sábado, 29 de setembro de 2007

Linden Lab libera motor físico Havok 4 no beta grid do Second Life

Tecnologia Havok é a responsável por tudo o que se move no metaverso, inclusive seu avatar. Nova versão 4 já pode ser testada por qualquer residente, através de um novo 'preview' do navegador SL, disponibilizado nesta sexta-feira.

O blog oficial do Second Life anunciou, ontem, a liberação para testes públicos da tecnologia Havok 4, um motor físico que fornece algorítimos para, entre outras coisas, simular colisões e a dinâmica dos movimentos de um avatar. Ou seja, praticamente tudo o que se move no metaverso. O Havok, por sinal, acaba de ser comprado pela Intel.

Com o Second Life atualmente rodando na versão 1, a Linden espera, com a nova versão 4 , melhorar e aperfeiçoar a estabilidade e a confiabilidade de tudo o que ocorre em uma ilha (sim), diminuir a lentidão na resposta do motor físico e reduzir o número de falhas que não são passíveis de correção no Havok 1. A Linden Lab informa que, a um primeiro momento, quem testar o Havok 4 no beta grid não perceberá 'grandes diferenças'. Porém as mudanças ocorrem no núcleo de movimentos que anima o Second Life. Com a versão 4 efetivada, a empresa espera promover outras novas melhorias impossíveis na versão 1. Antes destas melhorias, porém, é necessário que todos os testes sejam realizados e aprovados, principalmente com a participação dos residentes.


Os testes públicos do Havok 4 estão abertos desde ontem, apenas no beta grid, conjunto de servidores que simulam o Second Life original (maingrid) somente para testes de novas tecnologias. A Linden Lab convida a todos os seus usuários baixarem e testarem o Second Life Beta Preview (1.18.3.70780), disponível para Windows, Mac OS X e Linux, reportando diretamente à empresa tudo o que perceberem de bom e ruim nesta versão. A gestora do metaverso também liberou uma home page wiki, contendo informações detalhadas sobre o Havok 4 no Second Life. Através deste site, o residente poderá verificar quais as demandas de testes específicos, por onde a Linden espera obter resultados, antes de liberarem esta versão no grid principal.

O que muda no Second Life com o Havok 4?
  • Menor quantidade de travamentos no simulador;
  • Menor lentidão no motor físico;
  • "Linkagem" de primitives mais confiável;
  • Objetos "empilhados" reagem e caem quando outros objetos que o suportam são removidos;
  • Melhor sistema de colisão. Exemplo: uma bola bate em outro objeto como uma bola mesmo, e não como um objeto "facetado" (quadrilátero);
  • Com o novo sistema de colisão do Havok 4, objetos "penetrantes" dinâmicos serão automaticamente empurrados à distâncias maiores;
  • Versão 4 estende altura de simulação para 1024 metros;
  • Ligeiras melhorias nos movimentos dos avatares.
O que não muda com o Havok 4?
  • Objetos dinâmicos continuam com valor máximo de 31 primitives;
  • Cruzamentos entre ilhas continuam manifestando "efeito congelamento";
  • Maioria dos objetos continuam com 0.1 metro de "tolerância de colisão", ainda permitindo que se colidam antes mesmo de se tocarem.

Clique aqui, para baixar nova versão Beta do Second Life e testar o Havok 4.

Com informações do Official Linden Blog.
Publicidade:

Nenhum comentário: