domingo, 6 de janeiro de 2008

Divirta-se sem pagar nada no Second Life

Depois do Expresso Clix oferecer um verdadeiro guia de locais no mundo real onde se pode fazer a virada do ano quase de graça, é tempo de explorar as soluções grátis de entretenimento do Second Life.

Pelos anos 60 e parte dos anos 70 ir ao baile, em geral era uma das formas de divertimento mais populares entre os jovens. Ali ocorriam, inúmeras vezes, os primeiros encontros amorosos, sob o olhar atento das mães que acompanhavam as filhas adolescentes no salão de dança.

Dançar continua a ser uma actividade em voga, mesmo
em locais virtuais como Second Life. E os temas para dançar
juntinhos não passaram de moda


A dança como atividade social de fim-de-semana era de fato o divertimento maior. Não existia Internet ou sequer o Second Life - o que explica porque na década de 70 a Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo, criada em 1872, em Portugal, por cidadãos civis e policiais da freguesia de Santa Isabel, acabou voltando com toda a força para a prática da dança, que desde bem cedo se tornara uma das atividades principais do grupo.

Nos anos 70 os Alunos de Apolo organizavam competições entre equipes de Lisboa e do Porto, e hoje a Escola de Dança Alunos de Apolo conta com alguns dos melhores praticantes de dança desportiva em Portugal. Nessa época muitos jovens passavam pelos Alunos de Apolo (Maria José Nogueira Pinto aprendeu a dançar o tango ali...) e os mais velhos usaram sempre a pista de dança como receita para a "pernas presas"... e algum encontro amoroso de terceira idade.

Novo salão de baile

Para quê tudo isto? dirá o leitor (se não abandonou a leitura aqui, em busca de assuntos mais relevantes). Para situar o nascimento de um novo espaço de dança, no Second Life, que de certo modo reflete esse mesmo espírito de pista de dança e local de encontros que permanece há três décadas, pelos Alunos de Apolo.

Criado por TPGLourenco Forcella, e amigos, este mesmo do grupo que anda às voltas com a recriação do Rock Rendez-Vous, um novo local de dança - virtual - é o destino indicado para quem pretenda passar as férias e o ano novo, enlaçados, num ambiente dominado pela música portuguesa, e brasileira, feita para momentos românticos. Paradisus in Portucalis é um jardim suspenso no céu, acima da ilha de Portucalis, onde a passagem do ano teve um sabor diferente. E se tiver sede pode sempre descer até o "Caneco", para uma cerveja fresquinha... virtual.

Mas o rock, o jazz, a música clássica e de dança são ainda opções, em tantas hipóteses, que seria difícil fazer a lista - exaustiva - de todas. Isto se quiser dançar, porque você pode também simplesmente sentar com os amigos e escutar música. Ou entrar num frenesi consumista e passar as badaladas comprando, nas lojas sempre abertas do Second Life. As liquidações de shapes, peles, roupas, acessórios e skins, para a chegada das novidades de 2008, já começaram. Aproveite. Ou esqueça tudo isso e vá surfar ou tomar banho em nas praias, agora revitalizadas, com as novas as cores do Windlight, o motor gráfico ambiental que introduziu um novo aspecto ao metaverso. É uma refrescante descoberta para quem achava que conhecida tudo.

Eu sou a Lenda

Não tão refrescante é o ambiente de uma ilha onde, se gosta da sensação de estar só, pode-se viver a aventura de Will Smith no filme Eu sou a Lenda. O game do filme está no Second Life - ainda que não se compare aos jogos que se compra em DVD ou CD-Roms - para os que ousarem lidar com o fio da trama da história de Richard Matheson, agora transferida para a tela, pela terceira vez. A descoberta dos cenários do filme através de Second Life pode ser um empurrão para ir ao cinema e, quem sabe, ler o livro publicado em 1954. São sinais evidentes de que a virada do ano pode servir de ponte para a descoberta de novos e velhos mundos e ficções, através das novas ferramentas da Internet.

Uma nova ferramenta que se deve usar, é o novo, e melhorado, motor de busca do Second Life. Se pesquisar ali, descobrirá dezenas de sugestões, entre espaços de música com concertos "ao vivo", festas animadas ou locais onde pode-se isolar do mundo. Tudo ao alcance dos seus dedos, como no anúncio. E aqui, sem sair de casa. É parte da magia do metaverso da Linden. Correr da meia-noite de Dublin à Nova Iorque, em segundos, escutar o clamor da multidão e... sentar-se de pantufas em casa. Se essa for a sua escolha, o Second Life é a solução mais completa que se pode encontrar.

Escrito por José Antunes, para o Expresso Clix.
Publicidade:

Nenhum comentário: