domingo, 15 de julho de 2007

Cresce o número de golpistas brasileiros atuando livremente no Second Life
por Paladino Dagostino*

Assim como na real life, o Second Life está cheio de pessoas que tentam enganar, roubar ou lesar outro residente de alguma maneira. Nas fotos reproduzo as transcrições entre mim e o golpista.


O Second Life é hoje algo bem avançado no que se possa dizer como veículo de midia, diversão, trabalho, etc. As possibilidades são infinitas dentro do metaverso e não poderíamos deixar de fora os golpistas . Sim. Como na real life, o Second Life está cheio de pessoas que tentam enganar, roubar ou lesar outro residente de alguma maneira.

No último dia 14 (sábado), sofri uma tentativa de golpe, muito bem bolada. Mas o golpista não teve sorte em concretizar o golpe. Mesmo tendo um pouco de vergonha de ter sido enrolado inicialmente na conversa dele, tomei coragem em dividir isso com toda a comunidade do Second Life no Brasil. E como o Mundo Linden é o hoje sem sombra de dúvidas o ponto de partida para todas notícias, resolvi enviar essa denúncia para que todos tenham cuidado com residentes brasileiros que se utilizam dessas praticas.

Estava eu passeando por uma das ilhas da Kaizen para ver como andam as coisas por lá. Visitar as novas empresas e quem sabe alguma oportunidade de negócio. Pois bem, um usuário se identificou como uma empresa da real life. Iniciamos uma conversa (que reproduzo das imagens deste artigo). Desconfiado eu sai da ilha e fui para outra localização. Percebendo que se tratava de um golpe, pedi para conversarmos por IM, para que pudesse ficar mais fácil capturar imagens desta conversa.

Mesmo estando desconfiado, admito que a empolgação na possibilidade de realizar algum tipo de negócio com alguma empresa me deixou eufórico. Porém, nos finalmentes, quando o golpista tentou concretizar o golpe eu não cai. Tenho uma bagagem muito grande em mundos virtuais. Sempre fico atento a notícias como essas para me precaver. E isso me deu coragem para poder denunciar, afim de que outras pessoas experientes, ou não, nunca caiam nesse golpe ou em outros.

Realmente não sei se a Kaizen vai tomar alguma providencia contra esse residente, mas isso também não me cabe a decisão. Fico satisfeito em apenas dividir e alertar a todos que tomem cuidado. Acessem sempre o Mundo Linden e as comunidades espalhadas pela internet e procurem ficar sempre atentos.

Outro golpe que tem chamado bastante atenção é aquele em que usuários se fazem passar por bancos. Comprando e vendendo linden dólares. Existem bancos no Second Life aparentemente confiáveis. Porém existem outros bancos que não são. Já ouvi diversos relatos de residentes que depositam dinheiro em contas e nunca viram seus lindens cairem na conta, conforme esperado. E isso esta virando um golpe comum. Enquanto a Kaizen não providenciar a troca de indens por reais, isso vai continuar a ser um problema e que vai dar muita dor de cabeça. Não haverá para quem reclamar.

A minha sugestão é que esperem a Kaizen colocar todo seu serviço em pleno funcionamento. Ou então procurem "bancos" que possuam domínio '.com.br' e nada de subdomínio grátis, pois todos que tem com.br são obrigados a abrir firma e reconhecer em cartório e seus dados, que ficam todos a disposição da Receita Federal. Qualquer pessoa que queira saber os dados do dono do site. Nem em .com dá pra confiar e, mesmo com tudo isso, se você realmente está desesperado para vender seus lindens, procure muitas indicações e referências antes de fechar negócio

Agradeço ao Mundo Linden pela oportunidade de alertar toda a comunidade e quem sabe assim a Kaizen e a IG possam agilizar essa conversão de moeda que hoje é um dos grandes problemas e gerador de muita dor de cabeça.

*Paladino Dagostino é empresário brasileiro e fundador da 'Full Permissions'.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola
Bom ler esse post.
Esse usuario me pediu pra adiciona-lo como amigo essa semana. Quando eu perguntei se ele me conhecia e por queria ser meu amigo, veio so com o papo de que era empresario, dono de lojas e shoppings.
Vou deleta-lo e bani-lo do meu terreno agora mesmo.
Seria legal se o Mundo Linden incentivasse a denuncia de avatares trambiqueiros e mantivesse uma "black list" com os nomes deles, assim como se faz com spammers nos provedores de internet. Seria uma grande arma contra golpes.
Abs