sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Capela Sistina ganha réplica virtual no Second Life

Recriação da igreja é autorizada pelo Vaticano e traz informações sobre cada afresco.

A famosa Capela Sistina, construída no Vaticano em 1483 e cujas paredes e tetos receberam pinturas de expoentes do Renascimento, como Michelangelo, Perugino, Botticelli e Rafael, tem uma réplica no mundo virtual do Second Life. A recriação, inclusive, é autorizada pela Igreja Católica.

Veja mais imagens da capela 3D

Cada afresco e tapeçaria é identificado com o nome e o autor. A capacidade de voar que os avatares têm torna a visita única, já que é possível chegar perto das obras – na vida real, turistas usam binóculo para admirar as paredes. É possível também mover a tela como se fosse uma câmera, inverter o ângulo, alterar enquadramento e aproximar/afastar a visão dos afrescos. Como o prédio tem proporções reais, o avatar se sente como se estivesse na Capela Sistina verdadeira.

A recriação foi desenvolvida por Steven J. Taylor, diretor de computação do Vassar College, escola de artes de Nova York. Todo visitante recebe um cartão com informações históricas sobre a Igreja e a capela, usada na vida real para conclaves de bispos na escolha de papas. As coordenadas para visitar a Capela Sistina são Vassar (165, 91, 24). Quem tem o software do Second Life instalado, pode clicar aqui para ser teleportado diretamente para o local.

Por Lucas Pretti
Fonte: Estadão.

Nenhum comentário: