segunda-feira, 1 de outubro de 2007

AjaxLife permanece com futuro incerto

Primeiro navegador web não-oficial do Second Life continua funcionando, mas sem apoio da Linden Lab, que pode provocar seu fechamento.

O AjaxLife, cliente web não oficial do Second Life, escrito por uma jovem estudante americana (Katharine Berry) e baseado em tecnologia Ajax, tem experimentado diversas melhorias nos últimos meses. Além das dezenas de correções implementadas para aperfeiçoá-lo ainda mais, Katharine mudou seu serviço para um servidor com maior capacidade tráfego, além de registrá-lo no domínio "ajaxlife.net". Tudo para reforçar o AjaxLife como um sistema mais confiável. Não bastassem as diversas melhorias técnicas, o sistema já é capaz de, além do grid principal, acessar também o beta grid e outros grids experimentais do Second Life, como o DeepGrid e o OSGrid.

Infelizmente, a Linden Lab não tem tornado as coisas fáceis para este pequeno (e importante) projeto independente. Primeiro fecharam o "MapAPI", sistema pelo qual se localiza o mapa de coordenadas do grid principal, sem nenhuma menção ou aviso prévio no blog oficial do Second Life. Além disso, a Linden prepara um novo esquema de web login, forçando os usuários a utilizarem somente o www.secondlife.com para realizá-lo, por questões de segurança. Ou seja, em breve só será possível acionar o navegador oficial e acessar o Second Life, entrando com login e senha exclusivamente pelo seu site.

Ao que se vê, a Linden está andando na contra-mão de sua própria proposta de abrir o código fonte do Second Life. Fechar o MapAPI e restringir o sistema de login ao metaverso, em nome da segurança, tornam inviáveis diversas iniciativas de descentralização de serviços SL, como o AjaxLife. A tendência é que os projetos atuais "morram de inanição", pois não terão nenhum apoio ou suporte da proprietária do Second Life. Ninguém sabe ainda quanto tempo resta até a Linden fechar o sistema de login. Questionada sobre o assunto, Katharine disse que continuará gerindo seu sistema, mas também afirmou que em caso do serviço de login do SL ser mesmo bloqueado, representará "um tiro na cabeça do AjaxLife", e significará "um tiro no próprio pé da Linden Lab", segundo suas palavras.

Nenhum comentário: