sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Linden Lab inaugura seu serviço voz oficialmente no Second Life

Esta quinta-feira, 2 de Agosto, já está historicamente marcada como o início de uma nova etapa do metaverso da Linden Lab. A partir de hoje, o sistema de voz do Second Life está oficialmente inaugurado e efetivado. Não é mais necessário utilizar o "First Look". Apenas clique aqui para baixar a nova versão 1.18.1.2 do navegador definitivo e com sistema de voz liberado.


A Linden Lab acaba de anunciar a liberação do download da nova versão 1.18.1.2, do navegador principal, finalmente contendo a efetivação do recurso de voz, amplamente difundido pela imprensa nos últimos meses. A instalação desta nova versão é opcional, mas altamente recomendada, pois a empresa anunciou que todas as ilhas estão com o sistema de voz liberado. Essa implantação, feita a 'toque de caixa' e em sigilo, gerou alguns problemas colaterais, inclusive com a inoperância de centenas de chamadas de logins ao longo do dia de hoje, algo que já foi corrigido horas atrás.

A Linden se diz amplamente satisfeita com os resultados dos testes e agradece aos mais de 45 mil usuários que baixaram e testaram a versão "First Look Voice", colaborando assim com a efetivação do serviço. O sistema de voz no Second Life havia sido anunciado em Janeiro deste ano e sofreu uma série de adiamentos, devido a constantes problemas de instabilidade no grid. No entanto, nos últimos 40 dias, a própria Linden havia iniciado uma campanha encorajando seus usuários a baixarem também o First Look e participarem dos testes com voz. No último final de semana, o recurso foi oficialmente aprovado e a empresa passou então a trabalhar na liberação do navegador principal 1.18.1.2, que acaba de ser disponibilizado.

O que você precisa saber sobre voz no Second Life

Preocupada com uma série de dúvidas básicas que podem surgir sobre o novo recurso de voz efetivado, a Linden preparou um pequeno 'faq', em seu blog, afim de que alguns esclarecimentos importantes sejam feitos:

1 - 'Voz' é um recurso opcional - Ao baixar e instalar o novo navegador 1.18.1.2, o sistema de voz estará desabilitado por padrão. É necessário habilitar manualmente o recurso para poder utilizá-lo. Para isso, clique no menu 'Editar/Preferências/Voice Chat'. Um 'wizard' então o guiará até habilitar em definitivo o recurso. Os passos só precisam ser seguidos uma vez. O residente tem livre arbítrio para usar ou não o recurso. Se o sistema de voz permanecer desabilitado, não irá interferir em nada as outras funcionalidades normalmente disponíveis ao usuário;

2 - 'Voz' está disponível em todos os lugares - A Linden Lab garante que, por padrão, todas as ilhas e mainlands estão com o serviço de voz habilitado. Entretanto, donos destas terras terão o direito de mantê-las habilitadas ou não, de acordo com seus critérios;

3 - Você controla a 'voz' na sua terra ou ao seu redor - Donos de ilhas e terras (parcels) podem controlar o recurso de voz através do caixa de diálogo 'Sobre o Terreno'. Com esta mesma praticidade, você pode controlar quem conversará com você ou não. Através da nova janela 'Active Speakers' você poderá 'silenciar' (mute) um determinado residente para que não seja obrigado a ouvir sua voz. O FAQ geral sobre o sistema de voz do Second Life pode ser acessado a qualquer instante, clicando aqui.

4 - 'Voz' já é um recurso de código aberto - Para qualquer um que esteja interessado em contribuir com o aperfeiçoamento do sistema de voz do Second Life, a Linden Lab liberou uma pauta de trabalho, com informações técnicas detalhadas, através do seu wiki oficial. Aparentemente, softwares 'open source' também poderão conter o recurso.

5 - 'Voz' está implantada em servidores separados - Muitos residentes questionam como é possível implantar um recurso de alta demanda como o 'voz', sendo que periodicamente surgem problemas de desempenho nos servidores do Second Life. A Linden responde afirmando que intencionalmente novos servidores foram instalados apenas para cuidarem deste recurso, totalmente independentes dos servidores 3D principais. Somente assim foi finalmente possível efetivar a 'voz' em seu metaverso.

6 - Versão 'First Look' não acabou e o grid 'Beta' também permanece - A Linden Lab indica que os navegadores "First Look" são extremamente importantes e que de formal alguma serão descartados. Pelo contrário, serão mantidos e utilizados para testes dos novos recursos e tecnologias a serem efetivados nos navegadores principais, como o recurso de 'voz'. O 'Beta Grid' também será mantido e é considerado importantíssimo para testes destes novos sistemas nos servidores do Second Life.

7 - Próximo passo: novo 'sistema atmosférico' - A Linden Lab promete que, passada a etapa da efetivação da 'voz' no Second Life, o próximo passo da empresa, no sentido de aperfeiçoar seu metaverso, será a implantação para testes públicos do novo 'sistema atmosférico' (WindLight). Esta tecnologia, recentemente adquirida pela Linden, está ainda restrita apenas para testes com seus desenvolvedores e funcionários. No entanto, nas próximas semanas, o 'beta grid' e o navegador de testes 'First Look' colocarão o recurso em contato com o público. A Linden não informou quando o sistema será efetivado. Mas sabe-se que será ainda em 2007.

CLIQUE AQUI, para verificar todos os aperfeiçoamentos do v1.18.1.2.
CLIQUE AQUI, para baixar o novo navegador v1.18.1.2, com voz.

Comunidade oficial no Orkut:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=36037849

Por Marcelo Posthorn
Com informações do Official Linden Blog.

Nenhum comentário: