sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Surge mais um caso de banco virtual do Second Life que pode ir à falência

O proprietário do Allenvest Financial Bank já estabeleceu limite de saque para 1.000 lindens, ao dia, e oferece parte de suas terras virtuais afim de saldar dívidas com seus clientes.

Semanas após o anúncio do quebra da Ginko Financial, por problemas de insolvência e liquidez, surge mais um caso de banco virtual do Second Life que pode fechar suas portas em breve. A bola da vez é a Allenvest Financial Bank que, no final de Julho, vendeu sua área de investimentos para a AVIX, transferindo para ela os ativos de seus investidores em ações virtuais. Desde então, operando somente como SL banking, a Allenvest começou a apresentar sérios problemas de liquidez junto aos seus clientes, não conseguindo honrar os depósitos confiados.

Em nota publicada no site, no último dia 16 de Agosto, o gestor do banco, Investor Allen informou o seguinte: "Gostaríamos de esclarecer que os limites de saque poderão sofrer ajustes várias vezes, ao longo das próximas duas semanas, até que nossos problemas de liquidez sejam resolvidos". Nesta data, o limite diário por cliente estava restrito a L$ 1.000. No mesmo anúncio, Allen informa que seu banco possui uma dívida ativa com seus clientes no patamar de L$ 12 milhões.

No dia 19, dias após a primeira "confissão" de falta de liquidez de seu banco, Investor Allen confirmou todos os problemas da Allenvest e, com um certo ar de desespero, fez a seguinte declaração: "Àqueles que necessitam retirar seus fundos o mais cedo possível, e não podem aguardar as medidas de restauração financeira do nosso banco, abrimos a disponibilidade de entregar áreas de terras em nossa propriedade, para compra ou aluguel, de forma que os débitos sejam liquidados".

Allen também informou sobre a liberação dos "Bônus Limitados Allenvest", antes restritos apenas para altos investidores, mas que agora estarão disponíveis a todos os clientes. Nada mais são do que títulos de garantia de dívida ativa, que no futuro poderão ser convertidos em lindens caso o banco se recupere. Parece que já vimos esta mesma historinha com a Ginko. Allen confidenciou a pessoas próximas, que relataram o fato à reportagem, de que um grande cliente de seu banco abruptamente cancelou diversas contas que mantinha na Allenvest. Esse cancelamento, segundo a fonte, descapitalizou profundamente o banco, que passou a operar no vermelho.

A declaração do dia 19 é a última registrada no site. Desde então, não se consegue mais contato com Investor Allen e sua equipe. Isto está gerando diversos rumores e especulações junto aos clientes. O grupo de Allen, que cuida das propriedades territoriais da empresa, não tem respondido nenhum chamado para realizar a prometida entrega dos terrenos, como parte do ressarcimento proposto pela própria empresa. Em breve, a reportagem deverá obter maiores novidades a respeito.

Esse mais novo caso de problemas financeiros com um banco virtual, chega em péssima hora junto ao mercado financeiro do Second Life, que já sofre as conseqüências da quebra da Ginko Financial, como a aguda falta de credibilidade por parte dos clientes investidores. O próprio metaverso, como um todo, tem experimentado uma desaceleração econômica sensível, certamente causada pela falta de consumo, novos investimentos, e também pela falta de cautela, por parte de alguns agentes financeiros do Second Life, no tocante aos assuntos econômicos de um mundo virtual, que em vários fatores se assemelha ao mundo real. No entanto, em ambos os casos, os prejuízos são bem reais.

Com informações do SL Reports

Nenhum comentário: