domingo, 30 de setembro de 2007

UBV realiza sua primeira exposição simultânea no mundo real e no Second Life

O pintor carioca Ricardo Newton é o primeiro artista brasileiro a promover a versão virtual simultânea de uma exposição real e lança tendência no mercado de arte.

Depois do sucesso da coletânea “Os Eternos Totens Urbanos”, em exposição desde o dia 26 de agosto na Galeria Pérola Negra da Universidade do Brasil Virtual e que reuniu os principais trabalhos de Ricardo Newton dos últimos 21 anos, agora é a vez de uma exposição que está acontecendo simultaneamente no Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro, e na galeria virtual da UBV, no Second Life.

“Arquétipos Urbanos”, título dado pelo autor à sua coletânea, é uma proposta inovadora sobre vários aspectos. Em primeiro lugar, por se tratar de uma reinterpretação dos arcanos maiores do tarô, que tiveram seus conceitos transliterados para cenas urbanas numa visão inédita e encantadora. É de conhecimento público que, no decorrer dos séculos, as cartas de tarô receberam diversas versões, com o uso inclusive de personagens de histórias em quadrinhos, como no caso do famoso tarô de Neil Gaiman, mas é a primeira vez que a paisagem do Rio de Janeiro e cenas do cotidiano carioca são usadas para retratar seus significados.

Outro aspecto inovador é a simultaneidade das versões física e virtual da exposição, proporcionando um alcance superior às obras e com um nível de interação muito mais profundo do que o oferecido por um website convencional. Além dos quadros ficarem expostos para o público do Second Life durante o mesmo período em que a exposição permanecerá no Centro Cultural dos Correios (04 de novembro), o artista realiza, em sessões pré-agendadas para os visitantes da galeria, uma viagem por cada quadro, explicando seus significados e sua interpretação de cada arcano.

A Universidade do Brasil Virtual fará a inauguração oficial da exposição neste domingo, dia 30 de setembro, a partir das 16 horas, na Galeria Pérola Negra, nas coordenadas Brasil Nordeste 224,58,55. Para agendar visitas guiadas pelo artista, basta enviar uma mensagem para o curador da exposição e chanceler da UBV, Archanjo Arcadia (Marcos Archanjo, na RL) através do e-mail marcosarchanjo@yahoo.com.br.

Press release: Marcos Archanjo
Chancelaria da Universidade do Brasil Virtual e Departamento de Comunicação da Escola de Belas Artes – UBV.

Nenhum comentário: