quinta-feira, 26 de julho de 2007

Novo ponto de encontro no Second Life promete liberdade de expressão

O espaço brasileiro Señor Guanai é dedicado àqueles que sofrem com a liberdade de expressão e com a censura da imprensa, e não pretende incentivar as ditaduras, e sim ridicularizá-las.

A porção brasileira do Second Life dispõe agora de um novo ponto de encontro. Trata-se do bar temático Señor Guanai, que funciona na Ilha Help Brasil (72, 179, 27). O Señor Guanai é um personagem fictício, uma iguana que representa os pré-históricos ditadores latino americanos como Fidel Castro, Pinochet e Chavez, mais atuais do que nunca. O barzinho é um ótimo lugar para se escutar reggae, e tem a proposta de ser um ponto de encontro no metaverso com total liberdade para, até mesmo, falarmos mal dos ditadores.

O Señor Guanai é dedicado àqueles que sofrem com a liberdade de expressão e com a censura da imprensa, e não pretende incentivar as ditaduras, e sim ridicularizá-las. O bar é um protesto escrachado às constantes tentativas de censura, ultimamente ocorridas no Brasil, e que podem nos levar a uma ditadura, se a imprensa for impedida de seguir cumprindo com o seu importante papel. No Señor Guanai, o usuário poderá inclusive experimentar passar um tempo numa cela, como um passarinho, de onde poderá cantar aos quatro cantos do metaverso tudo o que sabe sobre a repressão em seu país. No segundo andar do bar, você poderá conversar vendo pela janela, prestes a disparar nos conspiradores, um helicoptero de guerra apontando as metralhadoras para a sua mesa.

A iniciava pode não mudar a política de alguns países, mas pelo menos será um consolo para aqueles que não encontram um território neutro para falar e desabafar. A Ilha Help Brasil já conta com o sistema de voz, e os usuários poderão optar por conversar sem teclar. O Señor Guanai é uma criação e empreendimento de Paulo Ferraz, consultor para empresas no Second Life, que em breve estará lançando o livro "SECOND O QUÊÊÊÊ? Como iniciar sua segunda vida e ganhar dinheiro real no mundo virtual", pela Novatec Editora.

Press release: Paulo Ferraz.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sempre ligado nas novidades! Parabéns pela iniciativa.

Adriana Ferraz - Jornalista

Marco Mugnatto disse...

Então me deixe protestar. Chavez não é um ditador. Ditadura é o que estão tentando fazer para derrubá-lo do poder que lhe foi legitimamente concedido através do voto. Chavez jamais fez algo fora das leis de seu país enquanto foi presidente (ao menos que se saiba). Inclusive não ter renovado a concessão do tal canal de TV é algo que os EUA já fizeram diversas vezes com diversos canais, muitas vezes por motivos políticos. Trata-se de algo previsto nas leis de diversos países, o nosso inclusive.

Espero que este meu post não seja censurado por direitistas como a dona deste blog. Sejam coerentes com o que dizem.

E termino dizendo que não há ditadura maior atualmente do que a econômica, que se dá a nível mundial. Basta ver os EUA que atropelam decisões da ONU descaradamente como no caso da guerra do Iraque e não estão "nem aí". A verdade é que eles influenciam mais na minha vida do que o nosso proprio presidente, e eu não posso votar pra presidente dos EUA.

Enfim, vou lá neste boteco, e espero que eles realmente estejam abertos a qualquer opinião, sem censura.