segunda-feira, 23 de julho de 2007

Pequenos marcianos unem Second Life e webarte

Greenies são candidatos a nova febre do metaverso, com eficientes ferramentas de diversão digital.

Eles não são smurfs nem habitantes de Lilliput (de As Viagens de Gulliver), muito menos exploradores da Terra de Gigantes. Os greenies, minúsculos marcianos candidatos a nova febre do Second Life (SL), ficam parados o tempo todo, e já são uma das mais bem sucedidas experiências que unem metaverso, interatividade e webarte.

Veja galeria de imagens dos Greenies

Em resumo, greenies são pequenos marcianos verdes que habitam uma ilha do mundo virtual. São inanimados e fazem parte de instalação curiosa. Uma casa gigantesca, à primeira vista, lembra o cenário do desenho Tom & Jerry. Com o avatar do tamanho do rato.

A subversão é exatamente essa. Quando teleportam para a ilha, residentes chegam a um tunel de terra bem apertado. Andam alguns metros pelo terreno irregular até chegar a um buraco na parede. Quando a casa enfim aparece, percebe-se que o avatar está diminuto. Ou que tudo está enorme.

Andando pelos cômodos (sala, cozinha, escritório), encontram-se os greenies em várias posições – fumando, tomando refrigerante, se protegendo de um gato, escutando iPod (que fica gigante perto do bichinho). Uma bota também macroscópica serve como carro para o avatar se movimentar.É particularmente interessante o espaço embaixo da pia da cozinha, com vazamento no cano e uma pista com luz de discoteca. Apenas residentes mais descolados com as ferramentas do Second Life vão descobrir o "segredo" dos greenies, escondido (olhe uma dica!) dentro de uma parede.

O verdadeiro segredo da instalação é misturar na medida certa curiosidade, elementos lúdicos e ferramentas próprias da segunda vida. Quando bem usado, o Second Life pode ser, neste caso literalmente, o país das maravilhas. A casa dos Greenies pode ser acessada pelas coordenadas Greenies Home Rezzable (147, 187, 61).

Por Lucas Pretti
Fonte: Estadão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom MESMO.

Mas as coisas secretas são só as mensagens de aviso de que você ficou preso dentro de algum lugar que teóricamente não é acessível, como geladeira e alguns móveis, ou é outra coisa que não achei?