quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Second Life pode estar sendo usado para treinar terroristas, afirma especialista

Analista de inteligência australiano alerta que grupos islâmicos podem estar usando mundos virtuais para recrutar novos adeptos.

Mundos virtuais, como o próprio Second Life, podem estar sendo usados como ferramentas para recrutar e treinar fanáticos islâmicos, e ainda incorporá-los a células terroristas, afirmou hoje o analista de inteligência da Austrália, Warren Reed.

"São ferramentas potencialmente devastadoras, no sentido de disseminar o ódio e a intolerância religiosa entre crianças e adolescentes, que utilizam metaversos, como o Second Life, e que estão com seus conceitos de certo e errado em fase de maturação", disse em entrevista. "São alvos preferenciais das células do terror, que visam fazer propaganda de suas doutrinas, nestes jovens que ainda não possuem objetivos a seguir".

Reed sugere que as autoridades precisam se 'infiltrar' em comunidades suspeitas, do Second Life, afim de identificar estes usuários que aliciam jovens residentes. Assim, seria possível localizar prováveis células terroristas atuantes nos mundos virtual e real. O analista sugere um foco maior em grupos de origem islâmica presentes no Second Life e em grupos que compartilham conhecimentos sobre bombas e explosões eletrônicas, grandes chamarizes para os jovens.

Reed salienta também que o 'treinamento' ao qual se refere é no sentido psicológico da questão, pois obviamente é impossível um treinamento com métodos reais através de um universo eletrônico. Mesmo assim, segundo ele, são pontos de partida para que o jovem procure por mais informações e queira se efetivar fisicamente nestes grupos, tornando-se assim um futuro praticante de atentados.

Fonte: TheAge.com

Nenhum comentário: