domingo, 6 de janeiro de 2008

CURTAS DO SECOND LIFE

Antropólogos no Second Life
Na próxima Primavera européia, será publicado o livro "Coming of Age in Second Life: An Anthropologist Explores the Virtually Human", do professor da Universidade de Irvine, Tom Boellstorff. A edição da Princeton University Press traça os resultados da experiência do professor através do seu avatar Tom Bukowski. A obra explora os aspectos da cultura, criatividade e regras sociais do mundo virtual.

A terra de Lincoln
A americana The Alliance Libraries reuniu verbas para a construção, no Second Life, de uma reprodução do lugar de nascimento do presidente americano Abraham Lincoln, incluindo a casa do presidente e da sua passagem pela Casa Branca. O simulador pretende seguir o modelo de outros já existentes no metaverso, como a Ilha do Renascimento, que reproduz a Inglaterra dos Tudor, podendo ser usado para recriações históricas ou para visitar locais virtuais que permitem uma visão mais completa do ambiente e arquitetura na época.

Embaixada sueca
A embaixada sueca no Second Life oferece, desde Novembro, uma exposição permanente sobre o cientista Carl Linnaeus, no seu espaço Second House of Sweden. Inaugurada no ano em que se celebram dois séculos do nascimento do botânico, físico e zoólogo, que todos consideram ser o pai da taxonomia moderna, a mostra reúne representações virtuais de plantas suecas, uma mostra fotográfica e informações variadas sobre o cientista, além de desafiar os visitantes a responderem a questões científicas.

Sony aposta em Home
Em Dezembro, a Sony lançou um concurso para contratação de um produtor de conteúdos responsável pelo seu projeto de mundo virtual para o console PlayStation 3. O candidato tem de definir estratégias em torno da criação da comunidade virtual com que a Sony pretende revolucionar o mundo do entretenimento online. Saiba mais em www.us.playstation.com/jobs.

Escrito por José Antunes, do Expresso Clix

Nenhum comentário: