quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Microsoft apresenta o Silverlight em palestra virtual no Second Life

O comandante das equipes de programação da MS, Brad Abrams, esteve no metaverso para apresentar aquilo que pode ser considerado o "rival" da tecnologia Flash.

Sem muito alarde, a Microsoft promoveu uma palestra fechada à imprensa, em sua ilha no Second Life, com objetivo de apresentar sua nova tecnologia de desenvolvimento na web, o Silverlight. No comando do evento, estava Brad Abrams, gerente geral das equipes de programação da Microsoft, responsáveis pelos produtos voltados para a internet.

No evento, Abrams explicou aos repórteres as vantagens do uso da nova tecnologia, que pretende ser uma alternativa a altura do Adobe Flash, tanto em trabalhos de animação como em projetos de interação. Em seguida, mostrou vários slides e demos de projetos já realizados, que mostram os recursos que a nova ferramenta oferece aos desenvolvedores web. Este foi um os primeiros eventos sobre o Silverlight que a Microsoft pretende realizar, via Second Life, para auxiliar na sua propagação.

Silverlight

O Silverlight, conhecido anteriormente como WPF/E, oferece uma nova experiência na web explorando benefícios do RIAs (Rich Interactive Applications) permitindo novas interfaces além de poderosos recursos para áudio e vídeo. Gráficos vetoriais, animações e vídeos de alta resolução (High Density) formam o pilar dessa nova tecnologia. As novas interfaces serão baseadas em WPF. O Silverlight está sendo implementando no padrão cross-browser e distribuído no formato de plug-in, como já acontece com outras tecnologias incluindo dispositivos móveis.

As comparações com outras tecnologias concorrentes são invitáveis. Uma grande diferençal é que a interface é um simples arquivo em XAML com grande suporte a SEO (Search Engine Optimization) e a codificação será feita no já tradicional .NET Framework, eliminando a necessidade de se aprender várias tecnologias diferentes.

Clique aqui para instalar o Silverlight em seu micro.
Clique aqui para ver demos desta tecnologia, em ação.

Com informações da InfoWorld e da iMasters.

Nenhum comentário: