segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Linden Lab estaria desenvolvendo, em segredo, nova interface para o Second Life

Publicação teve acesso à imagem “vazada”, a partir do setor de desenvolvimento da empresa, daquilo que seria o navegador geração 3 do SL. Aparentemente a interface ainda está em estágio “alfa”.

Há cerca de 3 dias, o blog Second Life Herald disponibilizou uma imagem no mínimo curiosa daquilo que parece ser uma nova interface gráfica para o navegador oficial do Second Life. Na imagem abaixo é possível observar o estilo "aero glass" dos 5 grupos de ferramentas existentes, o que poderia combinar visualmente o navegador SL com a interface do Windows Vista.


No topo à esquerda, observamos uma "barra de navegação", semelhante aos browsers web, que conteria todo histórico de navegabilidade do avatar, bem como suas landmarks favoritas. Contudo, especula-se que nesta interface, além disso, o residente poderá se teletransportar apenas digitando as coordenadas do destino, ou simplesmente "colando" uma SLURL válida.

No topo à direita, uma outra caixa de comando, indicando uma área de pesquisa. Não existe muita informação a respeito do seu funcionamento. Entretanto, especula-se que os resultados da busca poderão surgir ao centro da tela, através de uma janela translúcida, redimensionável e arrastável, bem ao estilo dos sistemas operacionais online (web 2.0).

No rodapé da tela, ao centro, temos apresentada uma indiscutível ferramenta de movimento, que nos faz lembrar os controles do Google Earth, inclusive com botões bem mais intuitivos. Ao lado destas setas de movimento, existem 3 pequenos botões que acionam o "modo de vôo", o "modo corrida", e o "modo mouselook" de visualização. Vale salientar que os quadrados que circulam os grupos de elementos desta interface não fazem parte da mesma. São apenas sinalizadores visuais dos novos métodos de comando.

Finalmente, no rodapé à esquerda da tela, uma caixa de diálogo por onde o residente estabelece comunicação com seus colegas dentro do Second Life. Ao lado da barra de escrita, temos um "menu" com opções de diálogo. Nesta tela, a opção "Say" está marcada. Sabemos que na interface atual existem outras dezenas de opções, como rir, vaiar, assoviar, etc. À esquerda desta barra de escrita, nota-se um botão que ativaria a janela de comunicação (IM), grupos e a lista de amigos do avatar, estilo "tudo em um". Porém não existem certezas. A tela de captura mostra que há também uma área "limpa", abaixo e a direita, onde provavelmente estarão posicionadas as janelas de inventário, construção e configurações do navegador.

Lendas, boatos e especulações

É praticamente certo que esta interface sequer está em estágio beta, pois uma série de informações não são apresentadas, como local onde o avatar se encontra, saldo em lindens, menu de comandos, disponibilidade de voice no terreno, dentre outros. Mesmo assim, especialistas já imaginam como seriam as formas de acionamento destes comandos, apenas com o "foco do mouse". Seria como arrastar a setinha para um canto da tela, e lá aparecer o comando, através de uma pequena animação, algo que lembraria os "widgets" do Windows Vista.

Outra especulação seria em relação à fonte desta screenshot. Talvez nem seja a Linden Lab que esteja trabalhando neste software, que pode se tratar de um navegador open source desenvolvido por terceiros, o que é pouco provável. Outra lenda indicaria que a Linden estaria preparando esta nova geração de navegadores para lançá-la juntamente com a nova política de servidores open source, o que permitiria a qualquer residente hospedar sua própria ilha, em seu computador pessoal. A pior das hipóteses, entretanto, é a de que esta tela seja de fato "fake" (falsa), ou uma pegadinha de alguém de dentro da Linden. De todo modo é outra especulação improvável, tendo em vista que a fonte de dentro da empresa prometeu novas screenshots para breve. Quem viver verá.

Com informações do SL Herald

Nenhum comentário: