terça-feira, 28 de agosto de 2007

Universidades ganham espaço no Second Life; assista a matéria do Jornal Hoje

Cidade do Conhecimento inaugura nesta terça-feira (28) filial no mundo virtual. Espaço será dedicado principalmente aos que ainda não estão na universidade.

A Cidade do Conhecimento, projeto feito em parceria entre várias universidades para promover a cultura e a educação, inaugura nesta terça-feira (28) um espaço em três dimensões no Second Life. Deste modo, abre-se o mundo virtual para a universidade, também ampliando o acesso desta, tornando-a um lugar em três dimensões.

“Uma rede de universidades, além da USP, a PUC-SP, o Mackenzie, ESPM, varias escolas, estão se somando nesse projeto e vão oferecer oficinas, conteúdos, apoio a projetos. Tudo isso está dentro da universidade, é uma área que é de acesso livre, gratuito, e aqui podemos fazer projeções, aulas, seminários”, afirmou Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento.

A linguagem dos games tem como objetivo tornar o estudo mais divertido e a brincadeira mais instrutiva. “Acho que o mais importante é para quem não está na universidade. A universidade se abre, dá acesso por outros meios que não apenas o vestibular”, disse Schwartz.

“Você chega lá, é um candidato a vestibular quer fazer psicologia. Você aperta ‘psicologia’, senta no sofá e vai ver uns três ou quatro vídeos pequenos sobre os psicólogos, o que eles fazem hoje, como eles estão, o que é uma carreira de psicólogo”, explica Mônica Borja, gerente de marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Para Schwartz, a Cidade do Conhecimento no Second Life ainda tem muita área livre para ser ocupada por novos projetos sem fim lucrativos. “Tem terra disponível. Agora, é preciso aprender a voar e também a botar os pés no chão. Você pode tomar um tombo, mas aqui você não se machuca”. Pelo planeta, renomadas universidades já se lançaram nesses vôos: existem mais de 100 escolas no mundo explorando novas possibilidades de ensino com cerca de oito milhões de estudantes virtuais.


Origem: G1 / Globo.com

Um comentário:

ALEXANDRE CORDEIRO disse...

Olha aí!!
- Realmente essa reportagem abre espaço para novas oportunidades, dentro de uma visão de futuro em termos tecnológico e de mercado, o SL vai se firmando, cada vez mais, como uma tendência há gerar novas oportunidades!!
- Parabéns a todos envolvidos pela materia do Jornal Hoje bem como a iniciativa de todo corpo acadêmico que acredita e investi, nestes projetos, afim de proporcionar a ciência para aqueles que irão iniciar no SL e na RL.

ALEXANDRE CORDEIRO DA SILVA
Trabalha com Vôo Virtual e Simulação Aérea desde 1999.
PILOTO VIRTUAL E CONTROLADOR DE VÔO VIRTUAL
MEMBRO DA INTERNATIONAL VIRTUAL AVIATION ORGANIZATION E
VIRTUAL AIR TRAFFIC SIMULATION NETWORK
É ESPECIALISTA EM INFORMAÇÕES AERONÁUTICAS.
Fone - 0xx12-9732-6981 // 0xx12-3629-6278
sgtrdcais@hotmail.com