Second Life brasileiro invade o Orkut
Os internautas, que já se conscientizaram do poder do Orkut como um espaço de comunicação, agora utilizam o próprio site para criticar e aperfeiçoar o aprendizado no Second Life. Já são mais de 250 as comunidades conhecidas.
O brasileiro já está bastante familiarizado com o universo virtual, principalmente quando se trata do Orkut – essa ferramenta que já é quase tão utilizada quanto o e-mail. E o Second Life parece querer seguir o caminho. Hoje já existem aproximadamente 8 milhões de usuários, dos mais diversos países, experimentando essa tecnologia 3D que tem mudado o comportamento de pessoas e empresas no mundo real.
Os internautas, que já se conscientizaram do poder do Orkut como um espaço de comunicação, agora utilizam o próprio site para criticar e aperfeiçoar o aprendizado no Second Life. Resultado? Existem aproximadamente 250 comunidades sobre o programa e uma comunidade especificamente sobre esse tema: ORKUT LIFE – SECOND LIFE.
SECOND LIFE BRASIL ® SL™, a comunidade mais popular, reúne mais de 26 mil usuários tupiniquins. Além dessas existem tantas outras que reafirmam a nossa receptividade, como VILLA BRASIL SECOND LIFE e BRASIL DOMINA SECOND LIFE.
O professor mineiro Luis Franope, 33 anos, criou uma comunidade para compartilhar as dicas e dúvidas que iam surgindo no mundinho específico. O nome da comunidade é objetivo quanto ao interesse: SECOND LIFE BR: AJUDAS E DICAS – um espaço em que cerca de 2 mil pessoas criam fóruns para ensinar macetes da navegação.
“Criei a comunidade para obter informação, devido à dificuldade com o programa. Acredito que em breve os brasileiros farão o mesmo ‘Carnaval’ que fazem com o Orkut”, aposta Luis, que utiliza o avatar LuWhisky Cyclops.
Para o empresário Daniel Frota, 33 anos, dono da comunidade BRASILEIROS NO SECOND LIFE, esse interesse ocorre porque temos curiosidade demais sobre a vida alheia e uma grande necessidade de socialização.
“Criei a comunidade nos meados do ano passado para ajudar quem tinha dúvidas. No início, a participação brasileira era pequena, mas parece que está dando certo. Acredito que o brasileiro é por natureza ‘bom de papo’, expansivo, divertido e além de tudo um povo bastante curioso”, diz o paulista que utiliza o avatar de nome Danfrota Bury.
Avatar é uma palavra que vem do sânscrito, que significa ‘aquele que encarna um cão de alma pura’. No meio virtual é o nome dado ao personagem que você tem de criar para entrar no “jogo”. Existem diversas comunidades voltadas somente para os perfis desses personagens, como: SECOND LIFE – SÓ AVATARES!; AVATARES SECOND LIFE; SOU UM AVATAR DO SECOND LIFE; entre outras.
MOEDA VIRTUAL
Normalmente a preocupação dos ‘avatares’ é com status, dinheiro, estética, relacionamentos e jogos. Não é à toa que há uma enorme quantidade de empresários interessados no Second Life. A partir da moeda virtual – Linden –, dependendo da atividade, pode-se faturar algum capital real. Há comunidades que declaram este interesse:
SECOND LIFE NEGÓCIOS; MINHA EMPRESA NO SECOND LIFE; EMPRESÁRIOS DE SECOND LIFE; SEREI BILIONÁRIO NO SECOND LIFE; QUERO EMPREGO SECOND LIFE; EMPREGOS EM SECOND LIFE e CLASSIFICADOS SECOND LIFE.
No entanto, “agora não é a hora de pensar em retorno direto de investimentos, mas de pensar em termos de pesquisa e prospecção. Os empresários não devem acreditar se alguém quiser lhes vender a idéia de que o Second Life é uma mina de ouro! O potencial de crescimento é verdadeiro, mas esse tipo de atitude irreal e ultra-otimista tende a frustrar as pessoas", alerta Edgar Damiani, autor do Guia de Viagem – Second Life.
NAMORO EM 3 DIMENSÕES
A possibilidade de se esconder por trás de um boneco idealizado também atrai a vontade de paquerar no mundinho virtual. O Orkut acaba sendo utilizado como uma ferramenta para ampliar essa possibilidade. Na comunidade VIRTUAL LOVE – SECOND LIFE os ‘avatares’ aproximam o contato. Em outras comunidades, que não têm essa intenção em específico, a paquera também ocorre: LINDAS DO SECOND LIFE; AS LOIRAS DO SECOND LIFE; BADALEIROS DO SECOND LIFE; SECOND LIFE GLS...
Diante de tanta novidade, os jornais do mundo real são obrigados a registrar o que acontece na virtualidade. Matérias sobre o Second Life podem ser encontradas nos principais veículos no país. Na Web há espaços especiais dedicados a comentar tudo que acontece no ‘jogo’ da comunidade brasileira.
O espaço mais conhecido é o blog MUNDO LINDEN, que também tem uma comunidade no Orkut. Segundo a jornalista Debora Perenti (nome do avatar), a idéia de criar o blog é recente. “Até o início de 2007, quase não havia mídias especializadas em informações sobre a comunidade brasileira no Second Life. Como curso jornalismo, achei interessante exercitar minha profissão através do Mundo Linden.”
RESISTÊNCIA AO MUNDO PARALELO
Apesar da crescente adesão dos brasileiros, muitos ainda resistem. No Orkut não faltam as comunidades que são extremamente contra o Second Life: EU ODEIO SECOND LIFE; SECOND LIFE COISA DE IDIOTAS; SECOND LIFE É O C...
A crítica mais comum é que o grande interesse pela ‘segunda vida’ é um combustível para alienação, afastando as pessoas dos assuntos de interesse que acontecem na realidade. Para Bruno Ávila, 27 anos, dono da comunidade NÃO VEJO GRAÇA NO SECOND LIFE, essa é “uma maneira difícil, chata, pesada, complicada e cara de se fazer um chat”, contesta.
“Acredito que as pessoas se interessam pelo mundo virtual para poder fazer aquilo que não podem fazer na vida real. Outro problema é que a grande proposta do Second Life não é interagir nem fazer amizades, mas comprar. O que você prefere: sua primeira vida onde você pode curtir uma praia de águas cristalinas, sentir o vento na cara, tomando uma água de côco na Bahia, ou ficar num ambiente frio, sem graça, feio e poluído com propagandas, que é o Second Life?”, indaga Bruno.
Por Ramon Mello
Fonte: Yogurt Blog . Click 21
segunda-feira, 23 de julho de 2007
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