terça-feira, 24 de julho de 2007

10 coisas que você precisa saber sobre o Second Life

Na última edição da revista Newsweek, a publicação dispõe, em matéria de três páginas, uma série de considerações a respeito do metaverso. A revista desmistifica vários conceitos errados sobre o Second Life.

1 - Second Life não é um jogo.
No início, Philip Rosadale dizia que "Eu não estou construindo um jogo. Estou construindo um país". Hoje, seu projeto é mais do que um país, mas um metaverso multiplataforma, desenvolvido para permitir a liberdade de criação de objetos e comunidades de relacionamento. Não existem inimigos para combater, nem fases para superar. Apenas ferramentas para interagir e exercer a criatividade, além de negócios em cima destas idéias. Se fosse um jogo, o Second Life nunca teria uma 'última fase'.

2 - É grátis para participar, e você pode ganhar dinheiro com ele.
A moeda vigente do Second Life, o 'linden dólar', não é um monopólio monetário. É real no sentido de que os usuários podem transformar moedas do mundo físico em lindens, através do canal oficial de câmbio da Linden Lab, o LindeX. Quando você viaja para outro país, precisa converter seu dinheiro na moeda desta nacionalidade, para poder exercer o consumo. Com o Second Life é a mesma coisa. Você pode comprar o que quiser no metaverso com os 'lindens', como roupas, veículos e imóveis. Você também pode criar objetos e vendê-los pela moeda oficial do Second Life.

3 - Quem é o dono do Second Life?
O Second Life é propriedade da Linden Lab. Mas tudo o que foi criado pelos residentes neste metaverso é propriedade deles mesmos.

4 - O Second Life é de código aberto.
Por quê você deveria se preocupar? Bem, isso significa que programadores em todo planeta podem aperfeiçoar ou criar novos códigos baseados no Second Life, afim de melhorar a experiência de uso do metaverso. Na prática não existem limites para a criação de novos softwares de consumo e serviços. Depende apenas da criatividade destes desenvolvedores. E estas novas iniciativas já existem (vide AjaxLife, Sleek e outras em produção).

5 - Você pode decidir como será sua aparência no Second Life.
No Second Life você pode ser quem quiser. Um homem pode criar um avatar feminino, e vice-versa. Você pode ser branco, negro ou amarelo, independentemente da sua raça no mundo real. Pode assumir formas atléticas, ou não. Você é quem escolhe, e ninguém mais.

6 - Como eu me comunico no Second Life?
Os residentes do metaverso contam com vários métodos de comunicação entre si. O Second Life possui um sistema padrão se 'instant messaging', podendo assim realizar conversas privadas. Você pode também entrar em 'bate-papo' com um grupo de residentes que estejam próximos uns dos outros, possibilitando que eles leiam o que você está escrevendo, simultaneamente. Também é possível enviar mensagens para grupos, ou comunidades, através do mesmo sistema de IM. Somente quem está neste determinado grupo terá acesso ao que você escreveu. Em breve, a Linden Lab estará efetivando o sistema de comunicação por voz, até que todos os testes sejam realizados e aprovados. Por enquanto, somente quem baixar e instalar a versão 'First Look' do Second Life poderá testar este sistema.

7 - De fato, existem regras no Second Life?
Legislação no metaverso é algo muito relativo. O Second Life basicamente opera sob um 'código de honra'. Se um residente percebe que seus direitos pessoais foram violados, - como um assédio sexual por exemplo - ele pode reportar o 'abuso' à Linden Lab e o transgressor poderá ser banido da comunidade. O Second Life permite também que donos de terras estabeleçam suas próprias regras de conduta e constituições, cabendo a eles decidirem a melhor forma de informar seus visitantes sobre isso.

8 - Famosos e celebridades estão adotando o Second Life.
Mia Farrow, Suzanne Vega, Duran Duran, U2, Pet Shop Boys, Bruce Willis e Michael Bay são algumas celebridades que já visitaram oficialmente o metaverso. Existem vários outros nomes que ainda não foram relacionados. Existem também as celebridades regionais, de determinados países, que estão ajudando a propagar o Second Life. Mas existem, também, relatos de algumas celebridades que andaram vagando pelo metaverso, sem serem notados ou que optaram se identificar para um determinado grupo de pessoas, inclusive com o uso do Skype. Entre eles: Matt Damon, Drew Barrymore e Bono Vox. Políticos e ativistas, de todo mundo, também tem usado o Second Life como plataforma de propaganda.

9 - Second Life oferece liberdade de culto e religião?
Todos os tipos de fé são bem vindos no mundo virtual. Alguns inclusive já estabeleceram igrejas e congregações virtuais. Existem templos budistas, católicos, protestantes e islâmicos. A presença da "Primeira Igreja de Elvis no Second Life" prova que a Linden Lab não exerce nenhuma restrição às inúmeras formas de culto existentes no mundo.

10 - Pessoas praticam sexo no Second Life.
E é verdade. Seu avatar não vem completo com genitália. O residente deve adquirir estes acessórios para tornar sua experiência sexual mais realista, inclusive com animações, efeitos sonoros e objetos, desenvolvidos por outros usuários. A Linden Lab permite que a prática de sexo virtual, independentemente da sua orientação ou fetiche, seja feita apenas em ilhas do tipo 'mature'. A prática de sexo virtual no 'Teen Grid', voltada para adolescentes, e em ilhas 'PG', é proibida. A prática de sexo com menores é incondicionalmente vedada, sendo que os contraventores, pegos em flagrante, poderão ser banidos sumariamente, perdendo seus objetos, terras e dinheiro virtual, e ainda ter seus dados encaminhados às autoridades de um determinado país, por onde este usuário realizou o login no Second Life, afim de que as medidas legais sejam tomadas contra esta prática.

Fonte: Newsweek.

Nenhum comentário: