terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Marte: Nasa estuda o uso do Second Life para treinamento dos astronautas

Além do metaverso Linden, outros mundos virtuais podem ser utilizados. O objetivo é habilitar psicologicamente as equipes a suportarem grandes períodos de isolamento e confinamento.


A próxima missão da Nasa, que envolve levar um astronauta a Marte, é uma das mais desafiadoras para a história da exploração espacial. Estima-se que a viagem até o planeta vermelho irá durar praticamente 800 dias no espaço, dentro de uma nave com apenas uma equipe de exploradores. Tanto tempo vivendo em um espaço tão contido poderá levar os astronautas à depressão, e para contornar este problema, uma das soluções pesquisadas atualmente pela agência espacial norte-americana, conforme informou a Wired, envolve a criação de um metaverso no estilo Second Life para que os astronautas possam conviver com seus amigos e familiares, virtualmente.

A arquiteta chefe do laboratório da Nasa, Jeanne Holm, explica o que pretende com o projeto: "Queremos ajudar nossos longínquos exploradores a 'ligar pra casa' de uma forma que eles possam sentar-se à mesa com sua família, ajudar seus filhos com o dever de casa e analisar as últimas notícias da Terra em tempo real".

O maior desafio da Nasa é conseguir uma conexão simultânea entre a grande distância que separa a Terra de Marte. O atraso de alcance do sinal entre os dois planetas pode ser de até 60 minutos pelas atuais tecnologias de transmissão TCP/IP da Internet, o que significa que um simples comando de texto demoraria uma hora para ser lido aqui na Terra. Imagine então como seria o "lag" dentro de um ambiente gráfico complexo como o Second Life.

Os pesquisadores estão concentrados agora em contornar o atraso interplanetário que separa os dois mundos. É importante lembrar que esse tipo de pesquisa favorece -- e muito -- o avanço tanto da conectividade que possuímos hoje, assim como a do metaverso para usuários comuns que não planejam ir a Marte nos próximos anos.

Origem: Second Life Informa.

Nenhum comentário: