Em 12 meses, US$ 1 bilhão foi investido nos 35 mundos virtuais conhecidos
Pesquisa da Virtual Worlds Management revela que 33 companhias de metaverso levantaram US$ 196.8 milhões em investimentos. Outras duas companhias foram compradas por US$ 810 milhões.
A Virtual Wolrds Management, empresa de mídia líder em levantamentos de informações sobre a indústria dos mundos virtuais, anunciou descobertas sobre um estudo compreensivo realizado em cima de transações financeiras efetuadas por empresas de capital de risco, tecnologia e mídia. Juntas, elas investiram cerca de US$ 1 bilhão de dólares nos 35 mundos virtuais conhecidos, nos últimos 12 meses, a partir de Outubro de 2006. A informação chega em primeira mão ao Virtual Worlds Conference and Expo, que ocorre de 10 à 11 de Outubro, no San Jose Convention Center, em San Jose, California. O número de investimentos e o futuro desta indústria serão discutidos em profundidade neste evento.
Destes US$ 1 bilhão, US$ 196.8 milhões foram investidos em 33 companhias. Investidores de risco importantes do mercado, como Redpoint, Charles River, Intel e Rustic Canyon Partners, fizeram grandes aquisições. Companhias de mídia também realizaram investimentos relevantes, incluindo a Disney, CBS, Time Warner e GE/NBC Universal's Peacock Equity Fund. Os US$ 810 milhões restantes foram gastos em duas grandes aquisições: a Walt Disney pagou US$ 700 milhões pelo "Club Penguin" e a Intel US$ 110 milhões pela compra da "Havok", companhia que fornece tecnologia gráfica 3D à mundos virtuais e console games.
"Investidores não são os únicos incorporando capital de risco, mas também somam-se a eles empresas de tecnologia, mídia e entretenimento", afirmou Christopher Sherman, diretor executivo do Virtual Worlds Management. "O volume de dinheiro investido neste período é desconcertante. Não conseguimos ver nenhuma lentidão na adoção aos mercados de tecnologia em mundos virtuais e vislumbramos novos e grandes investimentos nos próximos meses. Por exemplo, o já muito aguardado projeto do Google em mundos virtuais, denominado 'MyWorld'. Não temos dados específicos, mas sabemos que estão investindo pesado na idéia há cerca de 7 meses. Pense no nível de investimento disso, em se tratando de 'Google'. De fato, este mercado está crescendo consideravelmente, com uma taxa de adoção em aclive. A maturação das tecnologias e as novas possibilidades de interação entre empresas e consumidor tornam irresistível o virtual world marketplace", conclui.
Os investimentos aumentaram o valor corrente dos mundos virtuais, como um todo, incluindo fornecedoras de tecnologia de plataforma, desenvolvedores de ferramentas e soluções, e prestadores de serviços. Os modelos de negócios adotados pelas companhias investidoras varia entre publicidade e assinatura, virtual shopping, licenciamento de software, hospedagem e serviços eletrônicos gerais.
Clique aqui para ver a lista completa de investimentos realizados.
Origem: Virtual Worlds Management
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