sexta-feira, 20 de julho de 2007

Brasileiros incentivam colegas a utilizarem sistema de voz através do 'First Look'
Por Marcelo Posthorn*

Grupo "BR SL Voice" está aberto para inscrições gratuitas, com objetivo de divulgar a disponibilidade do sistema de voz no grid principal. Empresário anuncia instalação de ilha brasileira com foco no "voice chat". Realizamos a primeira entrevista em voz do Brasil, no Second Life, com este grupo. Veja:

Como pouca gente sabe, o sistema de voz no Second Life já está disponível no grid principal do Metaverso. No entanto só é possível ter acesso ao serviço "beta", da Linden Lab, baixando e instalando a versão "First Look Voice" do cliente 3D. O "First Look" é uma versão intermediária entre a versão "Beta" (Aditi) e a versão final, que a maioria dos residentes utiliza. Há pouco tempo atrás, a Linden Lab transferiu do beta grid para o main grid seu sistema de voz, ainda não efetivado. Desta forma, é possível já utilizar o Second Life, com voz, através deste cliente específico.

Um grupo de brasileiros, há cerca de um mês, se formou para promover reuniões de 'voice chat', semelhantes aos que ocorrem nas ilhas Ahern e Morris (da Linden), testando assim o serviço. O grupo possui o nome de "BR SL VOICE" e aceita inscrições gratuitamente, com intuito de reunirem a maior quantidade possível de usuários de "First Look Voice" e promoverem assim estes encontros de voz.


Thati Boucher, uma das coordenadoras do grupo, informa que inicialmente os encontros são realizados na Ilha Delphin, um dos primeiros locais no grid principal onde o sistema de voz foi liberado pela Linden. Atualmente centenas de ilhas, inclusive algumas nacionais, como a Ilha Brasil, já possuem o serviço habilitado, visível apenas por quem acessa pela versão "First Look Voice" do cliente SL. Thati acrescenta que regularmente envia convites para que outros usuários façam o download desta versão e passem a utilizar a voz. Atualmente mais de 40 residentes compõe o grupo BR SL VOICE, número que já cresce espontaneamente sem mais a necessidade de convites. Para usar a voz no "First Look", o grupo recomenda o uso de fones de ouvido (com microfone embutido) para evitar o "efeito eco".

Ilha Brasil Voice

Conversamos também como o empresário brasileiro Patrik Oyen, da SLBRAZIL, proprietário de outras ilhas nacionais, como a 'Brasil Nordeste", com negócios baseados em vendas e aluguéis de terrenos. Convidado por Thati Boucher a experimentar o sistema de voz do Second Life First Look, rapidamente Oyen se tornou um entusiasta do serviço. De tal forma que já encomendou junto à Linden Lab a aquisição de mais uma ilha, que se chamará "Brasil Voice".

Nesta ilha, a intenção de Oyen é promover de forma maciça o uso do sistema de voz, através do First Look, até que o recurso seja definitivamente efetivado no navegador final. Ele indica que o local contará com várias opções de entretenimento e de negócios, baseados em voz. Ele destaca a criação de boates, shoppings, espaços empresarias, como salas de reunião e palestras, e que neles haverão atendentes recebendo os brasileiros, ensinando-os a usarem voz pela primeira vez. Oyen fechou uma parceria com o grupo BR SL VOICE, que entrará com recursos humanos, devidamente treinados para este atendimento, enquanto receberão do empresário um espaço para construirem seu escritório. Outras iniciativas empresariais, com uso da voz, terão apoio na Brasil Voice.

Patrik Oyen não tem dúvidas de que, com divulgação correta e eficiente, em breve o Second Life brasileiro terá inúmeros usuários de voz, e que este método de comunicação se tornará um padrão. Ele observa também que nem todos se sentem a vontade em 'conversar' no metaverso. Porém o objetivo de Oyen e do grupo BR SL VOICE é quebrar estes paradigmas e desinibir estes usuários. Sobre segurança, ele também acredita que, pelo menos próximo a ele, a exigência da conversação por voz poderá de certa forma inibir fraudes, como homens que se passam por mulheres, e vice-versa, ou adolescentes e crianças que se passam por adultos.

Patrik Oyen, Thati Boucher e integrantes do grupo BR SL VOICE concederam uma entrevista exclusiva, ao blog Mundo Linden, através de voz. É o primeiro registro do gênero no Second Life brasileiro. Acompanhe:

Parte 1:



Parte 2:



CLIQUE AQUI, para baixar e instalar a versão "First Look Voice".

Feito isso localize e se inscreva no grupo BR SL VOICE e solicite informações sobre como utilizar sua voz no Second Life. Eles irão fornecer a lista dos locais e eventos de voz nacionais que serão disponibilizados aos interessados e afins.

*Marcelo Posthorn é empresário paulista em internet medias, com foco em jornalismo e novo sócio-colaborador do Blog Mundo Linden. Informações: marceloposthorn@yahoo.com.br

Nenhum comentário: