que agiu de forma rápida e em sigilo, para evitar a antecipação dos ataques, que estariam agendados para este final de semana.

Quando lançado em uma sim (ilha), o Grid Destroyer lança particulas que viajam 150 metros em extrema velocidade. Estas particulas se auto reproduzem, iniciando um processo de lag irreversível. As particulas vão então se multiplicando exponencialmente, de tal forma que a ilha 'trava'. Cada um dos objetos replicados criam infinitas replicações em diversas direções, gerando um campo de força incrível, estourando a capacidade de 15000 primitives que cada ilha detém. O ataque é considerado tão forte que pode inclusive destruir diversas estruturas posicionadas nas ilhas em que a arma atua.

Os relatos acima são de residentes que presenciaram um dos testes, inclusive capturando uma foto acima, quando a 'bomba' estava iniciando o processo. Alertada, a Linden fez uma varredura, em seu banco de dados, à procura da tal arma. Quando a encontrou, apagou seu script imediatamente. Sabe-se que o avatar criador deste script já se encontra banido do grid.

Mesmo com estas contra-respostas, a Linden Labs teme que existam cópias deste script salvos fora do metaverso. A empresa tem enviado alguns notecards, para residentes, relatando a situação e sugerindo que donos de ilhas ativem o bloqueio de posicionamento público de objetos e que desativem temporariamente o recurso de 'colisão' e construção pública. São ações que podem minimizar a ação o Grid Destroyer, caso o objeto retorne ao banco de dados do Second Life. A Linden finaliza que está disponibilizando uma equipe para investigar o caso e tentar localizar a fonte dos ataques, e do script, inclusive com identificação de IPs na RL.

Com informações da SLNN.

Nenhum comentário: