terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Marte: Nasa estuda o uso do Second Life para treinamento dos astronautas

Além do metaverso Linden, outros mundos virtuais podem ser utilizados. O objetivo é habilitar psicologicamente as equipes a suportarem grandes períodos de isolamento e confinamento.


A próxima missão da Nasa, que envolve levar um astronauta a Marte, é uma das mais desafiadoras para a história da exploração espacial. Estima-se que a viagem até o planeta vermelho irá durar praticamente 800 dias no espaço, dentro de uma nave com apenas uma equipe de exploradores. Tanto tempo vivendo em um espaço tão contido poderá levar os astronautas à depressão, e para contornar este problema, uma das soluções pesquisadas atualmente pela agência espacial norte-americana, conforme informou a Wired, envolve a criação de um metaverso no estilo Second Life para que os astronautas possam conviver com seus amigos e familiares, virtualmente.

A arquiteta chefe do laboratório da Nasa, Jeanne Holm, explica o que pretende com o projeto: "Queremos ajudar nossos longínquos exploradores a 'ligar pra casa' de uma forma que eles possam sentar-se à mesa com sua família, ajudar seus filhos com o dever de casa e analisar as últimas notícias da Terra em tempo real".

O maior desafio da Nasa é conseguir uma conexão simultânea entre a grande distância que separa a Terra de Marte. O atraso de alcance do sinal entre os dois planetas pode ser de até 60 minutos pelas atuais tecnologias de transmissão TCP/IP da Internet, o que significa que um simples comando de texto demoraria uma hora para ser lido aqui na Terra. Imagine então como seria o "lag" dentro de um ambiente gráfico complexo como o Second Life.

Os pesquisadores estão concentrados agora em contornar o atraso interplanetário que separa os dois mundos. É importante lembrar que esse tipo de pesquisa favorece -- e muito -- o avanço tanto da conectividade que possuímos hoje, assim como a do metaverso para usuários comuns que não planejam ir a Marte nos próximos anos.

Origem: Second Life Informa.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Fiat é a primeira montadora brasileira a lançar ilhas no Second Life

Líder de vendas pelo 6º ano, a Fiat inaugura uma fábrica virtual inédita no SL que detalha a montagem de um carro.

A Fiat, líder de vendas pelo 6º ano, é a primeira montadora brasileira a lançar duas ilhas sustentáveis no Second Life. Desenvolvido pela AgênciaClick, o espaço virtual 3D tem um grau de complexidade que desafia o senso comum e aproveita os recursos que a plataforma SL oferece. Na verdade, são duas ilhas que abusam da liberdade no espaço virtual e trazem a primeira e única fábrica de montagem de automóveis on-line, onde bonecos representam operários, reunindo peças para criar carros e representar, de forma lúdica e detalhada, as etapas de produção da montadora.


Além da fábrica, as ilhas terão o espaço da Cittá Fiat, um conjunto de edifícios corporativos, onde fica o quartel-general da empresa, uma galeria de arte, museu com a história da montadora e informações atuais dos modelos e da empresa. A inauguração das ilhas será hoje, dia 7 de janeiro, às 20h, no Second Life (clique aqui), com uma festa comemorando a liderança da Fiat no mercado brasileiro em 2007.

Fomos os pioneiros entre as montadoras no Second Life no Brasil com o primeiro outdoor e agora inovamos mais uma vez, colocando neste mundo virtual as ilhas da empresa. Nossa idéia é que o internauta tenha o máximo de informações sobre a Fiat de maneira divertida e interativa – conta João Batista Ciaco, diretor de Publicidade e Marketing de Relacionamento da Fiat.

A fábrica oferece uma versão divertida para os visitantes conhecerem o passo a passo da montagem de cada componente: chassi, transmissão, pneus, motor, bancos, carroceria e pintura. Na saída da fábrica, o usuário é convidado a dirigir o Punto, eleito o Carro do Ano 2008, numa pista que funciona como uma apresentação interativa. Ao final do caminho, o motorista é convidado a sair do carro e descobrir que a pista é na verdade um gráfico representativo que mostra o crescimento e a liderança da Fiat entre as montadoras no Brasil. O Fiat Punto ganha destaque ainda em outras áreas da ilha, logo na chegada, há um display 3D giratório que valoriza o design e exibe um slideshow com os features do veículo.

Tecnologia de Ponta e Festas – As ilhas são formadas por praças circulares e estão conectadas uma a outra. Além da fábrica, estão representadas nelas as iniciativas da Fiat em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, como o Palio Elétrico, que é apresentado ao visitante em forma de uma escultura digital e banners que trazem as informações técnicas e explicam os vários aspectos do projeto.

As ilhas Fiat têm ainda um lounge, criado para abrigar festas e shows, além de contar com um espaço para o usuário posar para uma foto no comando do Punto. A imagem vira um cartão-postal, que pode ser salva no computador ou enviada por e-mail a um amigo,convidando-o a conhecer o arquipélago.

Uma recepcionista atenderá os visitantes, das 12h às 0h, para orientar, tirar dúvidas sobre a navegação no Second Life e apresentar os diferentes espaços da ilha, como a Casa Fiat de Cultura, o Show-Room e o Auditório montados em uma estrutura cônica que flutua acima das nuvens. Nos dois primeiros níveis, o internauta encontra um espaço criado para abrigar mostras de arte ou exposições sobre a Fiat e os carros que fizeram a sua história. O terceiro nível traz uma nova abordagem ao conceito de show-room automotivo. Os carros da Fiat ficam expostos em plataformas aéreas com telas explicativas suspensas que exibem outras informações em texto e imagem. O terceiro e último nível é o auditório da Ilha Fiat, projetado para ser palco de palestras, cursos, coletivas de imprensa e todo tipo de evento envolvendo platéia e conteúdo de áudio e vídeo. Seu design acomoda os participantes em cabines estilizadas.

Fiat - A Fiat é a montadora líder de vendas por 6 anos no mercado brasileiro. A empresa bateu recordes de produção e vendas, com um total de 607.598 mil veículos emplacados, e investe sempre em ações inovadoras na internet. A montadora é a primeira no segmento a lançar ilhas no metaverso Second Life.

AgênciaClick - Em 15 anos , a AgênciaClick (www.agenciaclick.com.br) tornou-se a maior agência on-line e de interatividade do País. Com mais de 300 projetos realizados, ela foi premiada com 17 CyberLions no Festival de Publicidade de Cannes, além de ouros, pratas e bronzes no Festival de Publicidade El Ojo, One Show Interactive, Festival Internacional de Publicidade em Língua Portuguesa , Clube de Criação de SP e o tetracampeonato no Prêmio MMOnline, como Agência do Ano. A AgênciaClick possui escritórios em São Paulo , Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília. Mais de 300 colaboradores formam a equipe especialista em produzir campanhas de sucesso.

Press release: Fan Comunicação – T: 11 5505-0807
Roberta Paixão – roberta@fan.inf.br
Elisandra Escudero – elisandra@fan.inf.br
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Centro Cultural Bradesco no Second Life lança programação de Janeiro

Transmitidos em tempo real, os programas possibilitam a participação do internauta.


Durante este mês, o auditório virtual do Centro Cultural Bradesco, no Second Life, tinyurl.com/2ax7xe - apresenta cursos, oficinas, palestras e debates, relacionados a temas diversos, entre eles, cultura, negócios e sustentabilidade. Transmitidos em tempo real, os programas possibilitam a participação do internauta com perguntas, propostas e até apresentação de projetos.

Todas as segundas-feiras

14 horas – Oficina Reciclagem Digital
Com mediação de Sandra Rufino, professora do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica, especialistas discutem a reciclagem de produtos tecnológicos, especialmente do lixo digital, como baterias, computadores, DVDs, entre outros. O objetivo é disseminar a conscientização e ações em torno de impactos sócio-ambientais da cultura digital e soluções para os efeitos do consumo de tecnologia no planeta.

16 horas – Cenários e Tendências da Economia
Com a participação especial do Diretor de Pesquisas Macroeconômicas do Bradesco, Octavio de Barros, os painéis tratam de assuntos relacionados à macroeconomia, negócios e tendências internacionais.

20 horas – Economia e Cultura da Sustentabilidade
O ciclo reúne especialistas para debater a evolução do cenário sócio-ambiental no Brasil e no mundo.

Todas as terças-feiras

16 horas – Oficina de arte e tecnologia
Apresenta a resenha semanal de eventos e tendências artísticas contemporâneas, que usam as novas tecnologias digitais como suporte na música, no teatro, cinema e design.

18 horas – Visita monitorada às obras do Masp
A galeria virtual do Centro Cultural Bradesco sedia a primeira exposição de arte de um museu brasileiro no Second Life. A exibição oferece aos internautas a oportunidade de conhecer a apreciar algumas da obras de arte do acervo do MASP, entre elas, pinturas de grandes mestres, como Cézanne; Van Gogh; Monet; Gauguin; Degas; Renoir; Toulouse; Modigliani; Giovanni Bellini e José Ferraz de Almeida Júnior. As terças-feiras as visitas contam com a monitoria de Julia Casali, da PUC – SP, que aborda detalhes e influências dos clássicos em exposição.

20 horas – Espetáculo teatral “Bate-Papo”
A peça continua em cartaz no Centro Cultural Bradesco, com apresentação às terças-feiras, as 20h. Trata-se da primeira encenação brasileira no Second Life. Escrito em 2005 pelo autor irlandês, Enda Walsh, o espetáculo “Bate-papo” traça, sem moralismos, um retrato da geração internet e narra a história de pessoas que se relacionam em salas de bate-papo, apresentam-se como adolescentes, usam nick names, discutem temas de Harry Potter a suicídio, relegando a importância do contato em ambientes reais. A peça foi descrita pela crítica Kate Kellaway, do jornal The Observer, como “inteligente, engraçada e desconfortável. Para fazer pensar platéias de todas as idades”.

Todas as quintas-feiras

16 horas – A Política como Ela É
Cenários políticos no Brasil e no mundo, comentários de José Paulo Martins (Escola de Sociologia e Política), que recebe lideranças para discutir os rumos do país em ano de eleições municipais.

18 horas – Curso sobre rumos da WEB 2.0
Com orientação de André Leme Fleury, da Universidade Mackenzie, explora modelos de negócios com uso intensivo de redes digitais, colaboração criativa e sistemas de gestão de conhecimento online.

20 horas – Curso de financiamento ao empreendedorismo inovador
Aborda as principais formas de empreendedorismo para empresas de base tecnológica, cooperativas, iniciativas solidárias e consórcios de inovação. Com mentoria de Guilherme Ary Plonski, o curso examina as formas de financiamento utilizadas no BNDES, FINEP, Fapesp , Capital Semente e microcrédito.

Todas as sextas-feiras

16 horas – Economia dos Mundos Virtuais
Oficinas sobre tendências econômicas e modelos de negócios no Second Life e em outras redes digitais, no Brasil e no mundo.

18 horas – Mobilidade e Negócios Digitais
Ciclo de oficinas sobre tendências no uso de telefonia celular para gerar negócios, produtividade e inovação. Os eventos contam com a participação de convidados especiais, entre eles, John Strand, no dia 18 de janeiro, um dos mais respeitados consultores internacionais sobre tendências tecnológicas, financeiras e no mercado de telefonia, voltado para avaliação de processos de distribuição e venda em TI, telecomunicações, mídia e sistema financeiro. Ele fará previsões para o mercado em 2008.

Centro Cultural Bradesco
Link: tinyurl.com/2ax7xe

Áudio disponível também na rádio online: tinyurl.com/28duq2

Para conferir a programação completa do Centro Cultural Bradesco acesse o site: www.fl2.com.br/bradesco

Press release: CLARA Comunicação
Neide Costa / Michele Vitor / Clarice Caldas
Tel 11 3667-9136, 3667-4065
clara@claracomunicacao.com.br


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RJ CITY reproduz o Rio no Second Life

Capital carioca ganha reprodução fiel de seus principais pontos turísticos, em nova ilha brasileira recém inaugurada no metaverso da Linden Lab. Lá também estão previstas grandes atividades para o Carnaval deste ano, inclusive com participação de escola de samba 'real'.

A comunidade brasileira no Second Life tem um novo e interessante ponto turístico para visitar, se divertir e realizar negócios. A ilha temática RJ CITY é uma reprodução fiel da capital do Rio de Janeiro, com seus principais pontos turísticos devidamente representados. Com apoio da Prefetura e da Secretaria Municipal de Turismo da "cidade maravilhosa", a RJ CITY conta com construções arrojadas como o Cristo Redentor, Sambódromo, praias de Ipanema e Copacabana, Arco da Lapa (inclusive com bondinho), dentre outras atrações.

A ilha oferece também festas diárias com DJ no "Morro da Urca", música ambiental de primeira qualidade, belas e belos atendentes (helpers) para ajudar os iniciantes, e mais. É possível também praticar "rapel" ou "voar de asa delta" a partir da reprodução da Pedra da Gávea, pousando em uma Ipanema virtual, onde também se pode praticar surf.

Carnaval e Mocidade

Como não poderia deixar de ser, a RJ CITY dispõe de uma réplica da Marquês de Sapucaí, popularmente e nacionalmente conhecida como "Sambódromo" e "Apoteose". Quem não tem condições mas quer muito conhecer o tradicional carnaval carioca, poderá experimentar o gostinho de 'sambar' na avenida. Inclusive, está agendada a participação de uma escola de samba real, a Mocidade Independente de Padre Miguel. Para ela, está sendo construído um espaço para os ensaios, que devem ser iniciados nos próximos dias, com abertura pública e gratuita para qualquer avatar, apaixonado pelo carnaval.

Prêmios e espaços empresariais

A RJ CITY tem uma estratégia minuciosamente preparada para atrair audiência e o empresariado do Second Life. Como já informado, a ilha manterá uma equipe permanente de belos avatares que, além de auxiliar os novatos, também estarão trabalhando como guias turísticos para que os visitantes não percam nenhum detalhe das atrações preparadas. Nas festas realizadas por DJs profissionais, que serão diárias, haverão sorteios de prêmios do 'mundo real', como camisas, convites, ingressos para shows, e muito mais.

Garantida a estratégia para atrair o público, o empresário virtual que possui loja no Second Life poderá alugar espaços já reservados para suas atividades, sem restrição de ramo de atividade. A RJ CITY possui metas de audiência a serem cumpridas com sua pauta de ações. Os resultados serão emitidos em números e todos os envolvidos no projeto terão total transparência nos relatórios.

Fruto do trabalho de profissionais com alto gabarito em conteúdo Second Life, a ilha RJ CITY é um primor em excelência e organização. A direção da ilha espera, através das experiências boas e ruins notadas em outros empreendimentos, seguir com estratégias de acerto baseadas em evitar erros do passado. Independente de como o Second Life se situa na mídia do mundo real hoje, a equipe da RJ CITY não tem dúvidas de que este tipo de iniciativa, uma vez aproveitada de forma sensata, pode trazer grandes retornos aos seus investidores. E convida a todos visitarem as suas instalações, afim de se divertir e de realizar bons negócios.

Clique aqui para ver um álbum com mais fotos da ilha.
Clique aqui para visitar a ilha RJ CITY.

Assista um vídeo promocional da ilha RJ CITY:



Press release: Thiago Pagung
55 021 2672 2549 . Diretor RJ CITY
Mensagens de texto, através de IM.
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Especialista brasileiro em fraudes e crimes virtuais alerta sobre o Second Life

Advogado especializado em fraudes, lavagem de dinheiro e ciber-crimes, e sócio de um dos escritórios mais tradicionais do Brasil, diz que criminosos estão se especializando em agir através dos mundos virtuais.

Em entrevista recente ao InvestNews, o advogado Otto Eduardo Fonseca de Albuquerque Lobo, 40 anos, sócio de um dos mais tradicionais escritórios do País e também representante brasileiro da Fraudnet -- uma entidade criada Câmara de Comércio Internacional com o intuito de combater fraudes, lavagem de dinheiro e ciber-crime, indica quais os tipos de fraudes mais comuns na atualidade e alerta para a especialização cada vez maior dos criminosos, que agora utilizam mundos virtuais como o Second Life para roubo e lavagem de dinheiro. Acompanhe trecho desta entrevista:

InvestNews – Quais os tipos de fraudes mais comuns hoje no Brasil e no mundo?

Lobo – Estatisticamente é certo que todas as empresas, nacionais ou estrangeiras, já foram vítimas de fraude nos últimos dois anos. É certo também que cada uma dessas empresas será novamente vítima de fraude nos próximos anos. Nos Estados Unidos, as perdas por fraudes ocorridas em empresas superam US$ 500 bilhões por ano. Pesquisas demonstram que as formas de fraude que causam maior prejuízo às empresas no Brasil são as efetuadas através do uso de cheques e documentos adulterados, do furto de ativos e do uso indevido de contas de despesas. É muito comum que os empresários brasileiros desconfiem de seus próprios empregados, os qualificando como grande ameaça de fraude, o que pode se mostrar verídico em alguns casos, mas não em sua maioria.

Fora isso, a espionagem industrial também se tornou uma grande preocupação nas empresas brasileiras e estrangeiras nos últimos tempos. Contudo, nenhum desses tipos de fraude mencionados têm crescido tanto quanto a fraude bancária realizada através da internet nos últimos anos em nosso País e no mundo, se configurando atualmente como um grave problema generalizado.

GZM – A tecnologia acaba sendo uma faca de dois gumes quando se trata de dar maior segurança às operações das empresas e deixá-las em situação de maior risco?

Lobo – Há atualmente o emprego de novas tecnologias por parte tanto das empresas como de órgãos estatais com o objetivo de diminuir a ocorrência de fraudes através da proteção dos próprios sistemas das empresas. Outra forma é o processo de busca de fraudadores através do uso de programas capazes de cruzar informações técnicas com maior celeridade, por exemplo.

No entanto, atualmente a demanda por maior tecnologia, principalmente através da disponibilização de serviços pela internet, não pára de crescer. Pode-se inclusive dizer que não é mais uma opção da empresa a utilização desses tipos de serviço com o uso de tecnologia e internet porque, afinal, já faz parte da cultura dos consumidores a utilização deste meio. Dessa forma, mesmo que as empresas invistam pesadamente em tecnologia para reverter esta situação de crescimento de fraude através da internet, elas se tornam cada vez mais expostas aos fraudadores que se especializam em meios tecnológicos e são capazes de aprender a driblar praticamente qualquer mecanismo de defesa virtual depois de um certo tempo de uso, gerando, assim, uma enorme demanda de atualização. Um exemplo de tal situação seriam os serviços bancários oferecidos pela internet que, apesar da adoção de novas tecnologias de defesa, são incapazes de evitar que fraudes aconteçam. A nova onda de casos de fraudes ocorridas em populares mundos virtuais como o “Second Life” também exemplifica o nível de sofisticação alcançado por esses criminosos.

Clique aqui para ler a íntegra desta entrevista.

Escrito por Gilmara Santos e Laura Ignacio, para o InvestNews.
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domingo, 6 de janeiro de 2008

Divirta-se sem pagar nada no Second Life

Depois do Expresso Clix oferecer um verdadeiro guia de locais no mundo real onde se pode fazer a virada do ano quase de graça, é tempo de explorar as soluções grátis de entretenimento do Second Life.

Pelos anos 60 e parte dos anos 70 ir ao baile, em geral era uma das formas de divertimento mais populares entre os jovens. Ali ocorriam, inúmeras vezes, os primeiros encontros amorosos, sob o olhar atento das mães que acompanhavam as filhas adolescentes no salão de dança.

Dançar continua a ser uma actividade em voga, mesmo
em locais virtuais como Second Life. E os temas para dançar
juntinhos não passaram de moda


A dança como atividade social de fim-de-semana era de fato o divertimento maior. Não existia Internet ou sequer o Second Life - o que explica porque na década de 70 a Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo, criada em 1872, em Portugal, por cidadãos civis e policiais da freguesia de Santa Isabel, acabou voltando com toda a força para a prática da dança, que desde bem cedo se tornara uma das atividades principais do grupo.

Nos anos 70 os Alunos de Apolo organizavam competições entre equipes de Lisboa e do Porto, e hoje a Escola de Dança Alunos de Apolo conta com alguns dos melhores praticantes de dança desportiva em Portugal. Nessa época muitos jovens passavam pelos Alunos de Apolo (Maria José Nogueira Pinto aprendeu a dançar o tango ali...) e os mais velhos usaram sempre a pista de dança como receita para a "pernas presas"... e algum encontro amoroso de terceira idade.

Novo salão de baile

Para quê tudo isto? dirá o leitor (se não abandonou a leitura aqui, em busca de assuntos mais relevantes). Para situar o nascimento de um novo espaço de dança, no Second Life, que de certo modo reflete esse mesmo espírito de pista de dança e local de encontros que permanece há três décadas, pelos Alunos de Apolo.

Criado por TPGLourenco Forcella, e amigos, este mesmo do grupo que anda às voltas com a recriação do Rock Rendez-Vous, um novo local de dança - virtual - é o destino indicado para quem pretenda passar as férias e o ano novo, enlaçados, num ambiente dominado pela música portuguesa, e brasileira, feita para momentos românticos. Paradisus in Portucalis é um jardim suspenso no céu, acima da ilha de Portucalis, onde a passagem do ano teve um sabor diferente. E se tiver sede pode sempre descer até o "Caneco", para uma cerveja fresquinha... virtual.

Mas o rock, o jazz, a música clássica e de dança são ainda opções, em tantas hipóteses, que seria difícil fazer a lista - exaustiva - de todas. Isto se quiser dançar, porque você pode também simplesmente sentar com os amigos e escutar música. Ou entrar num frenesi consumista e passar as badaladas comprando, nas lojas sempre abertas do Second Life. As liquidações de shapes, peles, roupas, acessórios e skins, para a chegada das novidades de 2008, já começaram. Aproveite. Ou esqueça tudo isso e vá surfar ou tomar banho em nas praias, agora revitalizadas, com as novas as cores do Windlight, o motor gráfico ambiental que introduziu um novo aspecto ao metaverso. É uma refrescante descoberta para quem achava que conhecida tudo.

Eu sou a Lenda

Não tão refrescante é o ambiente de uma ilha onde, se gosta da sensação de estar só, pode-se viver a aventura de Will Smith no filme Eu sou a Lenda. O game do filme está no Second Life - ainda que não se compare aos jogos que se compra em DVD ou CD-Roms - para os que ousarem lidar com o fio da trama da história de Richard Matheson, agora transferida para a tela, pela terceira vez. A descoberta dos cenários do filme através de Second Life pode ser um empurrão para ir ao cinema e, quem sabe, ler o livro publicado em 1954. São sinais evidentes de que a virada do ano pode servir de ponte para a descoberta de novos e velhos mundos e ficções, através das novas ferramentas da Internet.

Uma nova ferramenta que se deve usar, é o novo, e melhorado, motor de busca do Second Life. Se pesquisar ali, descobrirá dezenas de sugestões, entre espaços de música com concertos "ao vivo", festas animadas ou locais onde pode-se isolar do mundo. Tudo ao alcance dos seus dedos, como no anúncio. E aqui, sem sair de casa. É parte da magia do metaverso da Linden. Correr da meia-noite de Dublin à Nova Iorque, em segundos, escutar o clamor da multidão e... sentar-se de pantufas em casa. Se essa for a sua escolha, o Second Life é a solução mais completa que se pode encontrar.

Escrito por José Antunes, para o Expresso Clix.
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CURTAS DO SECOND LIFE

Antropólogos no Second Life
Na próxima Primavera européia, será publicado o livro "Coming of Age in Second Life: An Anthropologist Explores the Virtually Human", do professor da Universidade de Irvine, Tom Boellstorff. A edição da Princeton University Press traça os resultados da experiência do professor através do seu avatar Tom Bukowski. A obra explora os aspectos da cultura, criatividade e regras sociais do mundo virtual.

A terra de Lincoln
A americana The Alliance Libraries reuniu verbas para a construção, no Second Life, de uma reprodução do lugar de nascimento do presidente americano Abraham Lincoln, incluindo a casa do presidente e da sua passagem pela Casa Branca. O simulador pretende seguir o modelo de outros já existentes no metaverso, como a Ilha do Renascimento, que reproduz a Inglaterra dos Tudor, podendo ser usado para recriações históricas ou para visitar locais virtuais que permitem uma visão mais completa do ambiente e arquitetura na época.

Embaixada sueca
A embaixada sueca no Second Life oferece, desde Novembro, uma exposição permanente sobre o cientista Carl Linnaeus, no seu espaço Second House of Sweden. Inaugurada no ano em que se celebram dois séculos do nascimento do botânico, físico e zoólogo, que todos consideram ser o pai da taxonomia moderna, a mostra reúne representações virtuais de plantas suecas, uma mostra fotográfica e informações variadas sobre o cientista, além de desafiar os visitantes a responderem a questões científicas.

Sony aposta em Home
Em Dezembro, a Sony lançou um concurso para contratação de um produtor de conteúdos responsável pelo seu projeto de mundo virtual para o console PlayStation 3. O candidato tem de definir estratégias em torno da criação da comunidade virtual com que a Sony pretende revolucionar o mundo do entretenimento online. Saiba mais em www.us.playstation.com/jobs.

Escrito por José Antunes, do Expresso Clix

sábado, 5 de janeiro de 2008

Centro Cultural Bradesco realiza oficinas sobre economia e reciclagem digital

Transmitida ao vivo, diretamente do auditório virtual, possibilita a participação do internauta com perguntas, propostas e até apresentação de projetos.

A programação do Centro Cultural Bradesco, no Second Life, traz, em janeiro, um ciclo de oficinas e debates sobre temas sócio-ambientais, todas as segundas-feiras - dias 07, 14, 21 e 28/01-, às 14h e 20h. Transmitida ao vivo, diretamente do auditório virtual, possibilita a participação do internauta com perguntas, propostas e até apresentação de projetos.


Às 14h – Oficina Reciclagem Digital
Com mediação de Sandra Rufino, professora do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica, especialistas discutem a reciclagem de produtos tecnológicos, especialmente do lixo digital, como baterias, computadores, DVDs, entre outros. O objetivo é disseminar a conscientização e ações em torno de impactos sócio-ambientais da cultura digital e soluções para os efeitos do consumo de tecnologia no planeta.

Às 20h - Economia e Cultura da Sustentabilidade
Para completar a programação, o ciclo de palestras reúne especialistas para debater a evolução do cenário sócio-ambiental no Brasil e no mundo.

Todas as segundas-feiras do mês de janeiro, dias 07, 14, 21 e 28, às 14h e 20h.
no Centro Cultural Bradesco

Link: http://tinyurl.com/2ax7xe
Áudio disponível também na rádio online: http://tinyurl.com/28duq2
Para conferir a programação completa do Centro Cultural Bradesco acesse o site: www.fl2.com.br/bradesco

Press release: CLARA Comunicação
Neide Costa / Michele Vitor / Clarice Caldas
Tel 11 3667-9136, 3667-4065
clara@claracomunicacao.com.br

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Momento fashion: News

A cada semana, o Mundo SL traz uma superdica de moda para você!


Modelo: Lucyanni Writer

Cabelo/Hair
Loja/Store: Truth
Modelo/Model: Gillian - Toffee

Vestido/Dress
Loja/Store: Maitreya
Modelo/model: Sendal Dress - Aubergine

Sapato/Shoes
Loja/Store: Maitreya
Modelo/Model: Sassy - Mixed Black

Pele/Skin
Loja/Store: Minnu
Modelo/Model: MMSPale-Earth

Cílios/Lashes
Loja/Store: Sin Skins
Modelo/Model: Vanity Lashes

Brincos/Earrings
Loja/Store: Junk
Modelo/Model: Diamond and Pearl Earring

Bolsa/Bag
Loja/Store: A Red rabbit Couture Purses
Modelo/Model: Tattoo Shoulder Bag

Óculos/Glasses
Loja/Store: Last Call
Modelo/Model: Aviator \Glasses tobacco

Manicure
Loja/Store: Sin Skins
Modelo/Model: Glitter Manicure Pearl

Clique no nome das lojas pata se teleportar ou confira a seção LINKS!
Find Locations for TP in the section LINKS!

Se você quiser fazer o look da sua loja clique aqui!
if you want to send a pic or look from your store, please click here


Venha visitar o Mundo SL Fashion & Art
Lojas: Callie Cline - Vitamin Ci - Dela Shoes- Persona - AnnaH - Cavendish - Tuli - Versteck - Kiana Dulce
E confira os lindos quadros de Claudia Poitier.
Clique aqui para TP: Mundo SL Fashion & Art

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Ondrejka cria blog e ministra aulas

O ex-chefe de tecnologia da Linden Lab está ministrando curso de pós-graduação na área de comunicação online, em uma universidade da California. Ele criou um blog pessoal para mostrar sua evolução pós-Second Life.

Este ano de 2008 deverá ser conhecido como ano em que todos terão voz na internet. Na realidade, extra-oficialmente o mesmo já ocorre. Basta ver o crescimento das redes sociais, participação de leitores em sites de notícias e os já clássicos blogs temáticos.

Cory Ondrejka, um dos criadores do Second Life e autor do Linden Scripting Language, recentemente se desligou do cargo de Chefe de Tecnologia (CTO) da Linden Lab, após sete anos de serviços prestados a empresa e ao desenvolvimento do Second Life. Ele criou um novo blog pessoal por onde seus amigos e admiradores poderão acompanhar sua vida profissional (e também particular), pós-Second Life.

Nos posts já publicados, não se observa nenhuma mágoa ou ressentimento em relação à sua antiga empresa. Talvez uma ponta de ironia em um deles, onde prediz que, em 2008, as equipes montadas por ele na Linden realizarão "coisas maravilhosas neste ano (duh!)". Talvez uma mera brincadeira, pois é muito raro textos refletirem exatamente as emoções. De todo modo, o blog abordará principalmente temas voltados à tecnologias de comunicação via internet, a sua especialidade, bem como assuntos diversos relacionados ao Second Life, mundos virtuais e informática geral.

Aulas de pós-graduação

Em outro artigo publicado, Ondrejka revela que foi convidado em Dezembro a ministrar aulas de pós-gradução em "tecnologias de comunicação online", pela Annenberg School for Communication, um dos braços de TI presentes no campus da Univesity of Southern California (USC). O pedido foi prontamente aceito, devido a sua amizade juntos aos diretores da instituição. As aulas compõe uma série de cursos de tecnologia que a Annenberg promove anualmente. Nesta série, participam dezenas de alunos pré-selecionados e "um mix de excelentes professores", segundo Cory. Ele promete também manter os leitores de seu blog informados sobre estes cursos e curiosidades sobre suas aulas.

Link para o blog de Cory 'Linden' Ondrejka:
http://ondrejka.blogspot.com/

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Previsões para o Second Life em 2008

Exercício de 'futurologia' nos apresenta as grandes mudanças técnicas e sociais, bem como a evolução da concorrência e do impacto externo do metaverso no cenário mundial, neste ano que já começou.

A "bola de cristal" geralmente simboliza o ato de prever acontecimentos futuros. E é sempre muito utilizada nas viradas de ano. Entretanto, existem algumas previsões 'reais' para o Second Life em 2008, que serão muito interessantes observarmos acontecer, ao longo deste ano que se inicia. Separamos estas previsões em quatro categorias específicas: técnicas, sociais, concorrência e impacto externo.

Estas previsões são baseadas em dados reais, não sendo necessariamente meras suposições. Acompanhe:

Previsões técnicas:

1. Linden Lab deverá aperfeiçoar sua plataforma JIRA (centro de conhecimento e comunicação técnica sobre Second Life), tornando-o mais amigável. Poderá ainda melhorar a capacidade de recepção de avisos de problemas por parte dos usuários;
2. Número de acessos simultâneos ao grid continuará crescendo, dos atuais 55 mil para 100 mil usuários, rotineiramente até o segundo semestre deste ano;
3. HTML primitive levará mais tempo para ser efetivado do que o previsto. Inicialmente entraria em um 'preview release' agendado para o último Natal. Contudo, inconsistências técnicas continuam adiando sua liberação para testes públicos;
4. A Linden deverá liberar novas bibliotecas 'open source', relacionadas a interface de usuário, o que permitirá a qualquer um criar seu próprio navegador 3D personalizado.

Previsões sociais:

1. A Verificação de Idade (Age Verification) será finalmente implementada. Como resposta, duas coisas poderão acontecer com isso:

• Maior controle sobre a faixa etária da audiência, por parte dos donos de ilhas e terras;
• Maior distinção entre locais 'pg' e 'mature'. Famílias inteiras poderão conviver tranqüilamente no Second Life, sem dar de cara com material impróprio para menores;
• Grid principal e 'Teen Grid' poderão ser unificados.

2. Usuários brasileiros do Second Life, que já trafegam aos milhares pelas páginas do Orkut, também invadirão as redes nacionais do MySpace e do Facebook.

Concorrência:

Em 2008 surgirá o maior concorrente do Second Life. Primeiro mencionaram que seria o "Playstation 3 Home", ainda fora do ar após dezenas de adiamentos. Em seguida, surgiu um oba-oba em cima do HiPiHi, o mundo virtual chinês com as características mais próximas as do Second Life. Quase um 'clone' no metaverso da Linden (nisso os chineses são os melhores). Contudo, tudo indica que será um grid feito por chineses, para os chineses.

Entretanto, e em silêncio, talvez esteja no Google esta nova 'ameaça'. Em Setembro foi anunciado que a gigante estaria preparando uma mega rede de relacionamento virtual, que incluiria sites sociais, sistema de mapas, conteúdo de criação, tecnologias de navegação 3D, etc. Tudo acessível globalmente, em multiplataformas, de tal jeito que analistas prevêem uma linha muito tênue que separaria os mundos real e virtual. Ou seja, vêm coisa grande por aí e o conceito de metaverso será radicalmente revisto.

Impacto externo:

1. Três grandes companhias preparam sua chegada ao Second Life, dando novo fôlego ao mercado corporativo e publicitário no metaveso da Linden Lab. A IBM tem planos de ampliação de suas atividades e a Coca-cola desistiu de abandonar o Second Life. Disse que fica.
2. Crescerá ainda mais o uso do Second Life para fins acadêmicos e didáticos. Em virtude disso aumentará a pressão das instituições educativas, junto à Linden, no sentido de 'unificar' o grid principal com o 'teen grid'. Pela proposta deles, com o novo sistema de verificação de idade, não será mais necessário isolar os adolescentes dos adultos. Esse controle deverá ser feito pelos donos de terras e ilhas. Muitas instituições de educação ainda não entraram no Second Life porque seu público alvo são os menores de 18 anos, que não podem acessar (ainda) o grid principal, oficialmente.
3. Aumentará o interesse em se estudar o fenômeno dos 'mundos virtuais'. Conseqüentemente, o Second Life voltará ao cenário da mídia, com seu know-how, experiência e como referência absoluta de que o futuro da internet é '3D'. Estes estudos partirão das universidades. Nos Estados Unidos, milhares de teses de doutorado tem como temas os 'mundos virtuais' e as 'redes sociais'.

Com informações do Massively.
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Gato Linden da Semana !

O Mundo Linden abre espaço para divulgação de seu maior patrimônio: nossos leitores. Residentes brasileiros no Second Life terão um espaço permanentemente aberto para se apresentarem à comunidade nacional. Meninas e meninos podem participar.

No 'Gato Linden da Semana' de hoje, vamos falar de DrMorTe Snook, que tem 26 anos na vida real e frequenta o Second Life todos os dias. Devido a influência de seu irmão, se interessou pelo metaverso e passou a fazer parte da comunidade. DrMorTe, que adora estar junto de sua namorada avatar, odeia a lentidão do SL. Saiba mais sobre ele:


Qual o nome do seu avatar e a sua idade na vida real?
"DrMorTe Snook, 26 anos".

Como conheceu e o quê o fez entrar no Second Life pela primeira vez?
"Conheci o Second Life através do meu irmão, de tanto ele jogar acabei gostando e entrando para este mundo virtual".

Desde quando participa do Second Life?
"28/02/2007".

Como escolheu o nome do seu avatar? Tem algo haver com sua vida real?
"O nome DrMorTe era usa em um chat de bate papo antes de entrar pro SL. Este nome não tem nada a ver com a minha vida real, é apenas um nome diferente dos outros pois gosto de ser diferente".

O que mais gosta de fazer no Second Life?
"O que mais gosto de fazer no second life e de fica juntinho com minha namorada (Flor Vita)".

O que mais detesta no Second Life?
"O lag das ilhas".

Que tipo de produtos gosta mais de comprar? Qual a sua loja preferida no Second Life?
"De tudo, não tem nada no second life que eu já não tenha. Loja preferida SiniStyle".

Cite algo que ainda não existe mas que você gostaria de ver no Second Life.
"Jogo de Futebol".

Mencione o nome de um avatar em especial para você, mas que não faz mais parte do Second Life.
"Linda Cale, foi como conheci meu amor Flor Vita".

Mande um alô pra alguém!
"Um oi pro meu amor Flor Vita (Ti amo!) e pro pessoal da Ilha BH (Joaquim, Tatiana, Caveita, Camyla, Juca, JulianoB, Tel, Kalinka, Luci, Sanndra, Luiza, Taty, Spok, Petrukiobh, Buzungo, Gibson, Kenya, Rainha e wildes)".

DrMorTe Snook compõe o casting da agência SLModels AVS
Site: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=30508084
Espaço no SL:
http://slurl.com/secondlife/windward/45/89/457

RCA - Realistic Celebrity Avis é parceira da SL Models AVS
Visite, clicando neste link

Para participar, meninas e meninos devem passar por uma seleção e serem incluídos no casting da SLModels AVS. Para isso, enviem suas fotos, com o nome do seu avatar, para o e-mail paulos.ribeiro@uol.com.br (colocando 'Gata e Gato Linden da Semana' no assunto). Você também pode enviar o link do seu vídeo no YouTube. Os selecionados serão contactados.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Ultimato para residentes que realizam fraudes financeiras no Second Life

Aviso da Linden Lab ameaça usuários que forem pegos em operações irregulares. Contas poderão ser suspensas e lindens dólares apreendidos, com 50% de multa.


O ano de 2008 não será fácil para quem utiliza o Second Life afim ganhar dinheiro fácil, às custas da boa fé dos residentes do metaverso. Em um recente aviso distribuído pela Linden Lab à imprensa especializada, a companhia avisa que aumentará a fiscalização sobre todas operações financeiras a serem realizadas, ou já efetuadas nos últimos quatro meses.

A atitude vem de uma crescente pressão por parte dos usuários que foram lesados pelas diversas quebras de bancos virtuais ocorridas no ano passado. A mais notável é a falência da Ginko Financial, que deixou um rombo de US$ 1.2 milhão de dólares 'reais' no bolso de seus mais de 20 mil correntistas, residentes do Second Life. Estima-se que mais da metade deles abandonaram o metaverso. Um grupo deles, inclusive, aciona a Linden Lab na Justiça dos Estado Unidos, cobrando dela a responsabilidade em seus prejuízos.

O problema é que, hoje, qualquer pessoa pode passar qualquer quantidade de lindens para outra, sem qualquer monitoramento ou fiscalização. Ingredientes estes que geram fraudes. Como resultado da decisão da Linden, um usuário que desejar prejudicar outro poderá ser, em breve, facilmente denunciado pela vítima. Esta denúncia gerará uma suspensão automática da conta do fraudador, pelo menos enquanto ocorrem as investigações. A Linden informa que uma equipe estará sendo recrutada apenas para este trabalho. Além da suspensão, os linden dólares do denunciado também serão bloqueados. A depender do resultado, este residente perderá todos seus lindens ganhos irregularmente, com uma multa de 50% sobre o valor apreendido. Se o caso for muito grave, ou uma reincidência, o avatar é banido em definitivo e seus lindens desaparecem.

Especialistas criticam medidas

Enquanto o novo monitoramento financeiro da Linden não é implementado, analistas avaliam que esta fiscalização poderá acarretar transtornos para avatares reconhecidamente idôneos. Segundo as informações da nota, qualquer usuário poderá ser investigado por apenas uma única denúncia feita por outro usuário. Pode-se criar, aqui, uma nova forma 'griefing', em que residentes honestos poderão ter suas contas bloqueadas subitamente devido a denúncias falsas. Vândalos, portanto, podem utilizar a medida para prejudicar outros avatares legítimos.

Além desse 'efeito colateral', a Linden não especifica exatamente o quê constitui "operações fraudulentas" de dinheiro. Existem 'n' formas de se obter o chamado 'dinheiro em excesso', desde a invasão contas, de outros usuários, até o sucesso de negócios virtuais legitimados. Enquanto a empresa não esclarecer melhor esta questão, não há como medir o quão perigosa pode ser esta decisão.

Em um mundo como o Second Life, especialmente concebido para facilitar o comércio online, mas com diversas 'lacunas de segurança', fica difícil impedir que alguns mal-intencionados queiram explorá-las para benefício próprio. A expectativa é que a Linden reveja os critérios para efetivação desta medida. A reportagem da Wired contactou a diretoria administrativa do Second Life e, até o fechamento desta matéria, não houve nenhuma resposta aos nossos questionamentos.

Origem: Wired.
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Benazir Bhutto ganha memorial no Second Life

A criadora do espaço afirma que não o criou por motivos políticos, mas sim por motivos humanitários.

A ex-primeira ministra paquistanesa Benazir Bhutto, assassinada no último dia 27 de dezembro em um atentado, recebeu uma homenagem de seus simpatizantes no Second Life. Um espaço em sua memória foi erguido no alto de uma montanha, onde os residentes podem acender velas em sua memória. Bhutto era candidata à presidência pelo partido de centro-esquerda do Paquistão -- que faz oposição ao atual presidente Pervez Musharraf -- e já ocupou o cargo de primeira-ministra duas vezes, um feito inédito para uma mulher naquele país. Sua morte foi motivada por sua oposição aos extremistas islâmicos e sua disposição de aproximar o Paquistão do ocidente.

A criadora do espaço, Jeannette Forager, afirma que não criou o espaço por motivos políticos mas sim humanitários. "A politica paquistanesa é irrelevante. O que me importa é expressar minhas condolências pela dor e sofrimento aos paquistaneses e aos familiares de Bhutto. Através do SL sou capaz de criar uma oportunidade para todos nós oferecermos nosso apoio e compaixão", comentou Forager ao Second Life Informa.

O memorial de Benazir Bhutto fica no alto de uma montanha e para colocar velas ou flores ali basta enviá-las para Jeannette. No próximo dia 06 de janeiro, às 14h (horário do SL), uma vigília ocorrerá no espaço dedicado à Benazir Bhutto e seus admiradores poderão discutir e relembrar os momentos importantes de sua carreira política.

SLURL: slurl.com/secondlife/Wells/147/196/60.

Origem: Second Life Informa.
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Avatares do Second Life pela ótica da sociologia e da psicologia

Livro lançado no hemisfério norte procura medir a relação entre um avatar e seu criador, e os impactos deste relacionamento nos mundos físico e virtual.

O que é um avatar? Por que existem quase um bilhão deles e quem os usa? Os avatares provocam impacto na vida real, ou são apenas um conceito originário de videogames? Um avatar é uma criação eletrônica inspirada em seu próprio criador, ou é apenas um em um bilhão de veículos virtuais trafegando nas auto-estradas online? Podemos utilizar nossos avatares para nos conectar a outras pessoas, ou eles apenas nos isolam ainda mais? Estaríamos nos tornando mais parecidos com nossos avatares ou eles estão se tornando mais parecidos conosco?

No livro "I, Avatar: The Culture and Consequences of Having a Second Life" (2007, Ed. New Riders), Mark Stephen Meadows responde algumas destas questões e, o mais importante, levanta centenas de outras perguntas em sua exploração dos avatares e das fascinantes possibilidades que eles detém. Em sua pesquisa sobre avatares, na ótica da sociologia, psicologia, política, história e arte, o autor mudará a forma como você vê um simples perfil online e revoluciona a idéia dos "indivíduos virtuais" como parte de nossas vidas, tanto na primeira como na segunda.

A publicação, por enquanto, está a venda somente nos Estados Unidos e na Europa.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Second Life foi destaque publicitário em 2007 com aparição "The Office"

O Hollywood Reporter colocou o metaverso da Linden Lab em evidência no ranking de "inserção efetiva de produto" através de programas para TV.

Na última semana de 2007, o Hollywood Reporter apresentou seu ranking anual "Top 10 de inserções de produto mais efetivas", através de programas televisivos. Ou seja, uma lista em que se mostram quais marcas foram mais fixadas na mente dos telespectadores, após sua exibição na TV, em horários não-publicitários.

O Second Life surpreendeu e aparece na 8ª posição deste ranking, graças a sua aparição no seriado "The Office". No episódio exibido em 25 de Outubro, o auxiliar administrativo Dwight Schrute calcula a taxa de câmbio para troca de dólares por lindens e outros hábitos praticados em pleno horário de trabalho.

A lista do Hollywood Reporter tem por objetivo mostrar como os programas de TV influenciam a percepção do público sobre um determinado produto, ou marca. A presença do Second Life nesta lista aparenta indicar que sua proximidade com o personagem de Steve Carell deu, a um número grande de pessoas, uma razão para explorar o mundo virtual. Mas não necessariamente para matar a mesma curiosidade sobre "garotas avatares super sexys", de Dwight.

Assista um trecho do episódio de "The Office" em que o Second Life aparece:



Com informações o Wired.
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terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Mac OS X Leopard trava o Second Life

Versão mais recente do sistema operacional da Apple está conflitando com o motor de renderização gráfica do navegador 3D da Linden Lab.

Residentes usuários do Second Life, que acessam o metaverso através de computadores da Apple, utilizando a versão para Mac OS X do navegador SL, estão tendo uma surpresa desagradável ao efetuar o upgrade de seus sistemas operacionais para nova versão "Leopard".

Uma incompatibilidade detectada no motor de renderização gráfica 3D do Second Life e o gerenciador gráfico do Leopard está provocando travamento do navegador da Linden no momento da sua inicialização.

Há alguns meses, foi reportado um bug no Quicktime Player, pelo qual hackers poderiam invadir a conta de um avatar e transferir para outro todos os seus linden dólares. Chegou-se até a se solicitar que todos os donos de terras desativassem provisoriamente seus streamings de vídeo, o que para muitos causou um embaraço muito grande, pois para eles este recurso era indispensável para seus negócios virtuais. Felizmente o problema sobrepujava o Second Life e a Apple em pouco tempo disponibilizou uma correção para a falha.

O problema do conflito gráfico com o Leopard se assemelha aos problemas detectados com usuários de Windows Vista, no primeiro semestre de 2007. A solução veio através de um trabalho em paralelo realizado pela Linden Lab, Nvidia e ATI, quando ambos disponibilizaram, quase que simultaneamente, versões que tornavam seus softwares e firmwares amplamente compatíveis com o motor gráfico no Vista.

No caso do Leopard, já foi confirmado que a Apple está trabalhando em uma correção em seu gerenciador gráfico, visto que outros softwares "for Mac" com engenharia semelhante de renderização 3D, o que inclui alguns games, também estão observando o mesmo problema. Não há ainda uma previsão de data para disponibilização desta correção. Especialistas recomendam que usuários de Mac OS X instalem, se possível, as duas versões do sistema em seu equipamento, em método 'dual boot' (não sabemos ainda sobre esta possibilidade) e rodem o Second Life somente na versão "X" (10). Para quem ainda não migrou seu sistema para o "Leopard", a sugestão é não fazê-lo ainda, até que a correção fique pronta e disponível para download e instalação.

A Linden Lab até o momento não se manifestou a respeito.

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segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Tiny Empires: o HUD game que é a nova febre do Second Life

Cada vez mais residentes estão participando desta espécie de RPG 'on screen', que reproduz as relações comerciais e hierárquicas da Inglaterra, na idade média. O objetivo é conseguir terras, riquezas e respeito.

Uma novidade interessante tem agitado aqueles residentes que buscam no Second Life um meio de puro entretenimento, e não apenas uma mídia para realização de negócios. Milhares de avatares já estão participando do Tiny Empires ("Pequenos Impérios"), o primeiro HUD game do metaverso, sem qualquer relação com o próprio universo 3D da Linden. Ou seja, é uma espécie de passatempo na sua tela, que não interfere nas suas ações dentro do Second Life. Calcula-se que já existam mais de 7.000 usuários ativos neste HUD game, onde sua versão 'trial' pode ser distribuída livremente, o que ajuda em muito a sua propagação.

O Tiny Empires é um games multi-player massivo, produzido em método HUD, onde objetos aparecem somente na tela do usuário e não são vizíveis aos outros residentes. Trata-se de um jogo no estilo RPG, ambientado da Inglaterra medieval, entre os anos de 1.100 e 1.200 d.C.. O objetivo é tornar-se o senhor de seu próprio "império", adquirindo terras, angariando riquezas e obtendo "seguidores".

Hierarquia

Ao iniciar o game, você deve prestar juramento a um "liege", uma espécie de senhor feudal, que na verdade é um jogador veterano. Você passa a ser um "liege's subject" (seguidor do lorde). Outros 'seguidores' deste mesmo senhor são seus 'colegas'. O seu lorde pode ser um seguidor de um lorde ainda maior, seguindo uma escala hierarquica que vai até o 'rei'. Eventualmente você ganhará seus próprios seguidores. Todas estas funções hierárquicas são desempenhadas por outros residentes do Second Life, que jogam Tiny Empires junto com você.

De tempos em tempos você tem que pagar impostos da sua renda ao seu 'liege'. Na idade média, os impostos eram chamados 'homenagens' (homages), como também é em Tiny Empires. Sua 'homenagem' depende do seu nível de nobreza. Ou seja, quanto mais nobre for sua colocação, menor é o valor da sua 'homenagem'. Portanto, sua renda pode vir de duas fontes:

1 - Homenagens a partir de seus 'seguidores';
2 - Terras que você possui. Cada acre de terra que você tem, produz uma certa quantidade de 'ouro', em função da sua taxa de produtividade.

Vale salientar que as 'terras' e o 'ouro' obtidos em Tiny Empires não representam as terras de Linden Lab e linden dólares respectivamente. Não sabemos ainda, se é possível trocar estes patrimônios entre os jogadores, o que permitiria o comércio virtual de hierarquia ou riquezas geradas no TE.

Iniciando

Quando você participa do Tiny Empires pela primeira vez, tem de obter um 'liege' (lorde) do qual se tornará um 'seguidor'. Este liege pode vir a você pela sua escolha. Basta estar próximo a outro avatar conhecido que esteja jogando TE e, pelo HUD, atribuir a ele a função de 'liege'. Se ele já for 'liege' de outro avatar, você será incluído à sua lista. Caso não queira escolher seu 'liege', você poderá atribuir esta prerrogativa ao 'King' (Rei), que indicará um 'liege' do qual você será seu seguidor. Assim, você iniciará sua escalada hierarquica em Tiny Empires. A sua elevação social neste jogo dependerá da sua dedicação a gastar alguns momentos do seu tempo no mesmo.

Turnos

O Tiny Empires é um game baseado também em turnos, onde cada turno representa um mês no tempo do jogo. Você poderá ver a data no canto superior esquerdo do HUD. A cada turno, o jogo lhe apresentará diversos avisos e ofertas, nos quais você poderá selecionar basicamente SIM ou NÃO. Assim sendo, suas decisões direcionarão sua história no game. O HUD também mostra listas de seguidores e um relatório das atualização de suas reservas de bens, e de ouro, após o último turno.

Os turnos mudam automaticamente após alguns minutos, enquanto você está logado no Second Life. Quando existe uma oferta de SIM e NÃO disponível, você deverá responder a ela antes a virada do próximo turno. Caso não o faça em tempo hábil, sua resposta será travada e executada pelo game. O relógio no canto superior direito do HUD mostra quando tempo você tem para responder até a virada do próximo turno.

Onde começar

O HUD Tiny Empires não é gratuito. Mas você pode conseguir uma versão 'trial' do game, para experimentá-lo, na land da Ultralite Design. No mesmo local, quando se decidir, poderá comprar o HUD completo do game. A versão 'trial' é liberada para cópia, sendo que o autor incentiva aos jogadores que distribuam suas cópias para outros avatares, afim de que a rede Tiny Empires cresça o mais rápido possível. Mais uma vez, um grande exemplo de sucesso baseado em uma idéia inteligente e no uso do 'marketing viral'.

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domingo, 30 de dezembro de 2007

Second Life Ballet melhora auto-estima de pessoas deficientes no mundo real

Ir o ballet não é fácil para algumas pessoas. Mas o SLBallet permite que deficientes e doentes em hospitais vejam e até participem das apresentações. É uma aventura extra permitida por Second Life. E grátis.

E por que razão alguém veria um bailado executado por figurinhas que parecem marionetes pulando e saltando numa tela de computador? Porque, como escreveu numa edição do Second Life Herald o avatar Pixeleen Mistral, depois de assistir a uma apresentação, "no final do primeiro ato, percebi que a mesma resposta emocional que teria ante um espectáculo de dança no mundo real está presente no mundo virtual". É disso que se trata, afinal. E não será tão diferente - não pode ser - da emoção que alguém pode sentir ao ver um filme no cinema e identificar-se com as emoções transmitidas pelos atores.

O elenco do SLBallet agradece ao público no final de uma apresentação

Essa capacidade de transmitir emoção foi, afinal, uma das razões para a criação do SLBallet, em Fevereiro de 2007, como uma das mais importantes instituições de dança do Second Life. Concebido por Inarra Saarinen, fundadora e diretora da companhia, o Second Life Ballet extende ao mundo virtual a experiência da autora na vida real, onde é bailarina e coreógrafa para palco, filmes e vídeo.

A vontade de experimentar o potencial de um espaço virtual para o desenvolvimento de uma estética e vocabulário novos, aplicados à dança, levou Saarinen a formar uma companhia onde, fruto da liberdade criativa do Second Life, os intérpretes podem tomar outras formas além da humana. Tigres, dragões e aves são, afinal, parte da variedade de formas que os avatares poderão assumir. Para os atores, isso representa um potencial acrescido na arte da transformação, que pode ser efetuada no palco, diante da audiência, contribuindo para a magia do espetáculo.

Um novo bailado

Com atuações regulares no simulador da IBM, em um calendário que pode ser consultado na Internet, no site da companhia, o SLBallet passou por este período de festas com uma representação especial do "Quebra-Nozes", em uma adaptação para Second Life. O lançamento da temporada sucedeu com a estréia de uma peça em três atos, "Olmannen", uma história concebida e coreografada pensando no mundo virtual, que serve de palco à companhia. E a peça original "Windows" integrou também o calendário de 2007.

Para Inarra Saarinen, a passagem da peça para um palco virtual abre novas fronteiras. A direcora salienta que muitos, do público presente nos espectáculos, confessaram não assistir ter hábito de ir ao teatro, na vida real, mas que ficaram empolgados com a experiência no Second Lifge, o que contribui para divulgar o bailado como arte também no mundo real. Ao mesmo tempo, esta apresentação pode ser acessada por pessoas com limitações físicas, que teriam alguma dificuldade em deslocar-se a uma sala de espectáculos na vida real. Claro que existem gravações de danças artísticas em DVD e transmissões pela TV, também. Mas nunca com o ritmo dos bailados do SLBallet... que ainda por cima pode ser assistidos gratuitamente.

Dança para todos

Pessoas em cadeiras de rodas, com dificuldades em frequentar locais com muita gente, ou pessoas com doenças terminais são alguns dos visitantes regulares, um indicador precioso sobre o potencial das atividades lúdicas deste tipo, disseminadas para audiências através de Second Life. Além disso, as pessoas podem experimentar dançar, sem necessitarem sequer fazer qualquer exercício físico, o que pode ser uma forma de libertação para, por exemplo, pessoas com deficiências físicas gravez, em uma área onde o Second Life se tem revelado notada relevância. Essa participação contribui, ao mesmo tempo, para aumentar a audiência das apresentações, o que só pode ser benéfico para a dança artística como um todo.

Construído com uma nova linguagem, adaptada para o mundo virtual, o bailado do SL Ballet corre transversalmente por todos os tipos de dança, da clássica à contemporânea, explorando novas fronteiras que dificilmente serão apreciadas em outros locais. Histórias e coreografias originais, suportadas por música concebida propositadamente, servem de suporte para uma companhia de bailado que reúne amadores entusiastas e também profissionais do mundo da dança, em todo o mundo, reunidos em torno de um sonho comum: levar o bailado mais longe, pelos caminhos da virtualidade. O apoio da IBM parece um bom sinal de que as noites de dança artística no Second Life deverão continuar.

Escrito por José Antunes, para o Expresso Clix.
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CURTAS DO SECOND LIFE

Samsung procura criadores
Ciente de que os mundos virtuais são a próxima geração da Web, a Samsung Computer Science Lab procura pesquisadores capazes de implementar soluções de convergência entre os mundos virtuais, as tecnologias da Internet e os produtos eletrônicos para o consumidor. Mais informação você encontra no site www.jobs.samsungusa.com.

França 6 x 0 Alemanha
Seis a zero foi o resultado do jogo amigável entre as equipes da França e Alemanha realizado no estádio de futebol da equipe francesa, em um dos vários jogos entre equipes européias que ali têm decorrido com alguma regularidade. No Second Life, claro, onde o estádio Victoria tem arquibancada, um gramado virtual à espera dos jogadores e adeptos do futebol. Um sinal a mais de que o Second Life continua aberto a todas as paixões. De fato, são várias as equipes reais que têm, também, lugar no mundo virtual.

Emprego real
A partir de 15 de Janeiro o grupo francês Apside, associado a grandes projetos europeus na área de informática, abre um espaço para recrutamento, no Second Life, de especialistas nas suas áreas de intervenção. Um funcionário, responsável pela realização das entrevistas com potenciais candidatos, estarpa disponível para mais informações no espaço Liberta, no metaverso. É um sinal a mais de que a procura de funcionários continua se ampliando nos mundos virtuais.

Egito recuperado
Visitar o Egito é um desejo de muitos que pode ser realizado sem custos, a partir de sua casa ou escritório. A avatar Aura Lily decidiu recriar artefatos e a arquitetura do antigo Egito, no Second Life, oferecendo a todos a oportunidade de visitarem um pedaço da nossa história coletiva. Obviamente, não é como uma visita real. Porém, é um local muito interessante com aplicações educativas, onde pais, alunoes e professores poderão aproveitar, gratuitamente.

Escrito por José Antunes, do Expresso Clix
iG e Kaizen Games fecham 2007 com chave de ouro no Second Life

Vários DJs se revezaram durante toda a noite com uma mistura de house, pop, rock e hip-hop animando as pistas dos iates da Prosperidade e da Felicidade.


Uma multidão de avatares aproveitou para dançar e comemorar a chegada de 2008 até o sol raiar na madrugada deste sábado. A festa, promovida pela Mainland Brasil, começou na noite de ontem, sexta, 28 de dezembro, às 21h30 e, a partir daí, a agitação não parou mais.

Vários DJs se revezaram durante toda a noite com uma mistura de house, pop, rock e hip-hop animando as pistas dos iates da Prosperidade e da Felicidade, especialmente construídos para desejar um ano novo pleno de realizações para a comunidade que invadiu o Second Life em 2007 e colocou o Brasil na disputa pela segunda posição no ranking mundial de residentes ativos.

Além da bela vista para o mar, o ambiente foi decorado com uma enorme garrafa de champagne e um relógio com a contagem regressiva para 2008. Os avatares mais animados da noite receberam um incentivo a mais para entrar no ano novo com o pé direito: no convés de cada iate placas permitiam ao público se candidatar e votar nos avatares que mais se destacaram. Quem dançou mais saiu de lá com L$ 150 no bolso.

E se você também passou esta noite se confraternizando e se divertindo nos iates da Felicidade e da Prosperidade, aproveite para votar naquele que para você foi o melhor DJ da noite pelo site da KAIZEN Games. Além da fama, o DJ sortudo começará 2008 com mais L$ 5.000 no seu inventário. Mas, se depender dos avatares que chacoalharam os dois iates de tanto dançar, vai ser difícil escolher o melhor momento desta festa que selou 2007 na comunidade brasileira do Second Life como um grande ponto de encontro para amizades e descobertas.

Press release: Margot Pavan . Second Life Informa.
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Reveillon brasileiro no Second Life terá participação internacional

A Festa do Reveillon Internacional é mais uma iniciativa brasileira no metaverso,que será promovida pela Ops.

Venha comemorar a chegada do futuro no Second Life. Na noite da virada de 2007 para 2008 a cantora italiana Yanil Matos (foto) fará um show exclusivo com a participação de inúmeras atrações internacionais! Prepare seu avatar e compareça!

A Festa do Reveillon Internacional é mais uma iniciativa brasileira no Second Life. Promovido pela Ops – Alcântara Machado Publicidade, a festa irá começar a partir das 23 horas do dia 31 na Iha Alligator. Localize a Ilha no mapa do SL e teleporte-se!

Press release: Roberta Alvarenga.
Cafeína Estúdio . www.cafeinaestudio.com.br
robertacafeina@gmail.com