terça-feira, 25 de setembro de 2007

Bradesco leva conteúdo e serviços completos para o Second Life

Maior banco privado do Brasil lança ilha desenvolvida pela AgênciaClick, que oferecerá cursos, oficinas e exposições, além de valorizar a produção colaborativa no universo virtual.

Não é apenas no mundo real que o Bradesco é completo. O banco lança hoje sua ilha no Second Life (SL), primeira iniciativa completa no Brasil de uma instituição financeira no ambiente virtual 3D. Desenvolvido pela AgênciaClick, o ambiente é um pólo de interação criativa e coletiva, que oferecerá conteúdo – por meio de cursos, oficinas e exposições – e estimulará a produção colaborativa no universo virtual. “O nosso grande objetivo ao criar a ilha era oferecer um espaço com conteúdo. Pensando nisso, a ilha terá um Centro Cultural que trabalhará com três eixos temáticos: economia e negócios; responsabilidade socioambiental e artes”, afirma Luca Cavalcanti, Diretor de Marketing do Bradesco.


Na área de economia e negócios o foco será o empreendedorismo inovador. Serão realizados cursos e oficinas de economia, finanças e negócios com convidados do Brasil e do exterior. A responsabilidade socioambiental também terá destaque no Centro Cultural. O conteúdo dos cursos passa desde a gestão de estoques até as políticas de Recursos Humanos, sempre associados à questão da sustentabilidade. O terceiro eixo será voltado às artes. Um ambiente de exposição dentro da Ilha Bradesco privilegiará obras de arte e de comunicação com vínculo nos temas discutidos nos cursos e oficinas.

O Bradesco optou por um modelo inédito de parceria com instituições conceituadas para administração de áreas no interior da Ilha. A primeira iniciativa conta com a colaboração de Gilson Schwartz, professor da Universidade de São Paulo (USP), que atuará como curador do Centro Cultural e terá a responsabilidade de coordenar a agenda de eventos, cursos e oficinas; organizar um trabalho de rede com outras instituições, além de ministrar aulas na área de economia e finanças. “Para cada tema das oficinas e cursos, criaremos comunidades que ajudarão a construir um acervo de análises e opiniões. O objetivo do Centro Cultural não é somente distribuir conteúdo, mas valorizar a produção colaborativa”, diz Schwartz.

“Esta é uma ação pioneira de um banco no Second Life, que reforça a ligação do Bradesco com as novas tecnologias e a preocupação em atender seu cliente também num novo ambiente”, afirma Abel Reis, VP de Tecnologia e Projetos da AgênciaClick. Todas as áreas de atuação do banco serão representadas na Ilha Bradesco, onde o internauta também poderá obter ajuda para usar o Second Life. “Desenvolvemos um canal de atendimento exclusivo para sanar as dúvidas dos avatares com relação à atuação do Bradesco, seus produtos e serviços. O atendimento é realizado por profissionais capacitados e estará disponível nos dias úteis, das 12h às 22h”, explica Marcos Bader, Diretor do Bradesco Dia&Noite.

Hoje, o Brasil ocupa a segunda posição do ranking de países em número de usuários no ambiente virtual 3D. “O brasileiro tem um grande entusiasmo por espaços de relacionamento, como Second Life, Orkut e MSN. Existe uma ânsia por interagir e colaborar, o que contribui para a propagação das redes sociais”, comenta Reis. A AgênciaClick foi a primeira agência de interatividade brasileira a inaugurar uma filial no universo tridimensional, que soma atualmente 9,6 milhões de residentes no mundo.


Para o lançamento da Ilha Bradesco, foram necessários seis meses de preparação. O resultado é ambiente onde o banco tem uma presença completa, interativa e com conteúdo, a exemplo do mundo real. Bradesco Prime, Seguros, Conta Universitária, Fundação Bradesco, Centro Cultural e um lounge fazem parte da ilha da instituição financeira no metaverso. Aliás, o lançamento será marcado por uma festa no Lounge Conta Universitária, na próxima quinta-feira, às 20 horas. Além da ilha no Second Life, a AgênciaClick criou um hotsite onde os internautas podem conhecer todas as novidades do Bradesco no mundo virtual.

Clique aqui, para ver mais fotos da ilha Bradesco.

AgênciaClick - Maior agência de interatividade e propaganda on-line do Brasil, a AgênciaClick agora faz parte da Isobar, a principal rede de serviços de comunicação digital do mundo, pertencente ao grupo inglês Aegis. No Brasil, a AgênciaClick possui escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília e uma equipe com mais de 300 colaboradores. Em 2006, consagrou-se como a primeira agência de Internet a ganhar o Prêmio Colunistas Brasil como Agência do Ano, um marco na história da publicidade brasileira. Nos últimos seis anos, já são 17 CyberLions no Festival de Publicidade de Cannes – incluindo a conquista do 1º Grand Prix brasileiro no CyberLions de Cannes –, além de ouros, pratas e bronzes nos Festivais de Publicidade El Ojo, One Show Interactive, Festival Internacional de Publicidade em Língua Portuguesa, Clube de Criação de SP e o pentacampeonato no Prêmio MM Online, como Agência do Ano. Maiores informações: www.agenciaclick.com.br.

Press release: Camila Teich
Perspectiva Assessoria de Comunicação
camila.teich@perspectivabrasil.com.br
+55 11 3073-0102 Ramal 208
www.perspectivabrasil.com.br
Outras informações:
José Saad Neto – jose.saad@perspectivabrasil.com.br
Luciana Vidigal – luciana.vidigal@perspectivabrasil.com.br

Nenhum comentário: