segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Crescem rumores sobre novo mundo virtual do Google, o "My World"

Boatos sobre novo metaverso secreto, baseado no Google Earth, existem desde Janeiro deste ano. Mas ganharam força, nas últimas semanas, com o vazamento da informação de que testes estariam em pleno andamento em uma universidade do Arizona.

De acordo com o site Google Operating System, estudantes da Universidade Estadual do Arizona (ASU) tiveram o privilégio de testar um novo produto "que seria lançado publicamente até o final deste ano", por uma "empresa gigante de internet". O produto, segundo eles, seria um misto de rede social, modelagem 3D e game online. O questionário anexo ao produto (foto abaixo), perguntava aos estudantes se eles tinham alguma conta Gmail e se não tinham interesse em criar uma. O nome do produto foi revelado como "My World".

Como se sabe, o Google possui uma ótima tecnologia de modelagem 3D, o "Sketchup" onde já se produziu, entre outras coisas, avatares humanóides. E é grátis, como quase tudo o que é produzido pela companhia. Ainda sobre 3D, a companhia criou um dos softwares mais revolucionários da internet nos últimos tempos: o Google Earth, que é apontado como base tecnológica de seu provável novo mundo virtual. Sabe-se, também, que é correta a afirmativa sobre o qual o Google estaria ampliando seus investimentos em tecnologias para redes sociais. Estas iniciativas partem do site "SocialStream", projeto universitário patrocinado pela companhia, até o lançamento, em 5 de Novembro próximo, da "mãe de todas as plataformas abertas para redes sociais", ainda não revelada.


Esta plataforma, a ser lançada dentro de dois meses, é justamente o alvo dos rumores de que seria "o" concorrente do Second Life. Especialistas, contudo, acreditam que esta nova rede do Google estaria mais próxima ao mundo virtual da IBM, em formato "chat", do que ao metaverso 3D complexo da Linden Lab. Segundo eles, é difícil e pouco provável criar uma plataforma tão cheia de recursos técnicos, em menos de um ano. Mas há de se observar que o Google é uma gigante da tecnologia online, com know-how consolidado em todas as tecnologias necessárias para se criar um mundo 3D completo. Em miúdos, Google pode sim.

Nenhum comentário: