quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Second Life perde cada vez mais força

Empresas tem investido, e até mesmo criado, outros mundos virtuais para fins de publicidade, devido aos altos custos do metaverso da Linden Lab.

Desanimadas pelo alto custo e retorno incerto do Second Life, diversas empresas e agências de publicidade estão abandonando o metaverso da Linden Lab e investindo em outros mundos virtuais, como Gaia Online, Zwinktopia, Stardoll e Habbo. Conforme matéria do Wall Street Journal publicada pelo Valor Econômico, o mercado de webmarketing caminha para uma nova categoria de propaganda, e não necessariamente um novo e único espaço.

Um exemplo é o novo seriado Gossip Girl, da TV americana CW. Para promover a série, a Warner Bros desistiu do Second Life e contratou a agência Millions of Us para criar uma Manhattan virtual, onde os visitantes podem fazer compras na elegante Madison Avenue ou visitar a escola em que as personagens da estória estudam.

Apesar do alvoroço inicial, o Second Life não conseguiu atrair um volume significativo de visitantes: em março, o número de internautas a visitar o programa nos Estados Unidos ficava em 207, crescendo para míseros 235 mil até setembro, conforme dados da comScore Media Metrix. Já o Webkinz, metaverso da Ganz USA, atraiu 6 milhões de visitantes únicos no mesmo período.

A Linden Lab, por sua vez, defende o filho: para a companhia, o Second Life é apenas um incompreendido. “Há um ano, o manual sobre como fazer uma campanha no mundo virtual estava completamente em branco. O que está acontecendo agora é que os primeiros capítulos do manual começam a surgir", declarou Chris Collins, principal assessor da presidência da empresa, ao Wall Street Journal.

Fonte: Baguete.
Publicidade:

Nenhum comentário: