segunda-feira, 23 de julho de 2007

Gilberto Gil anuncia que fechará sua turnê no Second Life

A equipe que acompanha Gil criou "machines" com perucas rastafári semelhantes ao cabelo de Gil, a serem distribuídas - gratuitamente - para os avatares.

O caderno InfoEtc do jornal O Globo desta segunda-feira revela, em detalhes, como será o fechamento da turnê do cantor/compositor e ministro da Cultura, Gilberto Gil, no Second Life. Em um vídeo, enviado exclusivamente para o InfoEtc e para O Globo Online, Gilberto Gil fala na intimidade, pouco antes de um show na Finlândia (e de roupão!) sobre interatividade, defende a liberdade de criação na web e revela que terá um avatar chinês.

Para o Second Life, a equipe que acompanha Gil criou "machines" com perucas rastafári semelhantes ao cabelo de Gil, a serem distribuídas - gratuitamente - para os avatares. Também foi criada uma jukebox com músicas para downloads legais de algumas músicas dele, revela a edição do caderno semanal.

- No mundo real é o que já sabemos. Reproduz-se um processo que já vem de anos. Subimos ao palco, as platéias se aglomeram e aglutinam, acendem-se as luzes, abrem-se os alto-falantes e a interação é o show, a música. Isso é o que sempre foi - conta Gil, com sua peculiar eloqüência.

- O ciberespaço é a novidade. Somos nós produzindo outros conteúdos, outras interatividades, aproveitando a microcolaboração dos indivíduos e convidando todos para participarem. É fotografia anônima, o clipe anônimo que vêm. É um resgate do anônimo para o autoral. Todos são autores. Todos assinam. É uma quantidade enorme de nomes e pessoas que participam. O que caracteriza o site Banda Larga é isso. Não é o Gilberto Gil, nem a banda, nem o Crocas (Christian Rôças): é o menino de Aveiro, é a moça de Agadir e todo mundo que contribui enviando conteúdo feito por eles.

Fonte: O Globo Online.

Nenhum comentário: