quarta-feira, 11 de abril de 2007

MovieTickets.com é a primeira 'pontocom' a vender ingressos pelo Second Life

Em entrevista, Joel Cohen diz como funcionará seu sistema no metaverso Linden e as expectativa da empresa nesta "nova e poderosa plataforma de relacionamento" com seus clientes.

Nos Estados Unidos, e em alguns países europeus, a aquisição de ingressos através da internet é algo já considerado 'corriqueiro' pelos seus consumidores. Funciona assim: o internauta visita um site de 'tickets' e verifica quais eventos disponíveis em sua cidade. Feita a escolha de um determinado evento, o visitante adquire quantos ingressos quiser, fornecendo o número do seu cartão de crédito. Feita a validação, o sistema envia para o cliente, por e-mail, uma 'imagem' do ingresso adquirido, com um código de barras único e intransferível. Imprime-se então o ingresso, que será levado à portaria do local do evento. O leitor de código de barras autentica o ticket e a entrada ao show é liberada.

No Brasil este é ainda um serviço com poucos usuários, mas que cresce a cada dia. Nos Estados Unidos, um site chamado MotiveTickets.com descobriu no Second Life uma boa oportunidade de divulgar sua marca, bem como seus produtos e serviços, em um ambiente de relacionamento 3D considerado interessante, tanto para os responsáveis pelo portal como pelos seus clientes.

Entrevista

Em entrevista à jornalista Jodi Harris, da iMedia Connection, o vice-presidente do MovieTickets.com, Joel Cohen (foto) esclarece os motivos que os levaram a aderir ao metaverso Linden e os objetivos que pretendem alcançar com a iniciativa. Ele também indica os projetos que estão em desenvolvimento, no intuito de possibilitar que seus clientes possam comprar ingressos 'dentro' do Second Life.

Jodi Harris: A MovieTickets.com anunciou recentemente que seria o primeiro fornecedor de ingressos, da 'real-life', a efetivar este serviço em um mundo virtual. Fale-nos um pouco sobre sua presença no Second Life.

Joel Cohen: A MovieTickets.com construiu um megaplex virtual em uma ilha de nossa propriedade. O teatro próprio, que emula um cinema real, obviamente em escala menor, dá aos visitantes a possibilidade de assistir trailers e comprar ingressos através do nosso portal MovieTickets.com. No futuro, nós planejamos oferecer um mecanismo onde nosso cliente poderá comprar novos tickets sem precisar sair do mundo virtual Second Life.

Harris: O quê sua campanha pode oferecer, de forma inédita, aos residentes do Second Life? Há alguma oportunidade especial que os estúdios de cinema ainda não previram?

Cohen: Nosso tipo de iniciativa é realmente pioneiro. Combinamos a experiência de uma segunda vida virtual com cinematografia real. Assim, abrimos uma tremenda oportunidade de marketing para os estúdios de cinema, bem como para outros empreendimentos do ramo. Fornecer uma proposta de vanguarda nos coloca, automaticamente, numa posição de referência em know-how para transações comerciais, nesta categoria, jamais realizadas antes.

Harris: Como esta iniciativa ajuda a promover filmes do mundo real, enquanto os residentes experimentam uma 'segunda vida virtual'?

Cohen: No começo disponibilizamos, praticamente em tempo real, a classificação dos filmes, na lista 'Top 10' oficial das maiores bilheterias dos Estados Unidos. Em pouco tempo descobrimos a possibilidade de lançar mão de recursos de vídeo e áudio no Second Life. Assim, disponibilizamos nosso acervo de trailers, atualizados semanalmente e que podem ser assistidos por qualquer residente, de forma gratuita e sem compromisso, desde que possua o software Quicktime instalado em seu computador. Isso permite obviamente que, no mundo virtual, o nosso cliente tenha uma prévia do filme que pretende assistir, através da aquisição de nossos ingressos.

Harris: Existem possibilidades de outros empreendimentos, também do ramo cinematográfico, 'pegarem carona' em sua iniciativa, expondo seus produtos e serviços?

Cohen: Sem dúvida. Qualquer um que quiser interagir e apoiar nossa iniciativa, pode se tornar um parceiro do MovieTickets.com. Nós garantiremos a audiência de nossa ilha, assim como já ocorre em nosso portal. Inclusive, estamos treinando uma equipe de marketing apenas para oferecer serviços de consultoria neste sentido.

Harris: O Second Life, como comunidade virtual de relacionamento, já dispõe de inúmeros grupos de aficcionados por cinema. Existe alguma estratégia preparada para alcançar estes indivíduos e trazê-los para o seu empreendimento. Esta estratégia tem apoio na real-life?

Cohen: Estes grupos, a quem você se refere, são exatamente nosso alvo principal. Queremos primeiro identificá-los, através de um programa publicitário virtual, bem arrojado, que estamos preparando. Pretendemos investir nossa marca em outras sims (ilhas) com objetivo de angariar tráfego ao nosso local. Na real life, estamos fechando parcerias com outras mídias para divulgarmos nossa iniciativa no Second Life. E para manter a audiência de nossa ilha, estamos preparando salas de cinema virtuais, onde serão exibidos gratuitamente filmes de catálogo, mediante pagamento de royalties aos estúdios. Realizaremos também, após estas sessões, fóruns de discussão onde abordaremos os diversos assuntos relacionados àquele determinado filme, que nossa audiência acabou de assistir. Estaremos também realizando muitos sorteios e promoções aos nossos visitantes. Qualquer um poderá participar.

Harris: O Second Life é um paraíso de idéias inovadoras, com grande espaço para conteúdos gerados pelos seus residentes. Você vê algum potencial de crescimento caso a MovieTickets.com decida apoiar a exibição de vídeos e filmes independentes, no futuro?

Cohen: Sim. Nós prevemos uma grande oportunidade de expandirmos nosso projeto, promovendo vídeos e filmes independentes. Além disso, o comércio eletrônico relacionado está em pauta. Mas tudo dependerá da receptividade da nossa clientela à nossa iniciativa.

Harris: Surgem boatos de que, quando o Second Life for extremamente popular, poderá ficar estagnada e entrar em declínio. Isso decorreria das pontenciais restrições de exposição que este mundo virtual já indica, e do próprio perfil de 'auto-comercialização' que faz parte do 'DNA' deste metaverso. Você concorda com estas afirmações? Porque a MovieTickets.com resolveu entrar, neste momento, em uma comunidade de relacionamento 3D?

Cohen: Chegamos a conclusão de que uma grande oportunidade se abria a nós, com a disponibilidade de uma plataforma inovadora como o Second Life. Então resolvemos apostar. Independente de qualquer boato, não nos arrependemos de nossa iniciativa. Curiosamente, a medida que avançamos, sentimos uma vontade ainda maior de aprender, entender e ajudar este mundo virtual expandir. Esta é a 'magia' que envolve todos os participantes deste metaverso: manter a mente aberta, explorando e continuando a procurar por novas possibilidades.

Fonte: iMedia Connections.

Nenhum comentário: