segunda-feira, 23 de julho de 2007

Universidade do Porto lança concurso para construção de sua ilha no Second Life

“Acho que o concurso de construção da ilha é completamente inédito. Nunca vi uma coisa assim em SL”, disse Paulo Frias, docente responsável pelo projeto.

A Universidade do Porto (UP) lançou um concurso inédito para que alunos de diferentes faculdades construam os edifícios e espaços da ilha que a universidade comprou no mundo virtual Second Life (SL). “Acho que o concurso de construção da ilha é completamente inédito. Nunca vi uma coisa assim em SL”, disse à agência Lusa Paulo Frias, docente responsável pelo projeto. Os alunos, em grupos de quatro, provenientes de pelo menos duas faculdades, estarão livres para propor o que acharem melhor para a ilha, desde espaços de aulas, ou laboratórios, a locais de lazer.

Cada grupo terá ao seu dispor uma plataforma, onde poderá construir no máximo 400 objetos tridimensionais, para um espaço de 256 metros quadrados. Ao todo, poderão trabalhar simultâneamente 32 grupos, construindo suas maquetes até o próximo mês de Novembro.

“A ilha da UP vai funcionar como uma espécie de estaleiro, um laboratório, onde vão acontecendo eventos”, disse Paulo Frias. A escolha da melhor maquete será feita pelos visitantes da ilha. “Cada pessoa que visitar a ilha poderá votar, uma vez só, na plataforma que gostar mais. Em Novembro, sai o resultado”, disse Paulo Frias.

O grupo vencedor do concurso de idéias ficará responsável por implementar o seu projeto, construindo todas as componentes da ilha. Este trabalho será integrado no projeto curricular de cada aluno. A ilha da Universidade de Aveiro no SL, inaugurada em Abril, também foi construída por alunos (cinco), sob a orientação de três docentes.

Fonte: O Primeiro de Janeiro.

Nenhum comentário: