segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Universidade do Brasil Virtual e Multigame Center são inaugurados no Second Life

Primeira universidade virtual brasileira e ponto de convergência da comunidade gamer no Second Life abrem suas portas nesta segunda, dia 20 de agosto.

Dois segmentos do público brasileiro que freqüentam o Second Life vão passar a ser melhor atendidos a partir desta segunda, 20 de agosto. Está sendo inaugurado o Montekristo Center Um, o primeiro de diversos complexos multifuncionais da Montekristo Corp. O prédio vai oferecer aos residentes a primeira universidade brasileira virtual livre dentro do multiverso e também um centro de informações e negócios para game designers, desenvolvedores, associações, portais de informação e jogadores.

O idealizador e responsável pela construção do espaço é o professor e designer Marcos Pereira (Archanjo), que além de lecionar nos cursos de Game Design, Desenho Industrial e Comunicação Social é também autor de cenários de RPG, ilustrador e roteirista. Desde 2006 ele vem estudando o metaverso e agora, cerca de 700 horas de navegação e pesquisa depois, começa a apresentar seus projetos.

UBV

A proposta da Universidade do Brasil Virtual surgiu da necessidade de encontrar um objeto de estudo para a sua tese de doutorado em Realidade Virtual aplicada na Educação. Após visitar outras opções de mundos virtuais, Archanjo optou pelo Second Life pela sua proposta inovadora de liberdade e estímulo ao empreendedorismo, dois fatores muito valorizados pelo professor.

“A UBV começou como uma pequena área para experiências em ensino a distância, como complemento de minhas aulas presenciais na universidade, mas ao perceber o potencial deste ambiente virtual e com a adesão de outros professores à iniciativa, decidi ampliar o projeto até o tamanho atual” – explica. O tamanho a que ele se refere é a área de cerca de quatro mil metros quadrados onde foi erguido o prédio – na verdade uma fábrica desativada – que abriga a universidade e o centro de jogos. A área construída chega a quase quarenta mil metros quadrados e irá aumentar até o final do ano, com a aquisição de uma ilha exclusiva (um terreno com mais de 65 mil metros quadrados).

Archanjo conta ainda que, no início, a proposta era oferecer apenas salas de aula virtuais, mas ao analisar o perfil do ambiente virtual – tanto o grid original quanto o brasileiro – percebeu que faltava a integração das áreas de ensino com outras que pudessem agregar valor ao conteúdo ministrado. Assim, decidiu inserir no campus áreas culturais como galeria de arte, centro cultural e teatro. “Tive a oportunidade de cursar o meu bacharelado em Comunicação Visual (atual Desenho Industrial, habilitação em Programação Visual) na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Lá, graças ao currículo do curso, participei de turmas mistas com alunos dos cursos de Pintura, Escultura, Gravura, Cenografia, Indumentária e Desenho Industrial (a atual habilitação em Projeto de Produto), que na época era um curso à parte. Este contato foi rico em experiências artísticas, históricas e mercadológicas, pois pude conhecer a visão de diferentes tipos de professores e profissionais. Ao montar a minha universidade, quis recriar este ambiente para que os alunos da UBV possam ter acesso a este ‘caldo cultural’ tão importante na formação de um ser humano”.

Projetado de forma a representar a estrutura de uma antiga fábrica do século XIX, adaptada para se tornar uma instituição de ensino, o campus Pérola Negra é a primeira das diversas unidades do projeto “Fábricas do Saber” de autoria do professor Archanjo. Outras duas entrarão em operação até o final do ano. O Campus Pérola Negra da Universidade do Brasil Virtual conta com seis pisos:

Piso das Culturas - É um espaço dedicado a diferentes tipos de manifestação cultural, composto pela Galeria Pérola Negra (onde será inaugurada, no dia 26 de agosto, a coletânea “Os Eternos Totens Urbanos” do pintor carioca Ricardo Newton), o Centro Cultural Monteiro Lobato (dedicado à Literatura e ilustrações infantis) e pelo Gibi Clube do Brasil (uma área para colecionadores, pesquisadores e historiadores deste meio deste tipo de entretenimento).

Teatro Rachel Luzes - Batizado em homenagem à atriz de teatro carioca, possui uma área dedicada a exposição de seus trabalhos e um grande auditório onde serão realizadas palestras, eventos e o talk show “O Caldeirão do Archanjo” a partir de setembro. Neste mesmo piso, também em setembro, será inaugurado um centro cultural dedicado ao teatro brasileiro.

Espaço Design - Primeira área educacional a ser oferecida no Campus Pérola Negra, o Espaço Design está vinculado à Escola de Belas Artes do Centro de Comunicação, Letras e Artes (CCLA) da UBV, uma estrutura inspirada naquela que Archanjo conheceu na UFRJ. Está equipado com três salas de aula, mas apenas a primeira, na forma de um jardim, está disponível. As demais entram em operação no próximo mês. Possui ainda o Descri, Escritório Modelo de Desenho Industrial, para prestação de consultorias e exposição dos trabalhos de seus alunos.

Piso da Comunicação - Nos próximos meses, será inaugurado este espaço para cursos ligados à área de Comunicação Social, que fornecerão suporte para programas em podcast e videocast e também para a revista nos formatos eletrônico e impresso.

Os demais pisos da universidade encontram-se prontos e devem entrar em operação até o final do ano. Embora o autor do projeto e chanceler da UBV queira fazer surpresa, já se sabe que deverão abrigar atividades ligadas a Gestão do Conhecimento e também um museu. No último piso, restrito para o seu grupo de desenvolvimento de jogos, funcionará o espaço Fantapunk.

Multigame Center

Apesar de muitas pessoas pensarem o contrário, o Second Life não é um jogo, embora abrigue áreas (sims = simulações) onde ocorrem Role Playing Games (jogos de representação) dos mais variados estilos, desde a tradicional Fantasia Medieval até as tramas futuristas dos cenários Cyberpunks. Para atender aos jogadores, pesquisadores e desenvolvedores de jogos foi criada uma área específica, o Multigame Center, que ocupa os primeiros pisos do Montekristo Center Um.

Portais de informação como a Rede RPG e o Gamecultura e empresas de desenvolvimento como a gaúcha Ludens Artis já estão se instalando no local, que em breve vai inaugurar também os estandes das associações. No térreo, além da área de eventos e das simulações recomendadas, o Multigame Center possui também o “Grande Salão dos Cenários” onde apresenta o Fantapunk (de Marcos Archanjo), Equinox (da Liga Criativa), Crônicas da Sétima Lua (da Rede RPG) e Réia (de Marcelo Telles).

Para comparecer ao local, é necessário ter o programa cliente do Second Life instalado no computador, que pode ser baixado em português a partir do site Second Life Brasil. A Universidade do Brasil Virtual, campus Pérola Negra, está localizada no Montekristo Center Um, nas seguintes coordenadas dentro do Second Life: Brasil Nordeste 224,58,55.

Marcos Archanjo estará presente no local, neste dia 20 de agosto, das 17 às 18 horas. Outras informações poderão ser obtidas através do e-mail marcosarchanjo@yahoo.com.br

Press release: Marcos Archanjo . UBV

Nenhum comentário: