A iniciativa 'CosmosCode' tem por objetivo a criação de novos softwares para uso no programa espacial americano. Os programadores se encontram e realizam teleconferências através do metaverso Linden.
A agência espacial americana NASA está publicamente aderindo ao mundo 'open source' neste mês, com o lançamento oficial do CosmosCode. O programa tem por objetivo a criação de novos softwares, com código aberto e compartilhado, que poderão ser usados no programa espacial da agência, inclusive nas cabines de controle dos ônibus espaciais. Jessy Cowan-Sharp (25 - foto) e Robert Schingler (28) são os dois jovens responsáveis pelo programa e trabalham no Nasa's Mountain View, California, com outros engenheiros de código, desenvolvendo aplicativos que serão usados nas próximas missões espaciais.A equipe do CosmosCode, que atua no programa 'Colab' da Nasa, possue membros recrutados e atuantes em outros países. As reuniões são praticamente todas feitas através de conferência virtual no Second Life. E isso já ocorria extra-oficialmente antes da agência divulgar que licensiou códigos 'open source' em seus programas espaciais, que até o momento são mais de 20, e crescendo.
Robert Schingler disse à reportagem que está "muito animado com o projeto" e que os membros da equipe estão "mais entusiasmados do que nunca", desde que a Nasa retirou seus trabalhos da lista de programas 'sigilosos'. Questionado sobre as vantagens das conferências via Second Life, Schingler diz que "um ambiente 3D torna mais agradável a troca de informações entre os membros do CosmosCode e melhora a assimilação das idéias". Outras fontes indicam que a Nasa pretende ampliar radicalmente sua participação no Second Life.
Com informações da Wired.





Nenhum comentário:
Postar um comentário