segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Fiat é a primeira montadora brasileira a lançar ilhas no Second Life

Líder de vendas pelo 6º ano, a Fiat inaugura uma fábrica virtual inédita no SL que detalha a montagem de um carro.

A Fiat, líder de vendas pelo 6º ano, é a primeira montadora brasileira a lançar duas ilhas sustentáveis no Second Life. Desenvolvido pela AgênciaClick, o espaço virtual 3D tem um grau de complexidade que desafia o senso comum e aproveita os recursos que a plataforma SL oferece. Na verdade, são duas ilhas que abusam da liberdade no espaço virtual e trazem a primeira e única fábrica de montagem de automóveis on-line, onde bonecos representam operários, reunindo peças para criar carros e representar, de forma lúdica e detalhada, as etapas de produção da montadora.


Além da fábrica, as ilhas terão o espaço da Cittá Fiat, um conjunto de edifícios corporativos, onde fica o quartel-general da empresa, uma galeria de arte, museu com a história da montadora e informações atuais dos modelos e da empresa. A inauguração das ilhas será hoje, dia 7 de janeiro, às 20h, no Second Life (clique aqui), com uma festa comemorando a liderança da Fiat no mercado brasileiro em 2007.

Fomos os pioneiros entre as montadoras no Second Life no Brasil com o primeiro outdoor e agora inovamos mais uma vez, colocando neste mundo virtual as ilhas da empresa. Nossa idéia é que o internauta tenha o máximo de informações sobre a Fiat de maneira divertida e interativa – conta João Batista Ciaco, diretor de Publicidade e Marketing de Relacionamento da Fiat.

A fábrica oferece uma versão divertida para os visitantes conhecerem o passo a passo da montagem de cada componente: chassi, transmissão, pneus, motor, bancos, carroceria e pintura. Na saída da fábrica, o usuário é convidado a dirigir o Punto, eleito o Carro do Ano 2008, numa pista que funciona como uma apresentação interativa. Ao final do caminho, o motorista é convidado a sair do carro e descobrir que a pista é na verdade um gráfico representativo que mostra o crescimento e a liderança da Fiat entre as montadoras no Brasil. O Fiat Punto ganha destaque ainda em outras áreas da ilha, logo na chegada, há um display 3D giratório que valoriza o design e exibe um slideshow com os features do veículo.

Tecnologia de Ponta e Festas – As ilhas são formadas por praças circulares e estão conectadas uma a outra. Além da fábrica, estão representadas nelas as iniciativas da Fiat em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, como o Palio Elétrico, que é apresentado ao visitante em forma de uma escultura digital e banners que trazem as informações técnicas e explicam os vários aspectos do projeto.

As ilhas Fiat têm ainda um lounge, criado para abrigar festas e shows, além de contar com um espaço para o usuário posar para uma foto no comando do Punto. A imagem vira um cartão-postal, que pode ser salva no computador ou enviada por e-mail a um amigo,convidando-o a conhecer o arquipélago.

Uma recepcionista atenderá os visitantes, das 12h às 0h, para orientar, tirar dúvidas sobre a navegação no Second Life e apresentar os diferentes espaços da ilha, como a Casa Fiat de Cultura, o Show-Room e o Auditório montados em uma estrutura cônica que flutua acima das nuvens. Nos dois primeiros níveis, o internauta encontra um espaço criado para abrigar mostras de arte ou exposições sobre a Fiat e os carros que fizeram a sua história. O terceiro nível traz uma nova abordagem ao conceito de show-room automotivo. Os carros da Fiat ficam expostos em plataformas aéreas com telas explicativas suspensas que exibem outras informações em texto e imagem. O terceiro e último nível é o auditório da Ilha Fiat, projetado para ser palco de palestras, cursos, coletivas de imprensa e todo tipo de evento envolvendo platéia e conteúdo de áudio e vídeo. Seu design acomoda os participantes em cabines estilizadas.

Fiat - A Fiat é a montadora líder de vendas por 6 anos no mercado brasileiro. A empresa bateu recordes de produção e vendas, com um total de 607.598 mil veículos emplacados, e investe sempre em ações inovadoras na internet. A montadora é a primeira no segmento a lançar ilhas no metaverso Second Life.

AgênciaClick - Em 15 anos , a AgênciaClick (www.agenciaclick.com.br) tornou-se a maior agência on-line e de interatividade do País. Com mais de 300 projetos realizados, ela foi premiada com 17 CyberLions no Festival de Publicidade de Cannes, além de ouros, pratas e bronzes no Festival de Publicidade El Ojo, One Show Interactive, Festival Internacional de Publicidade em Língua Portuguesa , Clube de Criação de SP e o tetracampeonato no Prêmio MMOnline, como Agência do Ano. A AgênciaClick possui escritórios em São Paulo , Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília. Mais de 300 colaboradores formam a equipe especialista em produzir campanhas de sucesso.

Press release: Fan Comunicação – T: 11 5505-0807
Roberta Paixão – roberta@fan.inf.br
Elisandra Escudero – elisandra@fan.inf.br
Publicidade:

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá. O projeto da Fiat é bem legal. Mas a empresa não é pioneira no lançamento de uma fábrica que mostra, passo a passo, a montagem dos carros. Na ilha Copacabana, o stand da Citroën já disponibiliza o acesso virtual à fábrica da montadora no metaverso desde o ano passado. Vale a pena conferir.