terça-feira, 10 de abril de 2007

Nasa recruta programadores de 'open source' através do Second Life

A iniciativa 'CosmosCode' tem por objetivo a criação de novos softwares para uso no programa espacial americano. Os programadores se encontram e realizam teleconferências através do metaverso Linden.

A agência espacial americana NASA está publicamente aderindo ao mundo 'open source' neste mês, com o lançamento oficial do CosmosCode. O programa tem por objetivo a criação de novos softwares, com código aberto e compartilhado, que poderão ser usados no programa espacial da agência, inclusive nas cabines de controle dos ônibus espaciais. Jessy Cowan-Sharp (25 - foto) e Robert Schingler (28) são os dois jovens responsáveis pelo programa e trabalham no Nasa's Mountain View, California, com outros engenheiros de código, desenvolvendo aplicativos que serão usados nas próximas missões espaciais.

A equipe do CosmosCode, que atua no programa 'Colab' da Nasa, possue membros recrutados e atuantes em outros países. As reuniões são praticamente todas feitas através de conferência virtual no Second Life. E isso já ocorria extra-oficialmente antes da agência divulgar que licensiou códigos 'open source' em seus programas espaciais, que até o momento são mais de 20, e crescendo.

Robert Schingler disse à reportagem que está "muito animado com o projeto" e que os membros da equipe estão "mais entusiasmados do que nunca", desde que a Nasa retirou seus trabalhos da lista de programas 'sigilosos'. Questionado sobre as vantagens das conferências via Second Life, Schingler diz que "um ambiente 3D torna mais agradável a troca de informações entre os membros do CosmosCode e melhora a assimilação das idéias". Outras fontes indicam que a Nasa pretende ampliar radicalmente sua participação no Second Life.

Com informações da Wired.

Nenhum comentário: