domingo, 30 de setembro de 2007

Tem uma entrevista de emprego agendada no Second Life? Cuidado com seu avatar

"Em um mundo virtual, as pessoas reparam principalmente no seu avatar, pois é através dele que se observam alguns aspectos da sua personalidade."

Especialistas em recursos humanos, com atividade no Second Life são uma unanimidade em pelos menos um quesito: o aspecto do avatar é um fator preponderante e reflete o perfil psicológico do candidato a uma vaga de emprego, seja ela no mundo real ou no mundo virtual.

Segundo artigo de um professor em sistemas de gerência de informação, da Universidade Rowan (Glassboro, New Jersey, EUA), dr. Darren Nicholson, aparências físicas dos avatares podem oferecer pistas sobre a natureza de potenciais candidatos às vagas. Estes aspectos podem ser usados contra ou a favor destes profissionais. Nicholson diz que, em uma entrevista de emprego no mundo real, ninguém vai aparecer diante do entrevistador vestindo t-shits, bermudas ou mesmo pijamas. Exceto se o candidato estiver afim de "assassinar" sua futura vaga a um emprego.

Em uma entrevista profissional no Second Life, não deve ser diferente. "As pessoas me argumentam: Basta eu pegar um avatar qualquer e ir para a entrevista, pois ninguém vai reparar nesse detalhe. Certo? Eu respondo imediatamente: Errado! Em um mundo virtual, as pessoas reparam principalmente no seu avatar, pois é através dele que se observam alguns aspectos da sua personalidade, e não apenas aquilo que você responde via texto, ou através do sistema de voz do Second Life", diz o professor.

Darren Nicholson afirma também que "você deve escolher seu avatar com o mesmo cuidado que escolhe suas roupas, para sair a qualquer encontro público, principalmente em uma entrevista de trabalho". A escolha da aparência visual de um avatar no Second Life é limitada, principalmente para quem não tem linden dólares para investir em roupas e acessórios. Existem aqueles usuários que gostam de assumir formas exóticas ou aberrativas, como avatares "meio homem e meio animal". Segundo Nicholson, no segmento empresarial estes tipos de avatares não tem futuro em um posto sério de trabalho, real ou virtual.

"Você pode ter um círculo de relacionamentos expressivos no Second Life, que podem dizer muito sobre sua pessoa. Você está vestindo uma roupa com um vermelho bem chamativo, ou um azul muito dark? Existem muitos indicadores sociais que utilizamos na vida real, e que podem ser reutilizadas em um mundo eletrônico. Da forma como está, é possível descobrir até com quem você se relaciona, apenas pela sua aparência virtual. Até porque é comum em grupos sociais as pessoas se vestirem de forma parecida, como os hippies, os punks e os góticos", diz o dr. Darren Nicholson.

É importante lembrar que seu avatar representa o "você real". Certa ou errada, a escolha dos avatares que o representarão, no mundo virtual, podem refletir sua verdadeira natureza pessoal. Talvez você queira manter um avatar "animal", ou "monstro", ou "robô", desde que seja para brincar com seus amigos. Mas não use estes avatares em entrevistas sérias de emprego. "Pela minha experiência, tenho convicção de que os entrevistadores estão mais suscetíveis a 'baixar a guarda' quando estão trabalhando em um mundo virtual. Se o candidato causar um boa impressão, juntando um bom aspecto visual com sua desenvoltura nas respostas, as chances de sucesso serão muito boas", afirma Nicholson.

O professor conclui afirmando que, tanto para empresas como para os candidatos, entrevistas de empregos realizadas em mundos virtuais como o Second Life trazem várias vantagens, principalmente quando os candidatos deverão trabalhar à distância. Estes procedimentos resultam em cortes expressivos de custos para as companhias, principalmente no tocante ao deslocamento de seus funcionários. Mesmo assim, as entrevistas deverão ser conduzidas, dos dois lados, de forma que um laço de confiança seja imediatamente estabelecido, o que fundamentará a carreira e o sucesso deste profissional candidato.

Com informações da Associated Content.

Um comentário:

Anônimo disse...

Além desses quesitos, creio ser de fundamental relevância o registro formal da língua portuguesa escrita... O uso de gírias e abreviações em excesso pode arruinar uma boa chance de emprego no metaverso.