segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Brasil já é o 2º maior país do mundo no ranking do Second Life

País fecha mês de julho atrás apenas dos Estados Unidos em número de avatares ativos.

O Brasil já é o segundo país com mais representantes no Second Life, popular universo digital em 3D, segundo estatísticas relativas a julho divulgadas nesta segunda-feira, 3, pela Linden Lab. Em junho, o País aparecia em terceiro lugar, atrás da Alemanha, agora ultrapassada. O relatório quantifica dados de usuários ativos, que se conectaram ao jogo nos últimos sete dias do mês. Foram 48.023 avatares brasileiros, o equivalente a 8,55% do total, contra 149.055 (26,55%) norte-americanos. Atrás do Brasil estão, nesta ordem, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Holanda.

Os brasileiros ficaram em sétimo lugar quando quantificadas as horas gastas online. Os 48 mil avatares do Brasil estiveram no metaverso por 1,07 milhão de horas. Uma conta simples mostra que a média de tempo gasto por cada residente do País foi 21 horas em julho. No mês anterior, foram gastas em média 20 horas por usuário.

O Brasil foi o primeiro país a ter uma versão do programa em língua não inglesa. Distribuído pela Kaizen Games desde abril, a Mainland Brasil registra média de 200 mil novos avatares por mês. Segundo as estatísticas da Linden, a fase de esvaziamento não atingiu a fama do game por aqui. Dos mais de 9 milhões de usuários cadastrados no mundo inteiro, apenas 20% não abandonaram os avatares. No Brasil, a audiência do jogo cresceu.

Em relatório oficial da LINDEN LAB o Brasil aparece em Segundo lugar em número de usuários em julho. O relatório de Junho colocava o Brasil em 3º, em maio era 5º e janeiro era 12º. Fonte: Official Linden Blog.

País:...............No. de Avatares
.....% de Avatares
United States
.......2.269.541...........26,55%
Brazil
................730.869............8,55%
Japan
.................682.999............7,99%
Germany
...............677.015............7,92%
United Kingdom
........591.533............6,92%

Mais números

Além das estatísticas por país, o relatório aponta que o Second Life não parou de crescer em junho, mas seduziu menos gente a participar da versão paga ("premium") do jogo. O número total de usuários ativos, 561 mil, cresceu 13% em relação a junho, enquanto a quantidade de contas pagas baixou 6,1%.

O censo mostra também que a maioria dos jogadores (64,26%) está entre 18 e 34 anos. Homens (57,87%) estão mais presentes no metaverso do que mulheres (42,13%) tanto em quantidade como em horas gastas online.

Venda de terras

A curva ascendente do número de avatares brasileiros não deve mudar de direção. O Second Life no País assistiu a duas guinadas nas últimas semanas. A primeira foi o anúncio no dia 21 de agosto, pela Kaizen Games, do início da venda terras no território brasileiro.

A ilha Livre 1 está dividida em 128 lotes de 512 metros quadrados. Todos os espaços foram vendidos em uma semana. A segunda foi a inauguração conjunta da Universidade de São Paulo (USP) com mais sete universidades da Cidade do Conhecimento 2.0, uma incubadora de projetos virtuais "intramundo". O evento foi visto como o início de uma fase de exploração madura.

Escrito por Lucas Pretti, do Estadão.com.br

Nenhum comentário: