Entre os fãs do Second Life, estão se alinhando as universidades e outras instituições de ensino. A razão desse alinhamento decorre do fato de o ambiente não ser somente uma mídia para divulgação.

Entre os fãs do Second Life, estão se alinhando as universidades e outras instituições de ensino. A razão desse alinhamento decorre do fato de o ambiente não ser somente uma mídia para divulgação, mas também um espaço para a sua atividade-fim, que é o ensino e a aprendizagem. Algumas instituições estão iniciando no ambiente uma nova modalidade pedagógica, na qual professores e alunos interagem em um ambiente virtual tridimensional.
Uma iniciativa desse tipo é a Cidade do Conhecimento 2.0, projeto liderado pela USP, em parceria com outras instituições, como a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade Cásper Líbero, Universidade de Santo Amaro (Unisa) e Mackenzie, apresentado à sociedade no dia 28.
Antes disso, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), entidade que reúne as instituições privadas de ensino superior, já mantinha no Second Life a Ilha Vestibular Brasil. Trata-se de um espaço onde existem ruas e lotes, como se fosse um condomínio. A ilha oferece aos seus participantes o espaço (lotes), e cada instituição se encarrega de construir seus prédios e salas, criando um ponto de encontro de professores, alunos e futuros alunos. Assim, os visitantes podem interagir de uma forma muito intensa, andar por suas dependências, conhecer escolas e pessoas de todo o Brasil, o que facilita o processo de escolher onde estudar.
Até o momento, 18 instituições confirmaram participação, algumas das quais já estão com prédios montados e abertos para o público virtual:
- Anhangüera Educacional
- Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
- Centro Universitário do Espírito Santo - Unesc
- Centro Universitário do Sul de Minas - Unis-MG
- Centro Universitário Monte Serrat - Unimonte
- Centro Universitário Radial
- Centro Universitário UNA
- COC Sistema de Ensino
- Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB
- Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais
- Faculdades Integradas Hélio Alonso - Facha
- Faculdades Nordeste - Fanor
- Fundação Getúlio Vargas de São Paulo - FGV-SP
- Instituto Catarinense de Pós-Graduação
- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
- Senac São Paulo
- Universidade Anhembi Morumbi
- Universidade Tuiuti do Paraná
A lista não pára de crescer. A previsão do projeto é reunir cerca de 200 instituições de ensino superior. Para chegar à ilha, após entrar no ambiente do Second Life, deve-se fazer uma busca por "vestibular", "universidade" ou "faculdade". A ilha aparece usualmente como o lugar mais visitado para qualquer uma dessas palavras-chaves. O lançamento formal do projeto está agendado para 11 de setembro, às 18h30, na sede da ABMES em Brasília.
Escrito por Daniela Domingues, para o SEGS
Nenhum comentário:
Postar um comentário