quinta-feira, 19 de abril de 2007

Conheça a proposta do Active Worlds, outro mundo virtual concorrente do Second Life

O software permite que um usuário construa seu próprio mundo (como eles chamam as 'ilhas'), podendo coordená-lo, sem pagar nada por isso.

O Active Worlds é um software de GMUK (Graphic Multiple User Conversation), que permite que os usuários utilizem o chat dentro de um ambiente em três dimensões, onde o avatar pode explorar, "caminhando" dentro do mundo virtual. No AW, os avatares são representados unicamente por pessoas, com forma humana. Além disso, o software permite que um usuário construa seu próprio mundo (como eles chamam as 'ilhas'), podendo coordená-lo, sem pagar nada por isso. Outros usuários podem construir suas "casas" dentro deste mundo, alterando-o dentro das regras especificadas pelo coordenador e possibilitando também a construção de comunidades entre seus 'vizinhos'.


No Active Worlds, há também duas formas de utilizar o software. Uma como usuário registrado, onde existe a possibilidade de construção de sua representação, dentro do ambiente que seja única e característica, ou como usuário não registrado, ou 'turista', que possui uma única representação padrão, ou seja, um ser humano com uma máquina fotográfica no pescoço e óculos escuros.



O avatar pode movimentar-se livremente dentro dos vários mundos, encontrando outros avatares. Para falar com alguém, ele deve teclar em uma janela para este fim, que será representada para os demais sobre a cabeça do avatar, como 'balõezinhos de quadrinhos'. Além disso, é possível ao usuário estar "dentro" do avatar, ou seja, imergir verdadeiramente no ambiente, em primeira pessoa, ou vê-lo de fora, como terceira pessoa. O avatar pode agir dentro de determinadas formas pré-concebidas pelo programa, como dançar, acenar, sorrir etc. Limitações físicas também podem ser transcendidas, uma vez que o avatar pode elevar-se sobre o solo (levitar) e movimentar-se no ar. O usuário tem ainda a opção de olhar para cima e para baixo.

No Active Worlds, existem também representações gráficas para os "portais", ou seja, locais onde o avatar pode mudar de mundo.

Por Raquel Recuero
Fonte: Pontomídia.

Um comentário:

Jordons Francisco disse...

Oi Raquel,
Vc tem conhecimento sobre aplicações educacionais em português do Active Worlds?
Tomei conhecimento deste software a pouco tempo e estou pensando em fazer um trabalho acadêmico sobre o seu uso na educação. Meu e-mail é jordons@gmail.com
Obrigado