segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Com componentes do Google, SceneCaster deseja concorrer com o Second Life

Novo mundo virtual, baseado em tecnologias web, trabalha em conjunto com o Google Warehouse. Mas não chega aos pés do metaverso da Linden Lab.

Surgiu há algumas semanas um novo mundo virtual 3D, em estágio beta, que utiliza browsers web para rodar: o SceneCaster. Auto-intitulado como "comunidade online", o SceneCaster é um portal por onde o usuário poderá criar gratuitamente maquetes 3D de interiores e, em breve, cenários externos completos. Isso é possível graças à integração com diversos outros aplicativos online. Neste site, o usuário poderá criar seu próprio ambiente, ou visitar outro criado por algum colega ou amigo.

Ao contrário do Second Life, entre outras coisas, não é necessário efetuar o download de um software proprietário para usar o sistema. Basta instalar um pequeno plugin e o site se encarregará do resto. No SceneCaster, o usuário constrói um ambiente em terceira dimensão, a partir do zero ou de templates pré-estabelecidos, podendo alterá-los de acordo com seus critérios. Os objetos (móveis, acessórios, veículos, etc.) podem ser importados do site Google 3D Warehouse, uma biblioteca com centenas de ítens, onde estão armazenadas as criações públicas desenvolvidas pelos usuários do software Google Sketchup.

Além deste site, o SceneCaster já está integrado a outros serviços como Flickr, Facebook, eBay e Amazon. No caso destes dois últimos, a idéia é incorporar reproduções 3D de ítens reais à venda nestes portais, para que os usuários tenham acesso rápido a eles, através da navegação pelos ambientes no SceneCaster. Este é o seu objetivo comercial, pois no futuro está previsto incorporar ítens de outros provedores de conteúdo. Nossa opinião é que o SceneCaster atende um nicho específico de usuários: os arquitetos e designers de interiores.

Os criadores do SceneCaster não desementem que desejam, com seu serviço, trazer uma alternativa ao Second Life. Contudo existem ainda uma série de limitações, pois mesmo em uma conexão de alta velocidade, o sistema tem demonstrado uma certa lentidão no carregamento de ítens simples. Ainda não foi possível, também, observar uma interação com outros avatares, como conversar ou observá-los construindo seus ambientes. De qualquer forma, é interessante verificar os novos conceitos de internet 3D que vêm surgindo com maior frequência.

Nenhum comentário: