quinta-feira, 26 de julho de 2007

No mundo virtual, com os pés no chão real

Segundo um executivo, o erro das empresas que entraram na primeira onda do Second Life foi chegarem sem um objetivo.

A atividade de empresas brasileiras dentro do mundo virtual de Second Life já vive sua segunda onda. É o que defende Marcelo dos Santos, diretor de marketing da Datasul. Em meio a críticas contra o universo sintético, a empresa especializada em software de gestão empresarial integrada decidiu entrar nele mesmo assim. "Lemos bastante sobre o assunto, vimos que há muitas opiniões extremas, mas acabamos concluindo que era um bom gancho para mostrar mais ainda nossa marca", afirma Marcelo.

Segundo o executivo, o erro das empresas que entraram na primeira onda do Second Life foi chegarem sem um objetivo. Ele faz um paralelo com as empresas do mundo real que quebram após um ano de operação, por falta de planejamento.

O objetivo da Datasul com a entrada no mundo virtual é conhecer o ambiente, testá-lo e explorar as oportunidades de marketing oferecidas por ele. "Nossa entrada no Second Life é com os pés firmes no chão", afirma Marcelo. "Não acredito naquela balela de que será possível fazer negócios lá dentro nos próximos anos".

O prédio da empresa no Second Life é uma réplica da sede, localizada em Joinville, Santa Catarina. No mundo virtual, o endereço da Datasul é a Ilha de Búzios. No andar térreo do prédio há quiosques e totens onde os visitantes poderão conhecer os produtos oferecidos pela empresa, além de peças de publicidade da companhia veiculadas no mundo real. No andar superior, um pequeno auditório servirá para reuniões com outras empresas que também marcam presença no mundo sintético.

Coordenado pela Falcan Marketing Estratégico, de Joinville, com execução da empresa Meta Mídia Digital, do Rio de Janeiro, o projeto da Datasul foi concluído em duas semanas. A inauguração oficial do espaço está marcada para acontecer durante o Planeta Datasul 2007, nos dias 1 e 2 de agosto, sendo posteriormente acompanhado de uma seqüência de ações de marketing que busca consolidar a presença da companhia no mundo virtual.

Por Marco Aurélio Gois dos Santos
Fonte: B2B Magazine.

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