sexta-feira, 13 de abril de 2007

Sistema de busca por objetos à venda gera polêmica no Second Life

A milionária chinesa Anshe Chung advertiu a Sheep Labs que seu serviço fere as normas do seu continente 'Dreamland'. E baniu o avatar Grid Shepherd, que é o 'robô spider' do serviço.

A Sheep Labs tem provocado polêmica com seu novo sistema de busca, onde um spider faz a varredura de todos os objetos 'setados' para venda em uma ilha, e os lista automaticamente em seu site. Anshe Chung (na foto com Philip Rosedale), criadora do continente Dreamland, com cerca de 500 ilhas, e a primeira milionária do Second Life, enviou uma carta para a Eletric Sheep Company, endereçada para o departamento Sheep Labs, que responde pelo desenvolvimento do SL Search.


Nesta carta, Chung revela sua consideração a respeito do sistema, como algo "inteligente, porém invasivo". Ela diz também que o sistema fere normas relacionadas à privacidade. Neste caso, a reportagem descobriu que um avatar chamado 'Grid Shepherd' é na verdade o 'robô spider' que visita diversas ilhas, todos os dias, capturando automaticamente as informações dos objetos à venda em cada uma delas.

A equipe de Anshe Chung descobriu o fato, relatou o mesmo à sua chefe, que autorizou imediatamente o banimento deste avatar. Chung alega que, nas normas da Dreamland, todos os avatares são considerados visitantes reais. No entanto, avatares automáticos gerados por outros sistemas não são tolerados em seu continente. A chinesa milionária já teve problemas no passado com avatares robôs, que realizavam diversos inconvenientes. Inclusive um deles a constrangeu em uma entrevista que realizava à Reuters.

Sobre a questão da privacidade, Chung disse à reportagem que achava interessante a proposta da Eletric Sheep, porém muito invasiva e descortês, "pois não pede autorização ao proprietário da ilha se ele quer seus objetos catalogados em seu sistema", afirma ela. E complementa: "em virtude disso estamos banindo o avatar robô que faz as buscas em nosso continente e enviamos uma carta para a Eletric Sheep Co. reprovando os métodos utilizados pelo SL Search". A chinesa deixa claro que somente avatares, com pessoas 'reais' as controlando, tem acesso à Dreamland. Avatares robôs, copybots e outras semelhanças são terminantemente proibidas no continente.

A Eletric Sheep Company rebate, afirmando que seu 'robô spider' não provoca qualquer alteração no ambiente, é discreto e silencioso. A empresa estuda uma forma de evitar constrangimentos com outros donos de ilhas e que vai criar um programa de adesão ao sistema SL Search. Ou seja, somente quem inscrever seu terreno ou ilha, poderá ter catalogados seus objetos à venda no serviço da ECS. Resta ver a partir de quando, pois até lá você poderá ser visitado por Grid Shepherd sem aviso.

Com informações da SL Herald.

Nenhum comentário: