domingo, 21 de outubro de 2007

A terra virtual da Microsoft

Enquanto alguns prometem um mundo virtual baseado em Marte e a Sony adia o seu Home para a Primavera de 2008, a Microsoft lança o Virtual Earth e aponto que vai mostrará algo mais nos próximos meses.


Na esteira da recente Conferência Virtual dos Mundos Virtuais, realizada nos Estados Unidos, começam a desenhar-se novas alianças no mercado, a nível internacional, sugerindo a importância crescente dos universos virtuais como plataforma de comunicação. E se alguns projetos, como aquele baseado no universo de Shakespeare e da literatura, ficam em 'banho-maria' por algum tempo, outros parecem emergir de todos os lados, acompanhando a correnteza de interesses em cima deste fenômeno.

Com Virtual Earth-3DVIA a Microsoft permite que os usuários
criem os modelos para Virtual Earth 3D

O universo Entropia vai criar um planeta virtual para empresários chineses, o Second Life se estenderá até a Coreia, os alemães lançam mais um projeto de mundo virtual... e a televisão parece ter descoberto os mundos virtuais como cenários para novos episódios de séries. É nesse cenário, quando o Second Life recupera os ritmos de antes do Verão, que a Microsoft anuncia o lançamento do software Virtual Earth-3DVIA, uma versão de ensaio da tecnologia, que permite aos usuários experimentarem um novo passo desta alternativa ao Google Earth-Sketchup. Concebido em parceria com a Dassault Systems, este programa, que necessita do motor do Virtual Earth 3D para rodar, permite um mix de projetos concebidos pelos usuários com locais reais, como edifícios e estruturas, o que o coloca a um passo da fronteira entre o real e o virtual.

Este é sinal inconfundível do envolvimento da Microsoft com mundos virtuais, mesmo se o que oferecem é uma representação virtual do mundo real... com o extra dos usuários poderem acrescentar-lhe os seus sonhos, em formato virtual. Enquanto isso, a Microsoft foi à conferência dos mundos virtuais para se dizer presente e para afirmar que "no próximo ano saberão a razão que nos trouxe aqui". A afirmação é de Daniel Schiappa, diretor-geral da Microsoft para a estratégica de entretenimento e equipamentos. Para a empresa faz sentido criar "algo grande", um mundo virtual capaz de misturar os aspectos sociais com a vertente lúdica dos jogos, e ligar entre si os diferentes equipamentos, algo para qual está vocacionada, como provou ao permitir a jogadores de PC e Xbox 360 jogarem entre estas plataformas na Internet.

A Microsoft também já tem um pé nos mundos virtuais, como foi noticiado anteriormente. Ela integrou o mundo virtual GoPets no seu Windows Live Messenger no Verão passado. Agora está construindo uma representação virtual - mais uma - da Terra. A aliança com a Allegorithmic, que forneceu as texturas de alta resolução para o modelo 3D da Dassault, é mais um sinal do quanto a Microsoft está se esforçando para competir com o Second Life e com o Google Earth. Este que, por sinal, oferece há algumas semanas um simulador de vôo gratuito, numa clara referência a uma provável competição como o Flight Simulator, da Microsoft.

Escrito por José Antunes, do Expresso Clix.
Publicidade:

Nenhum comentário: