segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Second Life permite novos métodos para o aprendizado de outras línguas

O mundo virtual 3D Second Life está sendo usado por professores de línguas para simular situações da vida real e permitir aos estudantes a descoberta de maneiras criativas e realistas de melhorar suas habilidades com a língua.

O ensino de línguas está surgindo em Second Life e a única escola de línguas “Avatar English” possui uma abordagem inovadora combinando Second Life com mensagens de voz tais como Skype e outras ferramentas de ensino online. Educadores de línguas estão trabalhando em conjunto em Second Life para desenvolver e melhorar seus métodos de ensino e um exemplo dessa colaboração é a recente conferência virtual SLanguages 2007.

O ensino de línguas em mundos virtuais em 3D estão ainda em fase inicial de desenvolvimento, mas já gera interesse de estudantes, professores e educadores. Com mais de 9 milhões de usuários registrados e $1,7 milhões em negócios feitos diariamente, Second Life está se tornando um mundo paralelo para convívio social, negócios e aprendizado. O acesso é grátis e os residentes do mundo virtual (avatars) podem desenvolver suas próprias criações, criando um mundo virtual imaginário.

“Second Life é um meio potencial de ensino a distância imersivo, imediato e, mais importante, com suporte social e devidamente construtivo. Combinado com um ambiente virtual de ensino como Moodle torna-se uma ferramenta educacional imbatível para o professor criativo” segundo Gavin Dudeney consultor educacional online de “The Consultants-E (www.theconsultants-e.com) e co-autor de “Como ensinar inglês com tecnologia” (How to Teach English with Technology, Longman, 2007.)

Second Life é especialmente adequado para jovens estudantes de língua estrangeira porque já vêem a internet como um lugar natural para aprender e jogar. Marc Prensky (autor de Digital Game-Based Learning, McGraw Hill, 2001) refere-se a essa geração como “Nativos Digitais” por terem crescido num mundo digital.

Second Life oferece novas abordagens de ensino de línguas e ter o retorno dos alunos é muito positivo. “No início fiquei muito surpreso com Second Life. Foi uma experiência totalmente nova aprender inglês dessa maneira. Cada aula era uma experiência virtual e ao mesmo tempo você percebe um ganho real no seu aprendizado de inglês” disse Jian, estudante da Avatar English. Ensinar em Second Life é mais que uma experiência virtual. “A tecnologia não substitui o profissionalismo de um professor experiente e qualificado, ela simplesmente nos permite sermos mais criativos” conforme Howard Vickers , Diretor da Avatar English.

Um crescente movimento de educadores de língua estrangeira está explorando o potencial dos mundos virtuais. O simpósio SLanguages 2007 em 23 de junho possibilitou o encontro de educadores de línguas para compartilhar suas experiências no ensino de línguas dentro de Second Life e descobrir maneiras de melhor explorar o mundo virtual. “SLanguages 2007 serviu para explorar os principais assuntos de educação de línguas em Second Life e guiar educadores para melhores praticas” disse Gavin Dudeney cuja empresa de consultoria educacional The Consultants-E (www.theconsultants-e.com) organizou uma conferência virtual.

Embora Second Life terá em breve conversa interna de voz, alguns professores já utilizam programas como Skype para preencher esta falta. “Língua nada mais é que comunicação verbal” diz Howard Vickers (foto), “então ficamos muito entusiasmados em saber que os estudantes irão conversar e escutar dentro de nossa sala virtual. Para isso usamos VOIP junto com Second Life”. Ferramentas como Skype tem vantagens adicionais por permitir ao professor e ao aluno a trabalharem juntos simultaneamente no mesmo documento.

Para mais informações sobre ensino em Second Life or para uma lição experimental, o interessado deve contatar Howard Vickers ou visitar o site da empresa, www.avatarenglish.com. Avatar English é uma escola de línguas online no mundo virtual Second Life. A escola oferece aulas individuais com profissionais experientes nativos de língua inglesa para alunos do mundo inteiro. As aulas são dadas em salas virtuais personalizadas que refletem o tema das aulas, tais como aeroportos, mercados, bancos e cinemas. Avatar English abriu recentemente suas portas para estudantes de todo o mundo e foi criada por Howard Vickers , professor de inglês com experiência internacional, atualmente situado na Bolívia.

Press release: Howard Vickers
Avatar English
+591 765 25279 (Bolivia)
howard@avatarlanguages.com
Skype: howard.avatar.english

Web: www.avatarenglish.com

Nenhum comentário: