quarta-feira, 25 de julho de 2007

Queda de energia em San Francisco derruba o Second Life

Metaverso da Linden Lab e outros serviços Web 2.0 ficaram inoperantes ontem.

Cortes esporádicos no fornecimento de energia atingiram San Francisco por duas horas na terça-feira, causando pequenos incômodos no distrito financeiro do centro da cidade e derrubando sites importantes da Internet. Uma falha de energia em um centro de dados de 20 mil metros quadrados no centro de San Francisco causou a queda de diversos grandes sites, entre os quais o Craigslist, o sétimo mais popular da Web em língua inglesa.

Outra empresa atingida pelo apagão foi a TypePad, que hospeda muitos blogs populares; a Technorati, que opera o mais conhecido site de busca de blogs; o mundo virtual Second Life; o Yelp, um site de resenhas locais de entretenimento; e o Gamespot, o site de videogames da CNET Networks.

Linden Lab

Um funcionário da Second Life respondeu no blog oficial da empresa às queixas de que ela não havia tomado providências para garantir o site contra quedas de energia, apontando que os problemas haviam afetado de maneira generalizada as empresas de Internet localizadas no distrito de South of Market. "Ei, pessoal -agradecemos por sua paixão e por darem tanta importância ao funcionamento do Second Life", escreveu o funcionário. "Eu gostaria de lembrá-los de que não se trata de um problema específico do Second Life. Outros grandes sites da Web também foram afetados!"

Muitos dos sites se recuperaram em prazo de algumas horas, mas o acesso a milhões de anúncios de emprego, moradia, potenciais parceiros românticos e outros serviços nas 450 cidades atendidas pelo Craigslist foi interrompido por mais de cinco horas, depois que a energia voltou.

Jim Buckmaster, presidente-executivo do grupo, informou que os técnicos estavam trabalhando para restaurar o banco de dados do grupo, mas não tinha estimativa sobre quanto demoraria para que o serviço pleno fosse restaurado. A energia da maioria dos moradores da cidade havia sido restaurada até as 19h30 (horário de Brasília), de acordo com Joe Molica, porta-voz da Pacific Gas & Eletric, a principal empresa de energia da região, controlada pela PG&E. Cerca de 40 mil usuários ficaram sem eletricidade temporariamente, em San Francisco e na região ao sul da cidade.

Por Leonard Anderson e Eric Auchard
Fonte: Reuters.

Nenhum comentário: