sexta-feira, 20 de julho de 2007

A ironia do Second Life
Por Antônio Neto (Neto Revolution)*

Empresas estão saindo do Second Life porque a bolha esta murchando. Segundo especialistas o futuro do Metaverso está comprometido.

Nos últimos meses presenciamos um bombardeio da imprensa em cima do Second Life, onde cada empresa que anunciava seu ingresso no Metaverso foi aclamada como inovadora por centenas de especialistas que surgiram da noite para o dia. Até hoje ninguém consegue explicar como centenas de pessoas se tornaram verdadeiras sumidades em tão pouco tempo, mais elas estavam lá, provando através de números e planilhas que suas especulações eram a apoteose do sucesso no mundo dos negócios.

Enquanto algumas empresas colhiam os frutos das suas boas e bem sucedidas estratégias outras contavam seus Cases de Sucesso. A estrutura montada pelos especialistas lá fora, na porta das empresas, faz jus ao know-how que cada um vem conquistando na difícil área da comunicação.

Recentemente estamos presenciando uma virada de mesa, os especialistas em comunicação que venderam sucesso a verdadeiras fortunas, não sabem como comunicar as razões dos retornos tão baixos. A culpa é da bolha que esta murchando, a culpa é do consumidor que encontrou as empresas vazias e não tinham as informações que procuravam sobre os produtos ou ate mesmo não sabiam comprar, a culpa é dos usuários que preferem as ilhas de outros residentes, estes mesmos donos de ilhas ou pedaços de terra que também são culpados porque mudam constantemente a cara dos seus empreendimentos, porque suas ilhas estão em constantes transformações e desenvolvimento, porque eles prejudicam as empresas gerando empregos e dando treinamento a seus colaboradores que vem atraindo os clientes, com produtos similares a custo baixo em um mundo que chamou atenção dentre outros motivos pelo baixo custo.

Pobres burras pessoas que estão ganhando dinheiro aqui dentro, estão prejudicando quem esta gastando e nem se dão conta disso, pois no dia que gastarem R$80000,00 em terras, prédios, scripts e marketing que se consegue com menos de 10% do mesmo valor é que vão entender que os resultados que conseguem assim, a longo prazo não vão dar certo e que quem esta certo é quem entrou no Metaverso um dia desses e esta sendo esperto em sair logo. Não vale mesmo a pena perder tempo em um mundo onde as empresas vão competir com pessoas que copiam seus produtos e ainda podem fazer os produtos te mandarem uma mensagem e o endereço de sua loja quando for lançado um novo modelo, ou ate mesmo fazer esse produto falar ao invés de te mandar um texto, e no final os produtos similares vão sair ganhando porque são tão bem feitos que não é possível copia-los ou não há quem saiba como realizar tal proeza.

Com a saída e falatório das empresas que não tiveram o retorno esperado os especialistas vão começar a sair, a bolha vai começar a murchar e no final o Second Life vai voltar a ter um contínuo porém lento crescimento, o que é um grande impacto em um mundo onde as pessoas gostam de fazer muito barulho por nada, pois quem esta vendo o barulho do lado de fora percebe melhor do que quem já esta alienado no lado de dentro. Os verdadeiros talentos não se deixam alienar, ao perceber o fracasso evitam os prejuízos, pois estão atentos as mudanças e irão se retirar antes que os residentes mudem tudo novamente, como costumam fazer. Quando eles sumirem o Second Life vai amargar um crescimento lento contrariando todos os donos do mundo que entram no Metaverso.

NOTA: Este texto não representa nenhum tipo de crítica, não é direcionado a terceiros, não é nem deve ser interpretado como qualquer forma de reclamação nem visa promover a minha imagem ou depreciar a imagem de alguém. Este texto foi escrito intencionalmente com trocadilhos e expressões que induzem o duplo sentido, é controverso para ocasionar interpretações diferentes que não possam se classificar cada qual como de toda certa ou de toda errada, expressa opinião única e não mais que opinião de origem própria.

*Antônio Neto (Avatar: Neto Revolution), 29 anos é formando em Gestão de Negócios Internacionais, é empresário no Second Life e Gestor/Tutor de uma equipe que vai ser apresentar em Feiras e Ministrar palestras no estado do Amazonas.

Opinião do Mundo Linden: Acreditamos sim que o Second Life empresarialmente passa por um período de ajuste. Tal qual ocorreu com a própria internet com o 'estouro da bolha' em 1999. Acreditamos também que algumas empresas estão saindo do metaverso pois não fizeram um estudo mais preciso em cima do perfil dos usuários. Oportunistas, as companhias iniciaram suas ações, direcionadas apenas pela histeria da imprensa, que ajudou apenas a Linden Lab e ninguém mais. Agora que a realidade de fato está se apresentando, creio que passaremos por um período de 'amadurecimento', talvez nos remetendo a um Second Life de 1 ou 2 anos atrás, antes do 'boom'. Neste caso, tudo será repensando, mas não quer dizer que o Second Life vai acabar. Pelo contrário, se ajustará ao mercado e o mercado se ajustará a ele. O resultado é de que em breve teremos um metaverso com mais sensatez e maior qualidade de planejamento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Venho acompanhando o desenvolvimento do Second Life há meses e concordo com a postura do Mundo Linden. Afinal, em qualquer mercado é necessário planejamento. Bons empresários deveriam saber disso.

Tudo que é novo passa por fases de descrédito, empolgação e maturidade. Até com as empresas é assim.

Adriana Ferraz - Jornalista / Brasília