quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Second Life atinge 50 mil acessos simultâneos, contrariando os críticos

Há cerca de 9 meses, o metaverso não ultrapassava os 20 mil logins únicos. Nova estatística desmorona conceito de que o Second Life estaria se "esvaziando".

Conforme relato do blog SL Insider, o Second Life cravou, pela primeira vez na sua história, a marca de 50.000 acessos simultâneos por volta das 19 horas da última terça-feira (3). Catherine Smith, relações públicas da Linden Lab, confirmou a informação.

Em 29 de Dezembro de 2006, o Second Life atingia a marca de 20.000 acessos únicos, ao mesmo tempo. Na época, Pathfinder Linden afirmou que este crescimento seria "uma espada de dois gumes". "É algo a se comemorar. Mas este crescimento traz responsabilidades e desafios maiores, principalmente na questão técnica, envolvendo constantes demandas de ajuste", declarou.

Apesar da marca, calcula-se que a média atual de acessos simultâneos se mantém em 43.000. De todo modo, esta estatística desmonta a tese, de alguns especialistas em web, em que o Second Life estaria passando por um processo de "esfriamento/esvaziamento". Há menos de dois meses, o metaverso tinha alcançado a marca de 47.000 acessos ao mesmo tempo.

"Geralmente, os saltos repentinos de simultaneidade refletem as melhorias que a Linden Lab implementa no grid, aumentando sua capacidade de atendimento de demanda. Mesmo assim, observamos na terça-feira diversos problemas de lentidão, sumiço de inventários, teleportes inoperantes, dentre outros efeitos colaterais comuns nestes casos de grande quantidade de acessos", informou um especialista à reportagem. "Tecnicamente, o Second Life não cresce mais por que não pode. Existe uma quantidade crescente de novos avatares a surgir nas próximas semanas. Este número de acessos simultâneos só não é maior porque a maioria dos residentes não aceita conviver muito tempo com estes problemas técnicos.", conclui.

De todo modo, é uma boa notícia para a Linden Lab, que promete manter seus esforços para fazer com que o Second Life melhore a experiência dos usuários em seu mundo virtual e, desta forma, fazer com que eles permaneçam acessando o metaverso regularmente.

Com informações da SL Insider e Reuters.

Nenhum comentário: