quinta-feira, 19 de julho de 2007

Suposta morte de usuária brasileira famosa causa comoção no Second Life

Boatos indicariam que a pessoa por trás da avatar Minie Ah teria sido mais uma vítima fatal da dengue hemorrágica. Repórter investigou e conseguiu constatar o desencontro de informações, certificando que ela está bem. A questão fica: como obter contato, na vida real, de um avatar desaparecido?

Residentes do SL ainda tentam entender o mistério que envolveu a notícia do suposto falecimento de Minie Ah (foto) na RL. Foi com total perplexidade que recebemos a notícia de que a pessoa por trás do avatar Minie Ah havia falecido, vítima de dengue hemorrágica. Um misto de dor, lamento e choque envolveu todos nós que a tínhamos como amiga. Muitas perguntas, o desejo em saber detalhes e confortar a todos nos envolveu em um ato simbólico. Amigos prepararam um velório onde nos encontramos para prestar uma última homenagem.

Entretanto, ao chegarmos lá, deparamos com notícias confusas, alguns comentando que ainda não era certo o falecimento. Não conseguiam confirmar em nenhum telefone, pois ninguém atendia e nenhum hospital de sua cidade no sul do Brasil, confirmara a internação. Um lampejo de esperança trouxe certo alento a todos. Mas ninguém conseguiu saber de nada concreto. Qual seria realmente a verdade disso tudo? Qual mistério envolveu uma notícia tão mórbida que causou comoção em todos? Sem uma certeza e angustiados, todos se retiraram, esperando algum esclarecimento para o dia seguinte.

Novas notícias informaram que ela estaria em coma, com falência de alguns órgãos e que os médicos teriam conseguido reanimá-la. Havia uma boa chance de recuperação. Alívio geral… Mas, recuperação do que? Dengue hemorrágica ou o que realmente tinha acontecido? Ainda ninguém conseguia esclarecer os fatos com exatidão e o mistério permanecia sem solução. Uma nova notícia chegou, dizendo que ela já estava em casa, se recuperando. Como? O mistério se tornou assunto para Sherlock Holmes. Primeiro faleceu, depois estava em coma e apenas depois de um dia de coma com falência de órgãos, ela pôde repousar em casa?

Velório de Minie Ah chegou a ser realizado

A alegria em saber que ao menos a Minie está viva é tão intensa quanto a perplexidade em receber notícias tão confusas e surreais. Talvez, seja por que vivamos intensamente uma segunda vida de fantasias, onde é natural criar scripts, histórias que servem para ilustrar as mais diversas intenções. As interrogações se multiplicaram, mas ver novamente a Minie Ah online em nossa lista de amigos foi a melhor e mais concreta notícia. E em comunicado a todos a própria nos mandou mensagem dizendo que foi choque anafilático. Depois de algum tempo a mesma nos comunicou pedindo desculpas pela confusão criada por sua mãe em divulgar notícia equivocada?

Bem, como repórter com uma mente investigativa, que anseia por respostas, eu até busquei apurar os fatos com clareza, mas o mistério que causou comoção na comunidade brasileira e amigos, ficou sem uma notícia clara. No final de tudo, talvez seja melhor seguirmos nossas vidas com alegria e leveza, celebrarmos os bons momentos em contato com os amigos queridos. Bem vinda de volta Minie Ah, seja muito feliz e saudável.

Dificuldades em estabelecer contato 'real'

Como nesses momentos nos damos conta da fragilidade dessa relação virtual que criamos. Vivemos tantas histórias, nos envolvemos tão intimamente com avatares, que, teoricamente são apenas “bonequinhos”, mas que na verdade são representações em pixels de quem somos na vida real. A falta de um telefone para contato na RL, a falta de um contato real que faça a ligação entre os mundos real e virtual, cria abismos muitas vezes intransponíveis entre essas vidas vividas tão intensamente. Tudo isso nos leva a muitas reflexões… No Second Life não morremos ou ficamos doentes (até existem animes pra isso, mas é uma fantasia)… Mas, a RL continua e cobra posturas de todos nós. Um brinde à vida, um brinde à insustentável leveza do ser

Por Ananda Valeeva
Fonte: Blog Second Life News!.

Um comentário:

Anônimo disse...

O gente mas muita ingenuidade de voce ne!!!
Minie super conhecida, uma noticia q saiu num grupo q ninguem sabe...uma pessoa tao seria como ela e vir alguem falar q morreu e simpletmente ninguem sabe de que nem nada...
Tava na cara que era boato, falei isso pros meus amigos, dei risada de darem credito a algo tao sem nexo...tanto q 2 dias depois a Minie apareceu...hahaha...eu hein!...ainda caem nessa, fazem ja de tudo no sl, boatos e correntes tambem...a nova agora é que uma pessoa se passa por outra e rouba sua senha...hahaha...esssa noticia foi veiculada em quase todos os grupos que conheço...
E, como dia meu saudoso pai..." Filho, se nao fossem os bestas, os sabidos nao existiam..."